Projeto #BibliotecaIndica: mais respeito, eu sou leitor!

Publicado em

Design sem nome (23)

Depois de passear por várias bibliotecas do Colégio Pedro II, hoje vamos falar sobre um autor que é sucesso em várias delas. Na Casa das Histórias, a maioria de seus livros está na estante do Jovem LeitorJá tem algum palpite?

Pedro Bandeira
Pedro Bandeira

Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu em Santos, São Paulo, em 1942. Jornalista por formação, ele já disse por aí que gosta mesmo é de escrever para crianças e adolescentes. Nos próximos vídeos podemos ouvir um poema que o Pedro escreveu sobre ser criança e mais sobre sua própria infância para um projeto chamado Museu da Pessoa.

https://www.youtube.com/watch?v=U-lW36rGauw&feature=youtu.be

 

O Pedro trabalhou muitos anos no teatro em São Paulo como ator, diretor e cenógrafo. Ele também foi professor, jornalista e apresentador. Mas foi a partir de 1972 que ele começou a escrever para crianças, tendo as primeiras histórias publicadas em revistas. Depois disso, em 1983, ele publicou o primeiro livro infantil e não parou mais.

Você sabia que o Pedro Bandeira é o autor juvenil que mais vende livros infantis aqui no Brasil? Ele é casado com Lia, tem três filhos (Rodrigo, Maurício e Marcelo) e vários netos. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse autor?

O meu nome, Papa Livros, foi escolhido pelas crianças do Pedrinho de São Cristóvão I através de uma eleição. E o seu? Foi escolhido por quem? Tem um poema escrito pelo Pedro Bandeira chamado Nome da gente, do livro Cavalgando o arco-íris. Nesse vídeo a Mafuane nos conta o porquê do nome dela ser tão diferente e aproveita para declamar essa poesia (declamar é o jeito que contamos um poema ou poesia).

Alguns dos livros desse autor tem personagens que se repetem. Tem uma série de livros que conta com um grupo de amigos chamado Os Karas, que enfrenta vários desafios e aventuras em uma escola. O primeiro livro da série se chama A droga da obediência e foi escrito em 1984.

A Gabriela, do canal A Estante do Anália, conta pra gente um pouco sobre a história desse livro e seus personagens.

Outra personagem que aparece em mais de um livro do Pedro é a Laurinha. Em uma história chamada O mistério da fábrica de livros descobrimos como é o processo de produção de um livro.

Você sabe como se faz um livro? E quem são as pessoas que trabalham para que isso aconteça? Eu aprendi tudo isso com a Laurinha, uma personagem que, assim como Os Karas, aparece em mais de um livro do Pedro! E com o canal Dobradinha Literária eu fiquei sabendo um pouco sobre a história de O mistério da fábrica de livros.

Se você quiser saber mais sobre como é o processo de produção de um livro e acompanhar a aventura da Laurinha, a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná disponibilizou o arquivo digital da edição de 1994 de O mistério da fábrica de livros.

Clique para ler
Clique para ler

 

Apesar de ser um sapo muito esperto, eu sempre confundia direita e esquerda e também como se escreve em cima e embaixo. Mas agora aprendi umas dicas com a avó do Ricardinho para não errar mais. Se você não o conhece, ele faz parte de um conto chamado Lado a lado, bem bolado e o próprio Pedro Bandeira conta sua história nesse vídeo. Quer aprender também?

O Pedro fez uma viagem muito legal para a Amazônia chamada Navegar é preciso. A Mel, do canal Literature-se, também participou dessa viagem literária com vários autores a bordo. Ela, que começou a ler os livros de Pedro Bandeira na biblioteca de sua escola quando criança, realizou o meu sonho e bateu um papo de fã com o autor! Ele contou nessa entrevista mais longa sobre a importância de ler com a família e falou sobre o papel da escola para estimular a leitura aqui no Brasil. Escolha um cantinho bem confortável aí na sua casa e chama todo mundo que mora com você pra assistir!

Tem alguma história do Pedro Bandeira que você já leu?
Conta pra gente aqui nos comentários ou pelo e-mail casadashistorias@cp2.g12.br qual história dele está na sua lista de leitura para quando voltarmos à Casa das Histórias!

Nos vemos na próxima semana!

Papa Livros Flicts de Sousa

 

– Equipe da Biblioteca do CSCI

– Comunicação Social CSCI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress