Terceiro Ciclo de Encontros Virtuais com Responsáveis do Campus Engenho Novo II

Publicado em

Design sem nome (9)

Nos dias 13, 18 e 20 de maio de 2021, os responsáveis do Engenho Novo II foram convidados a participar do 3º ciclo de encontros virtuais do campus. Os encontros, realizados pela Direção-geral, Direção Pedagógica e SOEP, ocorreram em ambiente de videoconferência da Plataforma RNP, com uso da ferramenta de transmissão. Assim, pais e estudantes presentes puderam acompanhar a apresentação e enviar suas perguntas por escrito. Os encontros foram organizados por série/ano de escolaridade, de modo que no dia 13/05 participaram os responsáveis por estudantes de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, em 18/05, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, e, por fim, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental no dia 20/05.

Os três encontros contaram com boa participação de responsáveis e com a presença de servidores do Campus, que puderam discorrer sobre certificação, avaliações, recuperação, lançamento de notas e acesso ao boletim online, frequência nas atividades remotas, obras de melhorias no campus, ano letivo 2021, rematrícula, transferências, possível retorno presencial, e-mail institucional para alunos e painel de formandos 2020.

Inicialmente, a direção informou sobre as melhorias estruturais realizadas pela equipe dos setores administrativos no campus. A direção informou sobre as reformas no telhado, troca de portas, reforma na cisterna, instalação de climatizadores na quadra, pintura externa e interna, entre outras benfeitorias que estão em andamento para melhor receber alunos e servidores no retorno presencial. Também pensando no retorno das atividades presenciais, a direção passou informações acerca do processo de compras de materiais e obras específicas contra a disseminação do vírus da COVID-19 nas dependências do Engenho Novo II, como instalação de pias para higienização, compra de máscaras, totens para álcool em gel e medidores de temperatura.

Quanto às atividades remotas, foi enfatizado que as postagens assíncronas acontecem de forma semanal e as síncronas quinzenalmente, por disciplina. A diretora pedagógica explicou que o Moodle, a plataforma utilizada pelo CPII como repositório das atividades assíncronas, recentemente passou por atualizações, oferecendo mais capacidade de armazenamento e mais estabilidade. Com essa melhoria, as equipes passaram a ter disponível o recurso BBB (BIG BLUE BUTTON), que permite a realização das atividades síncronas também dentro no Moodle, aumentando a segurança dos encontros síncronos.

A direção comunicou que, durante este período de atividades remotas, ocorreram algumas tentativas de acesso indevido às aulas no Google Meet. As tentativas tem sido todas monitoradas e reportadas à Reitoria, através de processos administrativos internos. A Direção enfatizou a gravidade de tais atos análogos a crimes virtuais que serão encaminhados para melhor orientação da Procuradoria Federal. Dessa forma, solicitou aos responsáveis parceria na conversa com os estudantes sobre a gravidade do compartilhamento de links com pessoas indevidas e demais ações que não podem ser entendidas como “brincadeiras” pelas consequências que poderão gerar ao estudante e sua família.

Foram sinalizadas pela direção situações relatadas por professores quanto à dificuldade de alguns alunos em cumprirem as atividades propostas, apesar de alguns participarem dos encontros síncronos. Dessa forma, a direção solicitou aos pais que, na medida do possível, auxiliem e acompanhem a frequência dos estudantes em seus afazeres do colégio. Muitos destes casos, em que há impossibilidade de acompanhar as atividades remotas, envolvem famílias de maior vulnerabilidade social e financeira, sendo estes estudantes, gradativamente, assistidos pelos auxílios de inclusão digital disponibilizados pelo CPII. Veja aqui o resultado final do Auxílio Inclusão Digital – 3ª fase.

Na reunião, foi destacado o trabalho conjunto de direção, docentes, Napne, Soep, Assistência Estudantil, Secretaria e Organização Escolar, buscando minimizar os casos de baixa frequência e ampliar a adesão de todo o corpo discente às atividades remotas. A direção foi enfática ao afirmar para aqueles estudantes que ainda não começaram as atividades, podem e devem fazê-lo, e as orientadoras do SOEP podem auxiliar na organização desta retomada.

Os responsáveis presentes puderam então ouvir esclarecimentos sobre atividades e avaliações da 1ª certificação de 2020, encerrada em 14/05, e com notas lançadas e disponíveis para consulta no boletim online. Para acessar o boletim, o estudante ou seu responsável precisam informar matrícula e senha. O link de acesso fica na página oficial do Colégio Pedro II, na Área do Estudante. Em caso de dificuldades no acesso, basta enviar e-mail para a secretaria do campus: secretaria.en2@cp2.g12.br. A direção explicou ainda que os estudantes com média inferior a 5,0 terão a possibilidade de fazer as atividades de recuperação que estão sendo postadas nos ambientes virtuais de cada disciplina.

O ano letivo de 2021 também foi tópico do encontro. A direção informou que o Plano Pedagógico 2021 já está em processo de estruturação e que, se as condições sanitárias não melhorarem, o ano letivo deverá ocorrer ainda remotamente.

Pedidos de transferências de campus e de turno para 2021 vão acontecer, exclusivamente, de forma virtual. Os pedidos de transferência de campus acontecem via preenchimento de formulário online, enviado pela Proen, no período de 17 a 31 de maio. Para a transferência de turno, o campus remeterá aos responsáveis formulário específico, em data próxima ao final do ano letivo (ainda não definida).

De acordo com determinação da reitoria, a renovação de matrícula ocorrerá de forma automática para todos os estudantes. Entretanto, diferente do que foi praticado em 2020, os responsáveis terão que preencher um formulário online para recadastramento de seus dados. Neste formulário será também solicitada a autorização para a feitura de um e-mail institucional para o estudante. O e-mail institucional do aluno (.edu) será utilizado unicamente para acesso às atividades remotas.

Exclusivamente para os estudantes atualmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, a direção pedagógica informou sobre o formulário para indicar sugestão de Língua Estrangeira para o Ensino Médio. No formulário o estudante pode indicar sua ordem de preferência para cursar Espanhol, Francês ou Inglês a partir da 1ª série do Ensino Médio. A direção deixou claro que procura atender às solicitações respeitando as vagas disponíveis, mas em alguns casos é necessário alocar os alunos em suas segundas ou terceiras opções. Ainda para os alunos do 9º ano, o SOEP e a Direção pedagógica informaram sobre os Editais Internos para Cursos Integrados (Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Meio Ambiente e Instrumentos Musicais) que estão abertos de 18 de maio a 10 de junho de 2021.

Quase ao final do encontro, a direção reforçou a necessidade de todos os responsáveis estarem com seus endereços eletrônicos (e-mails) atualizados junto à secretaria do campus, pois este tem sido o principal meio de comunicação oficial da escola com as famílias.

A reunião foi encerrada apresentando o Painel Formandos 2020. Iniciativa do Engenho Novo II para promover o êxito de seus concluintes nos diferentes caminhos que seguirão para além de nossos muros. Também, um espaço para expormos o grande carinho entre instituição e seus alunos!

Terceiro Encontro Virtual com Responsáveis (pdf)

Contatos do Campus:

Direção-geralcen2@cp2.g12.br

Secretaria Escolar – secretaria.en2@cp2.g12.br

Assistência Estudantiljuliacampos@cp2.g12.br

Soepsoep.en2@cp2.g12.br

Napnenapne.en2@cp2.g12.br / napnecp2en2@gmail.com

Organização Escolarorganizacaoescolar.en2@cp2.g12.br (o e-mail da Organização Escolar recebe justificativas de faltas em aulas remotas e também é o canal de contato das famílias com relação aos casos de baixa frequência nas atividades)

Categorizado em Sem categoria

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress