Projeto #BibliotecaIndica: fala sério, Casa das Histórias!

Publicado em

Design sem nome (10)

Na Casa das Histórias existe a estante do Jovem Leitor, com livros que são indicados para a nossa turminha mais crescida. Essa semana o #BibliotecaIndica relembra uma autora cujos livros tem as maiores filas de reserva dessa seção e quer saber: você já leu Thalita Rebouças?

Red and Gold Boy Modern Scrapbook General Greeting Birthday Facebook Post

Thalita nasceu no Rio de Janeiro em 1974 e ama ser carioca. Ela começou a gostar de histórias ouvindo as que seu avô contava e começou a escrever as suas próprias aos 10 anos. Como as nossas crianças, ela gostava de ler Ziraldo, Ruth Rocha e Ana Maria Machado. Quando cresceu, escolheu estudar Jornalismo na faculdade e só depois de muito tempo decidiu dedicar-se ao sonho de criança: virar escritora.

Design sem nome (1)

Ela participa de muitos encontros e eventos literários, onde leitores de todas as idades formam filas enormes para conversar com a autora e ganhar um autógrafo. Mas se engana quem pensa que foi assim desde seu primeiro livro publicado, Traição entre amigas. No início de sua carreira, como ainda não fazia sucesso, Thalita ia até às livrarias e falava para as pessoas de seu livro, dando em troca de um pirulito para quem a ouvia. Nas feiras e eventos literários, como a Bienal do Livro, ela chamava as pessoas que estavam passando para falar sobre a história e tentar convencê-las a comprar um exemplar. Aos poucos, as histórias foram se espalhando e encantando leitores jovens. Hoje em dia, ela tem mais de 2 milhões de livros vendidos e alguns títulos publicados até em outros países.

Nosso querido Ziraldo, que já esteve no nosso #BibliotecaIndica, bateu um papo com a Thalita no programa ABZ do Ziraldo.

Ela também participou de uma brincadeira bem legal inventando títulos e sinopses de livros (que a gente também pode chamar de ideia central da história) lá no canal Chá das Onze. Vamos conferir?

Além dos livros que estão lá na estante Jovem Leitor, a Thalita Rebouças tem outras histórias mais curtas, voltadas para nossa galerinha miúda, que contam a história da Bia. Essa personagem foi inspirada na afilhada da Thalita e tem alguns questionamentos que nossas crianças podem se identificar! Nesse vídeo, a Sofia do canal Delírios da Sofia, nos conta a história Por que só as princesas se dão bem?

Se você já leu algumas das histórias da Thalita, deve ter percebido que ela escreve muitos livros usando os mesmos personagens. Acompanhamos vários anos da Malu e sua família na coleção Fala sério e alguns desses livros foram adaptados para peças de teatro, musical e até filmes.

Outro exemplo é o livro Tudo Por Um Popstar, que conta a história do trio Gabi, Ritinha e Manu. As amigas são fãs dos Slavabody Disco Disco Boys e fazem o que estiver ao alcance delas para ir ao show e conhecer os meninos da banda. Será que elas conseguiram? Essa história é tão divertida que ganhou um musical para chamar de seu, ficando em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nessa adaptação, o elenco contava a história do livro através de músicas que já eram famosas por outros artistas. Já em outra adaptação, dessa vez para o cinema, uma música inédita foi escrita pela própria Thalita e pelo Daniel Lopes, sendo cantada pelas atrizes do filme. Nos próximos vídeos podemos acompanhar os ensaios para o musical e ainda o clipe oficial do filme.

Outro livro que a Thalita escreveu foi Um ano inesquecível, que reúne quatro histórias escritas por autoras diferentes, uma para cada estação do ano. A Paula Pimenta escreveu a história que se passa no inverno e a Babi Dewet ficou responsável pela do outono. A história ambientada na primavera ficou a cargo da Bruna Vieira e a Thalita fecha esse timaço de autoras contando a que se passa no verão. A Thaís de 10 anos nos contou um pouco mais sobre essa história lá no canal Vivendo para Ler.

Quer saber mais sobre a vida da Thalita Rebouças? O autor Raphael Montes apresenta um programa chamado Trilha de Letras e conversa sobre o sucesso dessa autora tão querida pelos jovens leitores. O vídeo é um pouco longo, então encontre um cantinho bem confortável aí na sua casa e assista a esse bate-papo que foi gravado na casa da própria Thalita!

Você já leu alguma história da Thalita?
E já escreveu alguma história?

Essa é uma boa oportunidade para se inspirar e escrever sobre as coisas que você vive e se tornar um escritor também!

Ah, e não se esqueça de contar pra gente o que você achou deste #BibliotecaIndica nos comentários!

Você também pode mandar suas ideias e comentários para o e-mail da nossa Biblioteca

casadashistorias@cp2.g12.br 

– Equipe da Biblioteca do CSCI

– Comunicação Social CSCI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress