Gotículas de Afeto XXXI: História Olelê – uma antiga cantiga da África

Publicado em

AFETO 3

Você sabia que na República Democrática do Congo, um país no continente africano, tem uma região onde crianças, adultos e idosos cantam uma cantiga para terem coragem de atravessar o rio no período das chuvas?Para deixarem de lado o medo da travessia, eles vão juntos e cantam uma canção muito antiga, mas que existe ainda hoje. Ela fala de valentia, coragem e coletividade. Essa música não é na nossa língua portuguesa, é na língua lingala. Vamos aprender a história e a cantiga? Elas são lindas e são contadas e cantadas no livro Olelê: uma antiga cantiga da África, escrito por Fábio Simões e ilustrado por Marilia Pirillo. Nesta história de hoje, os personagens do livro foram representados pelas bonecas Abayomi. Essas delicadas bonecas foram criadas pela artesã maranhense Lena Martins e ganharam várias histórias e interpretações ao longo do tempo. As bonecas Abayomi se tornaram um dos símbolos da luta antirracista e da resistência do povo afro-brasileiro. Para essa gotícula, foram confeccionadas pela professora Jacqueline de Oliveira, do CREIR.

Preparem os ouvidos e os olhos! Podem preparar também o coração. O momento é de ouvir, ver e sentir essa história que ensina as crianças(e também os adultos) a terem coragem!

Este é o link para a contação da história e da música:

https://youtu.be/WyY3ojieSjU

E, aqui, você fica sabendo um pouco mais sobre a história, o autor e a ilustradora do livro:

https://youtu.be/QrHDMA7VpeY

Aproveite!

Com carinho,

Equipe NAPNE.

Categorizado em Gotículas de Afeto

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress