MOSTRA DO CLUBE EXPERIMENTA AÍ

No último dia 27 a equipe de Informática Educativa, realizou uma mostra das atividades do Clube Experimenta Aí. Direcionado a toda a comunidade escolar, o evento ocorreu no Complexo de São Cristóvão e contou com diferentes artefatos produzidos pelos estudantes, tais como: máquinas e circuitos simples, minifoguetes, carrinhos, robôs e objetos produzidos com Lego Mindstorms Ev3.
Conforme o material apresentado, trata-se de um clube de “atividades extracurriculares e interdisciplinares que envolvem robótica, programação, ciências, artes visuais e tecnologias digitais”.
Os estudantes que participam podem, não só observar, mas realizar suas próprias criações, visto que as atividades se caracterizam por ser do tipo “mão na massa”, de tal modo que atinjam uma “visão mais ampla e participativa no processo de resolução de problemas do seu dia a dia”, o que possibilitaria preparar as crianças “para lidar com diferente situações e desafios”.
Trata-se de uma iniciativa das professoras de São Cristóvão I: Fernanda Araújo, Claudia Teixeira e Raquel Fernandes, e dos professores de São Cristóvão II: George Alves e Lizandra Assunção, e do servidor colaborador Silnei Santos. A equipe esclarece que o clube responde a uma demanda atual da Educação de ampliar a abordagem de temas modernos com o uso de metodologias ativas, de forma prática, lúdica e interdisciplinar, desenvolvendo habilidades consideradas imprescindíveis na atualidade. As atividades vivenciadas no Clube poderão subsidiar os professores e professoras de Informática Educativa na implementação de propostas inovadoras no currículo da disciplina.
O objetivo do projeto é “ser um espaço de oportunidades de experimentação e aprendizado para além da sala de aula, buscando desenvolver diferentes habilidades e competências de modo multidisciplinar com abordagem STEAM.”
Mas o que é STEAM?
STEAM é uma abordagem, um jeito de estudar e aprender, que integra vários conhecimentos, como Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Há uma valorização da curiosidade e criatividade, e as crianças são estimuladas a experimentar e colaborar umas com as outras.
O evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, da Direção do Campus São Cristóvão I, do Departamento de Informática Educativa do Colégio Pedro II e dos responsáveis dos estudantes participantes do Clube.
CONFIRA AS IMAGENS DA ATIVIDADE
Estudantes participantes:
Ana Beatriz Maurício da Silva Souza
Arthur de Oliveira Machado
Breno Vera Cruz do Nascimento
Isabel Ferreira Gonçalves
João Paulo de Oliveira dos Santos
João Vitor Moreira Silva
Júlia de Pinho Alves Silveira
Kaique Motta Teixeira Wanzeller
Kauã Motta Teixeira Wanzeller
Luiz Carlos Guimarães Barreira
Miguel Olivete Reis Carbonetti
Thaís Sa Marques
Yandrya Hadely Braga Carvalho
Para mais informações acesse:
www.cp2.g12.br/blog/informaticaeducativa
– Comunicação Social CSCI