Aluna do ensino médio e professor de Português publicam ensaio em revista de artes

Publicado em

Design sem nome (2)

A estudante Joyce Maravilha, da turma 2204, e o professor de Português Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa publicaram na Revista MESA um ensaio em coautoria a respeito do papel da literatura na adolescência.

Em 2019, Joyce escreveu o conto “Mistério na escola”, sob orientação do professor, no qual imaginou a investigação por dois estudantes sobre o estranho desaparecimento de um professor de língua estrangeira. O trabalho de iniciação científica jr. em Literatura resultou na publicação do conto escrito pela estudante e também do ensaio “Não escrever escondido: Literatura, adolescência e escola”, publicado em março de 2021 no número 6 da Revista MESA.

A revista é editada por Jessica Gogan, curadora e arte-educadora, e por Luiz Guilherme Vergara, professor de Artes na Universidade Federal Fluminense (UFF). Trata-se de um espaço de reflexão sobre os efeitos da arte contemporânea na sociedade. O ensaio de Joyce e Luiz Guilherme foi publicado em português e em inglês, e reflete sobre escrever literatura na adolescência, relacionando saúde, democracia e ficção ao ensino de literatura praticado no Colégio Pedro II.

O texto é acompanhado de “criptopoema”, do poeta Preto Matheus (@pretomat3us). Mensagens de leitores da comunidade escolar que desejem dialogar com as ideias propostas podem ser enviadas para o e-mail institucional do professor: luiz.barbosa.1@cp2.edu.br.

Comunicação Social do Campus Engenho Novo II

Categorizado em Alunos, Português

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress