CPII promove intercâmbio na Argentina para 20 alunos

Publicado em

Visita à Escuela Normal Superior "Lenguas Vivas 2" Mariano Acosta
Visita à Escuela Normal Superior "Lenguas Vivas 2" Mariano Acosta

 Conhecer outro país é sempre uma experiência enriquecedora. E, no total, 20 alunos dos campi Duque de Caxias, Engenho Novo II e Tijuca II tiveram essa oportunidade: os estudantes viajaram para Buenos Aires, no período de 05 a 10 de outubro, como parte das atividades do curso de proficiência “Español + Allá 2019”.

 

O curso integra o Projeto Intercâmbio Brasil-Argentina, implantado pelo Departamento de Espanhol do Colégio Pedro II há 4 anos. Os campi que oferecem as aulas do curso de proficiência estão automaticamente vinculados à iniciativa.

 Esta é a 5ª edição da viagem de intercâmbio, que é voltada para estudantes do Ensino Médio, especialmente das 2ª e 3ª séries.

 Além de visitar os pontos turísticos da capital argentina, os estudantes puderam aprofundar conhecimentos linguístico-culturais com aulas oferecidas pelo curso Mundo Espanhol. Os jovens também conheceram a tradicional Escuela Normal Superior “Lenguas Vivas 2″ Mariano Acosta, onde interagiram com professores e estudantes locais.

 

Interação entre alunos e professores do CPII e da Escuela Mariano Acosta na Plaza de Mayo, um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires

 

Os discentes viajaram acompanhados por três professoras, de cada um dos campi participantes, além da docente Cida Lima, chefe do Napne (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas).

Aprimoramento do idioma e ampliação da bagagem cultural

A aluna Ana Letícia Espíndola, do Campus Duque de Caxias, destacou a importância da experiência internacional para o aprimoramento do aprendizado da língua espanhola:

– Conhecer a cultura latina de perto e estar em outro país, no dia a dia, é uma experiência que eleva a um outro nível o aprendizado de qualquer língua. Além disso, ter mulheres negras, como eu, conquistando seus espaços e se destacando em projetos como esse é, pelo menos para mim, um elemento simbólico do verdadeiro progresso estampado em nossa bandeira.

Já o estudante Pedro Ximenes Gomes, do Campus Engenho Novo II, ressaltou que a vivência internacional despertou o interesse por continuar estudando e por conhecer outras culturas:

– Voltei com um sentimento de “quero mais”, com aquela vontade de desbravar o mundo e conhecer tudo o que ele tem a me oferecer. É uma prova que o estudo te faz conseguir coisas incríveis e que, se você quer, você consegue.

 

Intercâmbio ainda ofereceu aulas de língua espanhola no curso Mundo Español


A aluna Cleuffe Oliveira da Silva, de 17 anos, do Campus Tijuca II, também relatou suas impressões sobre o intercâmbio:

 – Uma experiência incrível, que jamais será esquecida, mostrando o valor de cada um e o que pode ser conquistado através do conhecimento, aumentando ainda mais a vontade de conhecer e aprender.

  Alunos selecionados por meio de avaliações

Os alunos contemplados com a viagem fazem parte dos campi que disponibilizam o curso “Español + Allá 2019″. Os estudantes foram selecionados a partir de avaliações em vídeo, prova escrita e entrevista individual realizadas por banca de professores do Departamento de Espanhol.

 A viagem foi custeada pelo Colégio Pedro II, por meio da chamada interna do Programa de Apoio a Estudantes para Participação em Eventos, da Pró-Reitoria de Ensino.

Setor de Comunicação do Campus Tijuca II

Assessoria de Comunicação Social

Categorizado em Notícias

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress