Biblioteca Indica 8ª edição – História da imigração Japonesa no Brasil

Publicado em

IMG-20210610-WA0006

Queridos leitores,

A Biblioteca Professor Hélio Fontes nesta 8ª edição do Projeto #BibliotecaIndica ressalta a importância da  História da imigração Japonesa no Brasil.

O dia da imigração japonesa, comemorado no dia 18 de junho, presta homenagem a todos os japoneses que trabalham pela economia do Brasil, bem como enriquecem a nossa cultura.

O marco inicial da imigração dos japoneses ao Brasil dá- se no ano de 1908 no mês de junho com a chegada no porto de Santos, localizado em São Paulo do primeiro navio chamado Kasato-Maru saindo do porto de Kobe no Japão, numa viagem que durou cerca de 52 dias, desembarcando nele, pessoas com o sonho de construir a vida em outro país.

A vinda dos imigrantes era motivada por interesse entre os dois países, uma vez que o Brasil precisava de mão de obra destinada a trabalhos nos cafezais paulistas, na exploração de borracha na Amazônia e nas plantações de pimenta no Pará e o Japão por sua vez, que vivia uma série crise econômica com a super população e com terras cada vez mais escassas.

Antes mesmo da chegada dos japoneses ao Brasil, em 1897 foi instalada na cidade de Petrópolis a primeira delegação do Japão, ou seja, uma representação diplomática.

Foi inclusive de Petrópolis que saiu um relatório favorável à imigração para o Brasil.

Oficialmente, o Dia Nacional da Imigração Japonesa foi instituído no Brasil através da Lei nº 11.142, de 25 de julho de 2005 com intuito de homenagear essa parcela da população devido a sua influência na agricultura, indústria, culinária e cultura brasileira.

Hoje, calcula-se que no Brasil vivem mais de 2 milhões de japoneses e descendentes, o que representa a maior comunidade nikkei fora do Japão do mundo.

Considerado como a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão, o “Bairro da Liberdade”, localizado na cidade de São Paulo é considerado como um reduto dos imigrantes japoneses e também existe uma quantidade expressiva de brasileiros vivendo no Japão.

Apesar das dificuldades que os imigrantes e seus descendentes tiveram que enfrentar, eles realizaram muitas contribuições que fortaleceram para o crescimento e progresso do Brasil, integrando o cotidiano da maioria dos brasileiros, influenciando nos sabores da culinária, na religião e até nos esportes.

E caso você tenha interesse em  pesquisar os Livros de Registros da Hospedaria de Imigrantes que chegaram no Brasil, você pode buscar no Arquivo Público do Estado de São Paulo e no Museu da Imigração do Estado de São Paulo .

Outra dica que vale a pena é fazer um passeio virtual no Museu Historico da Imigração Japonesa no Brasil e entender como funciona a preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil.

 Agora que você já conhece um pouco sobre a cultura e o processo de imigração dos japoneses para o Brasil, que tal fazer o QUIZ e se encantar ainda mais por esse povo que contribui de várias formas para a nossa cultura.

Até a próxima!!

Fontes:

https://www.migalhas.com.br/quentes/109447/18-de-junho—dia-nacional-da-imigracao-japonesa

https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/06/112-anos-imigracao-japonesa-brasil

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante/pesquisa_livros_hospedaria

http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php

https://www.br.emb-japan.go.jp/110anos/110.html

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11142.htm

http://educacao.uol.com.br/quiz/2014/06/18/o-que-voce-sabe-sobre-a-imigracao-japonesa-no-brasil-faca-o-teste-e-descubra.htm

https://www.culturajaponesa.com.br/index.php/historia/imigracao/historia-do-bairro-da-liberdade/

https://www.bunkyo.org.br/br/museu-historico/

https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=288309

Categorizado em #BibliotecaIndica, Biblioteca

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress