Alunos do 1º ano criam composição musical em vídeo

Publicado em

NÓS (HI 2019 Versão final).mp4_snapshot_00.14.890

Ao longo do 1º período, as turmas do 1º ano desenvolveram propostas de educação musical que levassem os alunos a vivenciar o corpo como fundamento, com o qual e a partir do qual fazemos música. Partindo dessa ideia, experimentamos variadas práticas musicais com sons do corpo e percussão corporal. Compartilhamos com vocês um dos trabalhos desenvolvidos pela profª Juliana Chrispim, que integrou criação e interpretação musical em uma produção em vídeo: “Nós”.

“Nós” é um vídeo que apresenta, poeticamente, as crianças do 1º ano. Esse trabalho foi inspirado na interação com o público e na investigação corporal propostos na exposição-performance-jogo “Porta das Mãos” (2007), do artista plástico Michel Groisman, com fotos de Sung Pyo Hong. Essa obra explora as mãos em suas possibilidades de criação de formas e movimentos. A exposição consistia em inúmeras fotos de mãos em variadas e inusitadas formas. Os espectadores eram convidados a reproduzir as formas retratadas nas fotos, lentamente, sem desconectar as mãos ao passarem de uma foto a outra, criando assim uma espécie de dança ou performance com gestos.

Design sem nome (1)
Fonte das imagens: https://michelgroisman.wordpress.com/2007-door-of-hands/

Para conhecer melhor essa obra, visite o link a seguir, com um vídeo da realização da performance: https://www.youtube.com/watch?v=c5Bn8BdLfUQ

Nas práticas de percussão corporal vivenciadas nas aulas de Educação Musical, descobrimos inúmeros tipos de sons que podemos fazer com as nossas mãos. Algumas maneiras de bater as mãos produzem sons graves, outras, sons agudos. Explorando sonoridades, descobrimos as palmas de dedos e os estalos, sons mais fortes e potentes, outros mais delicados e suaves. Uma orquestra de sons que cabe dentro da nossa mão!

O processo de realização do vídeo teve várias etapas. Primeiramente, as crianças experimentaram sons com as mãos, descobrindo alguns por conta própria e aprendendo outros com a professora e os colegas. Criaram sequências, improvisaram, fizeram acompanhamento de canções com sons corporais ritmados. Em seguida, foram realizadas sessões de fotos das mãos das crianças em posições que produzissem diferentes tipos de sons. Nas fotos, os alunos sempre estiveram em duplas, de modo que as fotos invariavelmente trazem a interação entre as crianças e seus diferentes corpos. “Nós” é um vídeo com participação de todas as crianças das turmas de 1º ano. Chegamos ao CPII fazendo música!

Na edição do vídeo, as fotos foram montadas em sequências que sugerem uma organização dos sons. Há momentos que brincam com tipos de palmas variados, há momentos de contraste entre o som e o silêncio, e há um trecho desafiador, para percebermos e executarmos, divididos em dois grupos, o resultado sonoro de sons diferentes sendo realizados ao mesmo tempo.

O vídeo pode ser apreciado, com as imagens e a gravação de áudio das crianças, mas também é uma obra interativa! A ideia é que os espectadores realizem os sons com suas próprias mãos, de acordo com o encadeamento das fotos que estão vendo no vídeo. Assim como na ideia original da exposição de Michel Groisman, onde havia interação entre a obra e o espectador.

Bom, chega de explicação! Vamos fazer música com o nosso corpo?

Esperamos que vocês descubram possibilidades musicais instigantes e divertidas!

Juntem um grupo de pessoas em frente à tela e vamos ao vídeo!

Dica preciosa: Peça para um aluno do 1º ano explicar a realização e organizar a interpretação!

“Nós”!! Fazendo música e sendo a própria música!

Com alegria,
Equipe de Educação Musical

Categorizado em Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress