Perguntas Frequentes (FAQ)

Atualizado em: 23 de novembro de 2022.

— PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (FAQ) —

PERGUNTA #1: Quando iniciarão as aulas do semestre letivo 2022/2?
RESPOSTA:10 de outubro, conforme publicado no site do Colégio.

 

PERGUNTA#2: Quando ocorrerá a conferência presencial para apresentar os documentos originais da matrícula online e as cópias?
RESPOSTA: As turmas que ingressaram em 2020 deverão apresentar de 5 a 16 de dezembro, entre 15h e 21h. Em caso de dúvidas, enviar para <secretariagraduacaocr2@cp2.g12.br>.

As turmas que ingressaram em 2021 ou 2022 deverão aguardar divulgação do cronograma.

 

PERGUNTA #3: Como peço carteirinha de estudante?

RESPOSTA: A carteirinha estudantil é feita pelo servidor Marcelo (Setor de Comunicação Social): <comunicar2@cp2.g12.br>. No email de solicitação, envie sua foto, seu nome completo, curso, data de nascimento e CPF. A entrega é feita por estudantes/representantes de cada curso (veja a distribuição no instagram oficial do DCE).

 

PERGUNTA#4: Como peço declaração para o Passe Livre Universitário?
RESPOSTA: Para solicitar a declaração, preencha o Requerimento Geral,  lembrando de assinar como consta na identidade, e indicar nas observações que é para o(a) estudante apresentar Riocard.

Envie o Requerimento e identidade em PDF para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.

Obs: Informações sobre quem tem direito, documentos necessários e como fazer o agendamento estão disponíveis em Riocard_Passe Livre Universitário e no site da Secretaria Municipal de Transportes – SMTR. Mais informações em:

– https://carioca.rio/servicos/informacoes-sobre-gratuidade-em-onibus/

– https://atende.riocardmais.com.br/wp-content/themes/riocardresponde/pdf/regras-gratuidade-1.8.pdf

 

PERGUNTA #5: Posso pedir Trancamento de Matrícula ou de Disciplina(s)?
RESPOSTA: Os pedidos de trancamento do semestre letivo 2022.2 podem ser feitos até 9 de dezembro de 2022, conforme Portaria nº 819/2022 mediante envio do Requerimento Geral da Graduação e cópia do RG (documento de identificação) para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.

Os pedidos fora do prazo também são feitos mediante abertura de processo, preenchendo o Requerimento Geral e envio com o documento de identificação, em PDF, para os 2 setores indicados nas instruções. As justificativas devem ser elencadas no campo de Observações do Requerimento. ATENÇÃO: O pedido, quando feito fora do prazo, será analisado pelo Colegiado do curso, podendo ser deferido ou não.

 

PERGUNTA #6: Posso solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas em outra graduação?
RESPOSTA: Sim, em caso de pedido de equivalência de disciplinas consultar a Portaria nº 1664. Envie os documentos listados na Portaria nº 1664 acompanhado do Requerimento Geral da Graduação e cópia do RG (documento de identificação) para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do requerimento. O pedido é analisado por professores(as) do curso.

 

PERGUNTA #7: O Pedro II oferece auxílio moradia, bolsa, auxílio estudantil etc?
RESPOSTA: O Pedro II não oferece moradia estudantil. Sobre as bolsas, os editais são publicados no site do Colégio. Em caso de dúvida, entre em contato com o Setor de Assistência Estudantil do Campus Realengo II: <aer2@cp2.g12.br>.

 

PERGUNTA #8: Como peço cancelamento (desligamento) do curso?
RESPOSTA: O cancelamento é o desligamento da matrícula do(a) estudante. Para solicitar, ele(a) (se for maior) deve preencher o Requerimento Geral da Graduação e enviar com o documento de identificação, para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.

 

PERGUNTA #9: Como peço transferência interna de curso?

RESPOSTA: Aguarde o Edital de Transferência Interna que será publicado aqui no blog da Graduação. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação do curso para o qual deseja transferir.

 

PERGUNTA #10: Como solicitar o destrancamento para retornar no semestre letivo 2023.1?

RESPOSTA: Aguarde a divulgação da Portaria que indicará os prazos para 2023. Divulgaremos no blog da Graduação. Provavelmente sairá no final de março de 2022, quando termina o semestre letivo 2022.2.

 

[Fim da publicação – atualizada em 23 de novembro de 2022]