Biblioteca Indica 4ª edição celebra o ‘Dia da Biblioteca’

Publicado em

IMG-20210407-WA0002

Para a 4ª edição do Biblioteca Indica, a Equipe da Biblioteca Professor Hélio Fontes convida a todos a celebrar o Dia Nacional da Biblioteca, comemorado em 09 de abril. O principal objetivo desta data é incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos.

A data de 9 de abril ficou conhecida como o “Dia da Biblioteca” em função do decreto Nº 84.631 da Presidência da República.

A biblioteca é o local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos. Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e, por norma, procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar.

No Brasil, esta data surgiu em referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980.

O decreto instituía a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”, com início a 23 de outubro e término a 29 do mesmo mês, além do “Dia Nacional do Livro” – que passou a ser comemorado todo dia 29 de outubro – e do “Dia do Bibliotecário” – celebrado em todo o território nacional no dia 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.

Além do dia 9 e de sua importância para a cultura, o livro, a leitura e as bibliotecas brasileiras, 10 de abril também marcou de maneira representativa a disseminação das bibliotecas no país: no ano de 1915, portanto há 100 anos, ocorreu a aula inaugural do primeiro curso de Biblioteconomia do Brasil. O evento ocorreu na própria Biblioteca Nacional.

Então resolvemos destacar aqui uma seleção feita pelo Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo, listando 8 Bibliotecas Brasileiras que todos devem conhecer, entre elas a famosas Biblioteca Nacional ( RJ) e Biblioteca Mário de Andrade ( SP). Além dessa lista, selecionamos também o Projeto Memória Oral da Biblioteca Mário de Andrade que apresenta relatos sobre essa importante instituição sob a ótica de servidores e usuários. Entre eles nomes como o da Professora Marilena Chauí e o autor de novelas Manoel Carlos.

Vale a pena conferir!

Fontes

https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-biblioteca/

https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2015/04/dia-9-abril-dia-nacional-biblioteca

https://www.crb8.org.br/8-bibliotecas-no-brasil-que-voce-precisa-conhecer/

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/memoria_oral/index.php?p=1094

Categorizado em #BibliotecaIndica, Biblioteca

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress