Perguntas Frequentes (FAQ)

Página atualizada em: 16 de março de 2023, por Secretaria da Graduação ❤

 

— PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (FAQ) —

PERGUNTA #1: Quando iniciarão as aulas do semestre letivo 2023.1?
RESPOSTA: A previsão é 17 de abril de 2023. Aguardar publicação do calendário no site do Colégio e no blog da Graduação.

 

PERGUNTA#2: Quando ocorrerá a conferência presencial para apresentar os documentos originais da matrícula online e as cópias?
RESPOSTA: As turmas que ingressaram em 2021 ou 2022 deverão aguardar divulgação do cronograma.

As turmas que ingressaram em 2023 devem aguardar cronograma. A entrega está prevista para julho de 2023.

 

PERGUNTA #3: Como peço carteirinha de estudante?

RESPOSTA: A carteirinha estudantil é feita pelo servidor Marcelo (Setor de Comunicação Social): <comunicar2@cp2.g12.br>. No email de solicitação, os estudantes com matrícula ativa devem enviar: sua foto, seu nome completo, curso, data de nascimento e CPF. A entrega é feita por estudantes/representantes de cada curso (veja a distribuição no instagram oficial do DCE).

 

PERGUNTA#4: Como peço declaração para o Passe Livre Universitário?
RESPOSTA: Para solicitar a declaração, preencha o Requerimento Geral,  lembrando de assinar como consta na identidade, e indicar nas observações é para o(a) estudante apresentar na Riocard.

Envie o Requerimento e identidade em PDF para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.

Lembre-se de informar seu endereço completo nas Observações: rua, número, bairro, CEP.

Obs: Informações sobre quem tem direito, documentos necessários e como fazer o agendamento estão disponíveis em Riocard_Passe Livre Universitário e no site da Secretaria Municipal de Transportes – SMTR. Mais informações em:

– https://carioca.rio/servicos/informacoes-sobre-gratuidade-em-onibus/

– https://atende.riocardmais.com.br/wp-content/themes/riocardresponde/pdf/regras-gratuidade-1.8.pdf

 

PERGUNTA #5: Posso pedir Trancamento de Matrícula ou de Disciplina(s)?
RESPOSTA:

Semestre letivo 2022.2:

podem ser feitos até 9 de dezembro de 2022, conforme Portaria nº 819/2022 mediante envio do Requerimento Geral da Graduação e cópia do RG (documento de identificação) para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.

Os pedidos fora do prazo também são feitos mediante abertura de processo, preenchendo o Requerimento Geral e envio com o documento de identificação, em PDF, para os 2 setores indicados nas instruções. As justificativas devem ser elencadas no campo de Observações do Requerimento. ATENÇÃO: O pedido, quando feito fora do prazo, será analisado pelo Colegiado do curso, podendo ser deferido ou não.

Semestre letivo 2023.1:

Os pedidos de trancamento do semestre letivo 2023 devem aguardar publicação da Portaria de 2023 com os prazos. A previsão é de 17/04/23 a 16/06/23.

 

PERGUNTA #6: Posso solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas em outra graduação?
RESPOSTA: Sim, em caso de pedido de equivalência de disciplinas consultar a Portaria nº 1664. Envie os documentos listados na Portaria nº 1664 acompanhado do Requerimento Geral da Graduação e cópia do RG (documento de identificação) para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do requerimento. O pedido é analisado por professores(as) do curso.

Ressaltamos que o(a) estudante deverá cursar a disciplina enquanto não houver emissão de parecer positivo do Colegiado do curso.

 

PERGUNTA #7: O Pedro II oferece auxílio moradia, bolsa, auxílio estudantil etc?
RESPOSTA: O Pedro II não oferece moradia estudantil. Sobre as bolsas, os editais são publicados no site do Colégio. Em caso de dúvida, entre em contato com o Setor de Assistência Estudantil do Campus Realengo II: <aer2@cp2.g12.br>.

 

PERGUNTA #8: Como peço cancelamento (desligamento) do curso?
RESPOSTA: O cancelamento é o desligamento da matrícula do(a) estudante. Para solicitar, ele(a) (se for maior) deve preencher o Requerimento Geral da Graduação e enviar com o documento de identificação, para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.

 

PERGUNTA #9: Como peço transferência?

RESPOSTA: Segue a publicação sobre transferência interna e externa:

https://cp2.g12.br/noticias_destaque/12134-cpii-abre-sele%C3%A7%C3%A3o-para-transfer%C3%AAncias-e-ingresso-de-portadores-de-diploma-para-os-cursos-de-gradua%C3%A7%C3%A3o.html

http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2023/MAR/ERRATA%20n%C2%BA2.EDITAL%2001.2023.DGRAD.PROEN.pdf

 

PERGUNTA #10: Como solicitar o destrancamento para retornar no semestre letivo 2023.1?

RESPOSTA: Aguarde a divulgação da Portaria que indicará os prazos para 2023. Divulgaremos no blog da Graduação. A previsão é que seja de 10/04/23 a 20/04/23.

 

PERGUNTA #11: Como solicito Declaração simples para estágio, emprego, plano de saúde etc?
RESPOSTA: Preencher o Requerimento Geral da Graduação e enviar com o documento de identificação, para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento. Indicar nas observações caso tenha algum dado específico para a Declaração.

 

PERGUNTA #12: Como me inscrevo nas eletivas em 2023.1?
RESPOSTA: Aguardar divulgação dos procedimentos. A previsão é que os pedidos serão enviados para a Coordenação Pedagógica do curso.

 

PERGUNTA #13: Como está o andamento do meu processo de Transferência?
RESPOSTA: Aguardar divulgação aqui no blog. No momento, estamos nas matrículas do SISU.

 

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