Centenário do filme ‘O Garoto’ é tema da 8ª edição do #BI do HU2

Publicado em

ARTE ATUAL DO CHAPLIN

A Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza celebra nesta oitava edição do Projeto #BibliotecaIndica o centenário do  filme “O Garoto” produzido, dirigido e estrelado por Charles Chaplin. O filme estreou no dia 21 de janeiro de 1921, no Carnegie Hall de Nova Iorque.

“Além de comemorar o centenário da obra que se tornou um clássico do cinema e é considerada o primeiro filme de comédia dramática da história,  em nossa pesquisa também enaltecemos  o seu criador, um grande gênio do cinema mudo”, ressaltou a chefe da equipe de Biblioteca do Humaitá II, Maria da Conceição Novaes Dias.

No texo elaborado pela equipe o leitor vai encontrar diversos conteúdos, entre eles:

  • Cenas do filme e notícias sobre o centenário.
  • Sinopse – “Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro, uma limusine. O carro é roubado e ele vai parar numa lata de lixo. Sem saber de nada, um vagabundo (Carlitos) faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar do garoto, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a cuidar dele e amá-lo, virando seu pai. Conforme os anos se passam, o garoto e o vagabundo se tornam uma dupla perfeita, o menino tacava pedras nas janelas alheias e as quebrava, enquanto o ‘vagabundo” passava pela rua trabalhando como vidraceiro e consertava as janelas, conseguindo assim, ganhar dinheiro mais facilmente. Juntos os dois passam por muitas lutas juntos, principalmente quando dois agentes do orfanato estadual tentam levar a criança. Cinco anos mais tarde , a mãe, agora uma renomada cantora de ópera, arrependida, tenta reencontrar o filho e decide oferecer uma recompensa a quem o achar”.
  • O vídeo “The kid (o garoto) – crítica: 100 anos do lançamento do clássico de charlie chaplin”,  no Canal do YouTube Dalenogare Críticas, do pesquisador, professor universitário e crítico de cinema Waldemar Dalenogare Neto.
  • O filme “O garoto (1921)”, completo e legendado em português, além de dicas de  outros filmes de sucesso de  Charles Chaplin, dentre eles “Tempos modernos” e “O grande ditador”.         
  •  Como sugestão de leitura, a autobiogafia “Minha vida Chaplin”.                                                                                                                                                                                                                                 

“Em tempos de pandemia e tantas tristezas, consideramos importante levar um pouco de alegria ao público, através do genial Charles Chaplin, um dos maiores cineastas da era do cinema mudo. Assistir aos filmes de Chaplin, na figura do nosso eterno Carlitos, é risada garantida. Ele próprio é uma comédia. Vale a pena as novas gerações conhecerem e apreciarem a genialidade do cineasta”, enfatizou Conceição.

#BibliotecaIndica: Centenário do filme “O Garoto”, de Charles Chaplin

Confira outras edições do #BibliotecaIndica

 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Categorizado em 2021, Biblioteca, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress