#Biblioteca Indica – dicas de conteúdos digitais

As bibliotecas e salas de leitura do Colégio Pedro II iniciam nesta semana o projeto #BibliotecaIndica. A proposta é estimular nos estudantes – da educação infantil a pós-graduação – a leitura e o acesso à cultura por meio de mídias digitais, disponíveis gratuitamente na internet.
“Nossa motivação é promover recursos educativos para nossa comunidade sem expô-los a nenhum tipo de riscos nesse período de isolamento social, devido a pandemia da Covid-19. A Unesco divulgou uma orientação para que as bibliotecas divulgassem seus acervos digitais, mas como nosso acervo não é digital, faremos uma triagem dos acervos digitais que se encontram disponíveis nas instituições públicas brasileiras. São acervos sem vinculação comercial, trabalhos realizados por nossos colegas em outras instituições de ensino e cultura e que são muito interessantes para a formação desse aluno e para os professores desenvolverem atividades no retorno às aulas”, explica Márcia Feijão, bibliotecária responsável pela Central de Bibliotecas do CPII.
A cada semana, os bibliotecários de cada campus divulgarão nas páginas dos campi sugestões escolhidas de acordo com o perfil de sua comunidade escolar. Todas (ou algumas?) elas serão reunidas no site do CPII e compartilhadas em nossas redes sociais.
A primeira sugestão do #BibliotecaIndica é aproveitar os conteúdos disponibilizados durante a Semana Nacional dos Museus, que termina no dia 24 de maio. Confira as sugestões:
Exposição virtual
O primeiro destaque vai para a exposição virtual do Museu Ibram Goiás intitulada “O pecúlio como forma de conquista: A história escravagista não contada”, disponível na página do museu.
Qual é o valor da liberdade? Assista e reflita.
Livro Infantil
O Museu Casa Histórica de Alcântara lançou um ebook para comemorar os 15 anos de sua fundação. Uma dica de leitura em família.
O livro infantil O Segredo de Alcântara conta a história da menina Isabel, uma criança bastante curiosa que após ouvir do avô que existe um segredo na cidade onde vive, vai em busca dessa revelação junto aos guardiões da memória local, percorrendo muitos espaços para tentar descobrir o segredo de Alcântara.
Caderno de atividades criativas
O Caderno de Atividades Criativas propõe atividades para realizar com alunos da educação básica baseadas na vida e obra do pintor Lasar Segall.
Uma ótima dica para nossos alunos de pós-graduação, que atuam como professores.
Assessoria de Comunicação Social