Produtos Educacionais

2021

DIÁRIO DA TURMA: estímulo à produção textual por meio de narrativas do cotidiano

  • Ana Claudia de Macena Freitas D’Estillac Leal

O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: Sequência de atividades direcionada ao texto argumentativo

  • Camila Silva Pacheco

REFLEXÃO SOBRE O USO DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM SALA DE AULA: RESSIGNIFICANDO AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO

  • Elaine Durval Silva do Nascimento

RELEITURAS E REESCRITAS: estratégias e possibilidades de atuação pedagógica

  • Marcia Inocencia de Almeida

ENSINANDO DEMOGRAFIA POR MEIO DO CINEMA: a política chinesa do filho único nas aulas de Geografia

  • Rafael Francisco Coelho

LETRAMENTO E ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DE INGLÊS PARA JOVENS E ADULTOS

  • Roberta Miranda de Castro Freitas

AULAS COEDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM DESAFIO DE REFLEXÃO SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO

  • Ruy Augusto dos Santos Neto

O ENSINO DE GEOGRAFIA E A LEI 10.639/03: O Dia da consciência negra como possibilidade pedagógica

  • Victor Hugo Alves Rijo

 

2020

QUILOMBO DOS PALMARES E A LIBERDADE CONQUISTADA: Usando o quadrinho Angola Janga no ensino de História afro-brasileira

  • Aline Costa Santos

UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO UTILIZANDO O MATERIAL MANIPULATIVO TEODOLITO

  • André Luís Nunes

ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA O PROGRAMA ORQUESTRA NAS ESCOLAS COMO ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO, ATENDIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES

  • Cassiane Gama Cruz de Moura

A LITERATURA ESCREVENDO A HISTÓRIA: proposta interdisciplinar para a formação do leitor crítico na contemporaneidade

  • Daniella Barros Muniz da Cruz

A PERSPECTIVA INTERCULTURAL NAS AULAS DE ARTES VISUAIS: INFLUXOS EM MOISÉS PATRÍCIO

  • Ellen Bento Alves

CONFECÇÃO DE MATERIAL ADAPTÁVEL PARA ALUN@S COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS AULAS DE ARTES VISUAIS

  • Giane Corrêa da Silva

MOVIMENTOS SOCIAIS E ENSINO DE SOCIOLOGIA: a “caneta desmanipuladora” como ferramenta pedagógica

  • Ingrid de Faria Gomes

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DE LINGUAGENS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO Um estudo sobre as questões relativas a esse componente curricular (2009- 2018)

  • Luciano Barros Húngaro da Gama

PSICOMOTRICIDADE E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que pode o corpo das crianças?

  • Mayara Cristina de Oliveira

DON’T LAUGH AT ME! CONSTRUINDO UMA REFLEXÃO SOBRE O BULLYING EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA

  • Pâmela Mendes Coelho

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS E SUA IMPORTÂNCIA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Valesca Angela Abraão De Souza

 

2019

MPB – “HIPIRROPIANDO” A CONSTRUÇÃO LITERÁRIA DO SABER

  • Ana Cristina Bemfica e Silva

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA TEMÁTICA BIOLOGIA CELULAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE SIMULAÇÃO DE VIVÊNCIA NO CONTEXTO DA CEGUEIRA

  • Ana Leticia Caruzo Xavier

Desfile de Moda Afro e a (re)afirmação da identidade dos estudantes negros e negras do Liceu Nilo Peçanha, Niterói/RJ

  • Cláudia Pessi

O USO DAS FUNÇÕES E UMA BOA PRÁTICA DESPORTIVA

  • Fabio Alberto de Oliveira Pereira

DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS SOBRE CONFLITOS ÉTNICOS NO ORIENTE MÉDIO: Uma experiência com o 9º ano do Ensino Fundamental

  • Gilson Cruz das Neves Júnior

O CASO DO “NAZISMO DE ESQUERDA”: O uso do youtube como instrumento político para deslegitimação do conhecimento histórico

  • Giuliana Monteiro da Silva

DA LEITURA CRÍTICA À PRODUÇÃO TEXTUAL: O gênero carta no Ensino Médio

  • Júlia Vieira Correia

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS CAMINHOS? O trabalho com projetos na Educação Infantil em uma creche municipal do Rio de Janeiro

  • Mayra da Silva Souza

QUADRINHOS: UMA POSSIBILIDADE À COMPREENSÃO LEITORA EM LÍNGUA INGLESA

  • Natasha Mendes Coelho

BRINCANDO COM OS DESAFIOS: Jogos e atividades musicais cooperativas para o primeiro ano do ensino fundamental

  • Paula Bragança Mello Coelho

PRÁTICAS INTRAESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ABRANGENDO PROCESSOS IDENTITÁRIOS ÉTNICO RACIAIS

  • Regina Lúcia Fernandes de Albuquerque

INCLUSÃO DA INTERAÇÃO TEXTUAL MULTIMODAL NO ENSINO MÉDIO

  • Robson Felipe da Silva Queiroz

A PRÁTICA DE CONJUNTO NA ESCOLA E A CIRCULAÇÃO DE CULTURAS NA TURMA 91

  • Rodrigo Ferreira Machado

ARTE CONTEMPORÂNEA COMO TEMÁTICA PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS

  • Suelen Gonçalves da Silva

A HORTA ESCOLAR COMO AUXÍLIO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: trabalhando educação ambiental e pertencimento

  • Tainah de Freitas Santana

USO DO GÊNERO TEXTUAL ‘LETRA DE MÚSICA’ COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA

  • THIAGO PEREIRA SIQUEIRA

O ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

  • Vanessa Balbina da Silva Lopes Miguel


LITERAMEME: O uso de memes nas aulas de Literatura

  • Victor Terra de Freitas


2018

MINHA GEOGRAFIA: Sistema de Informação Geográfica (SIG) e a construção do conhecimento geográfico no ensino básico

  • Edmar Aliciano Magalhães Barroso


OTIMIZAÇÃO DISCRETA COM GRAFOS NO ENSINO MÉDIO

  • Vanessa Henriques Borges



O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Adriano Araújo do Nascimento


REFLEXÕES SOBRE UM PROJETO DESENVOLVIDO A PARTIR DAS CURIOSIDADES DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Aline Dias Lima Gomes


PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA DE BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Ana Caroline Campos


O MAL-ESTAR DA PROFESSORA NA ESCOLA BÁSICA

  • Ana Letícia Pires Leal Câmara


MAPA COLABORATIVO DE CULTURA E LAZER DE BANGU (RJ) Uma experiência em sala de aula com tecnologia aplicada à cartografia

  • Anna Luíza Gaudini de Oliveira


O PATRIMÔNIO IMATERIAL DE MATRIZES CULTURAIS AFRICANAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE ARTES VISUAIS

  • Bianca dos Santos Ramos


CULTURA, IDENTIDADE E DIVERSIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Camila Borges Lessa


A CRÔNICA COMO BASE PARA LEITURA E ESCRITA EM TURMAS DE 9º ANO

  • Camila dos Santos Rodrigues


REPENSANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS: Novos caminhos para antigos desafios

  • Caren Caroline Alves de Carvalho


REFLETINDO SOBRE MULTI E INTERCULTURALIDADE, PATRIMÔNIO E PERTENCIMENTO: A TRANSFORMAÇÃO PELA PALAVRA ESCRITA

  • Carolina Morais Alarcão Ferreira


A AUSÊNCIA DE ESPAÇOS E DE MATERIAIS ADEQUADOS PARA A REALIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS DAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE E POSSIBILIDADES

  • Celeste Aída Neves de Paula e Sousa


UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS Com a inclusão da Matemática

  • Claudia Aparecida Santos Alves


TOMADA DE DECISÃO E PSICOLOGIA ECONÔMICA EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: Uma investigação com alunos de Ensino Médio nas aulas de Matemática

  • Daiana Nascimento Santos da Silva


CORPO E PERFORMANCE – UM DEBATE ATUAL E NECESSÁRIO NAS AULAS DE ARTES VISUAIS

  • Débora Cavalcanti De Melo


O ENSINO DE BIOLOGIA POR MEIO DE EXPERIMENTOS SIMPLES NO CONTEXTO DO TEMA RESPIRAÇÃO PULMONAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

  • Fabiana de Freitas Poso


PALAVRAS CRUZADAS E MORFOLOGIA DERIVACIONAL

  • Felipe de Andrade Constancio


SÍNTESE DO SALICILATO DE METILA EM MICROONDAS DOMÉSTICO APLICANDO CONCEITOS DE QUÍMICA VERDE

  • Felipe Vitório Ribeiro


VIOLÊNCIA INTERPESSOAL NA ESCOLA: Possíveis (re)construções das relações entre alunos

  • Fernanda de Araújo Dias


UNOBOL: Um Jogo na Educação Física Escolar que integra alunos com Deficiência Auditiva

  • Flávia da Hora Silva


A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA ESCOLA PÚBLICA DA BAIXADA FLUMINENSE

  • Isabella de Mello Leite


O MUNDO FABULADO DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO

  • Islen dos Santos Barbosa


O USO DOS JOGOS INTERDISCIPLINARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO DE ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • João Augusto Galvão Rosa Costa


BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO BERÇÁRIO 2 

  • Julia Regina S. C. Symington


CURRÍCULO AFROCENTRADO E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: A CULTURA AFROBRASILEIRA DENTRO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Juliana Trajano dos Santos


UMA PRÁTICA DE AULA: A PARCERIA INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA ABORDAGEM DO LÉXICO

  • Leila de Souza Marins


A UTILIZAÇÃO DA PIPA COMO FERRAMENTA DE RESGATE E VALORIZAÇÃO DE BRINCADEIRAS E JOGOS DA CULTURA POPULAR

  • Leonardo Candido da Silva


O MULTICULTURALISMO CRÍTICO NO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO  MÉDIO: construindo novas possibilidades com a cultura corporal da comunidade escolar

  • Lucimar Passos Sant´Anna de Brito


AGENTES DA HISTÓRIA: A arte enquanto caminho

  • Marcella Lima Ribeiro


CONSTRUINDO CAIXA DE PAPEL: APRENDENDO A GEOMETRIA DO 7° ANO

  • Marciel Santiago Costa


ORQUESTRA DE FLAUTAS E CULTURA DA INFÂNCIA:UMA PROPOSTA EM EDUCAÇÂO MUSICAL

  • Marcos da Silva


ACABOU O RECREO: a perspectiva da formação cidadã no ensino de Espanhol para crianças

  • Maria Fernanda Ferreira Campos


GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO: Conflitos, desafios e soluções

  • Mariana Nolte


DA DIFERENÇA À DESIGUALDADE: investigando expressões de gênero e sexualidades lésbicas entre estudantes do Ensino Médio

  • Melina Aurora Terra Ferreira


PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTO DOMÉSTICO EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: Uma experiência em design de tarefas para o ensino médio

  • Michela Rodrigues de Souza Monteiro Santana


DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL: UM PROCESSO DE FAVORECIMENTO ALFABÉTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA/PRIMEIRO CICLO

  • Milena Arca Nunes da Matta


INCLUINDO COM A LITERATURA ATRAVÉS DE JOGOS ANALÓGICOS

  • Mônica Amorim Machado d’Almenery


UM PASSEIO PELO NORDESTE O Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no ciclo de alfabetização

  • Natália Barbosa da Silva


A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ESPAÇO ESCOLAR

  • Patricia Braz dos Passos


PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO CONTEXTO DO ENSINO INCLUSIVO

  • Pedro Henrique da Rosa Lima


O MULTICULTURALISMO CRÍTICO COMO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • Priscila Rodrigues de Almeida Bourguignon


“EU SOU NEGRA, EU SINTO ORGULHO DA MINHA COR!”: As aulas de música e a construção da identidade afrobrasileira

  • Priscilla Hygino Rodrigues da Silva Donato


APLICAÇÃO DA PRÁTICA DOS JOGOS COOPERATIVOS NA PERSPECTIVA DE REFORÇO DE VALORES PARA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTÔNOMOS

  • Rafael Fonseca da Costa Azevedo


LITERATURA, CÂMERA, AÇÃO! Um novo olhar sobre um conto Machadiano através do celular

  • Rosana Rodrigues Massena


JOVENS USUÁRIOS DE MACONHA, PROBLEMAS E CONSEQUÊNCIAS

  • Sabrina Soares Machado


O DESINTERESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PELAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Sandra Regina de Carvalho Rodrigues


GEOMETRIA ESPACIAL: Uma experiência com sólidos geométricos em acrílico

  • Thais Helena Faria Ferreira


JOGOS COOPERATIVOS COMO UMA ABORDAGEM DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COOPERAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Thaís Louro Padilha


PRECONCEITO LINGUÍSTICO A escola também tem?

  • Valdinei de Castro


DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS, INTOLERÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Vania Moura Bizoni


A EFICÁCIA DO ENSINO CURRICULAR DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NA PERCEPÇÃO RACIAL DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA EM QUEIMADOS

  • Vinícius Santanna Santos


ENSINO DA ESTRUTURA DA MOLÉCULA DNA E DE SUA REPLICAÇÃO COM O USO DE AULA TEÓRICA E DE AULA PRÁTICA

  • Viviane Duarte Silva


2017

VIAGEM NO TEMPO COM O DILETANTE: uma proposta de leitura e escrita

  • Andrea de Macena Freitas Rosa


PENSANDO A DIVERSIDADE E O ESTERIÓTIPO DE GÊNERO, A PARTIR DO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSIFICADOS NA AULA DE SPANHOL: compreensão leitora de gêneros textuais diversificados

  • Deyse Lima da Rocha


A LEITURA, A PSICOPEDAGOGIA E O ALUNO OS JOGOS COLETIVOS COMO FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE E DIVERSIDADE NA SALA DE AULA

  • Marcelo Henrique Pontes Vidal


EDUCAÇÃO FINANCEIRA É COISA DE CRIANÇA: Experiência em uma turma de 2° ano

  • Nathalia Batista de Lima


CANTANDO TAMBÉM SE APRENDE: As contribuições das canções no processo de alfabetização

  • Neuzilene Ferreira Nascimento Burock



AGRESSIVIDADE E COOPERAÇÃO: AÇÕES MEDIADAS POR JOGOS COOPERATIVOS INTERDISCIPLINARES PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Adriana Cristina Severino


A CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS DE POÇOS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO: UMA DISCUSSÃO EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Amanda Monteiro da Silva


DESCOBRINDO O NOSSO PASSADO ATRAVÉS DA ARQUEOLOGIA: UMA INICIATIVA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA MUNICIPAL LEVI CARNEIRO

  • Ana Paula Teixeira de Mello


EDUCAÇÃO FÍSICA E COMPORTAMENTO AGRESSIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

  • André de Freitas Souza Costa


PADRÃO ALIMENTAR E NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS: UMA RESPONSABILIDADE DE TODA A ESCOLA

  • ANDRÉ LUIS MESSIAS DOS SANTOS DUQUE


UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA DIREÇÃO DO “TORNAR-SE O QUE SE É” NIETZSCHIANO NO CONTEXTO DO ENSINO DE ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Andrea Lugo Nectoux


ANÁLISE COMPOSITIVA DE IMAGENS: Leitura e Sintaxe Visual

  • Andrea Santos Alves


TRABALHO, POTENCIA E ENERGIA NAS INCLINAÇÕES DAS ESTRADAS A influência das inclinações nas estradas para a sua construção

  • Angelo Araújo de Carvalho


EXERCÍCIO DE CIDADANIA A PARTIR DA OCUPAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO HOUAISS “OCUPATONHÃO”

  • Antonio Nelson Chaves Araújo


JOGANDO E POSTANDO, VOU APRENDENDO AS PREPOSIÇÕES Uma forma lúdica e interativa de aprendizagem da Língua Portuguesa

  • Bárbara Franco Cardoso


CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE SOCIAL DE EDUCANDOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Bruno Rafael Soares


A ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Espaço de criação, significação e ressignificação

  • Camila Antonia da Silva Santos


O USO DE DIFERENTES RECURSOS PARA DISCUTIR O BULLYING E O RACISMO EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO

  • Camilla Marques de Barros Oliveira


CONQUISTANDO TERRITÓRIOS: Trabalhando o conceito de forma lúdica com o ensino fundamental.

  • Carolina Alves Fantinato


O USO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA: contribuições na apresentação do conceito de trabalho

  • Carolina de Souza Amorim


OFICINA DE MEMES LITERÁRIOS A (re)criação do prazer em ler os clássicos da Literatura Brasileira através das redes sociais

  • Charles Cabral Ferreira


EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ACERCA DA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE POTENCIAÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS

  • Danielle Rocha da Silva


ENSINAR A TEMÁTICA “DESIGUALDADES SOCIAIS” PARA CLASSES SOCIAIS DISTINTAS: estratégias de desnaturalização.

  • Danielle Rodrigues de Oliveira


PROJETO BATUCADAS: A Importância da Escuta e da Participação Infantil

  • DIONICE NASCIMENTO OLIVEIRA FREIRE


A INSERÇÃO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COMO PROMOÇÃO PARA MUDANÇA CONCEITUAL NO ESTUDO DA ENERGIA MECÂNICA

  • Emanuelle São Leão de Lima


PRÁTICA DE ENTREVISTA COM AGENTES POLÍTICOS POR ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE NILÓPOLIS-RJ

  • Felipe Sabino Mendes de Oliveira


A REPRESENTATIVIDADE RACIAL COMO PROPULSORA DO AFETAMENTO E DESPERTAR CRÍTICO DO ALUNO

  • GABRIELLE COTRIM D’ALECIO


UMA DIDÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO COM FOCO NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

  • Guilherme Celestino Souza Santos


TRABALHANDO DESIGUALDADE SOCIAL A PARTIR DE UM FANZINE BUSCANDO UMA PRÁTICA AUTÔNOMA E LIBERTÁRIA

  • Guilherme Xavier de Santana


CONECTIVOS: DANDO SENTIDO AO TEXTO E ÀS RELAÇÕES SOCIAIS CONECTANDO IDEIAS E PESSOAS

  • Helena Ferreira de Araújo Langoni


O USO DA MAQUETE COMO MÉTODO DO SABER Correspondências entre o bidimensional e o tridimensional

  • Isabel Barros Fiaux dos Santos


DESMOTIVAÇÂO DOCENTE E POSSÍVEIS ASPECTOS NEGATIVOS PARA O SEU TRABALHO

  • Jaldomir Francisco da Silva Miranda


EXPERIMENTANDO CAMINHOS E POSSIBILIDADES COM A LEITURA EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO

  • JEFFERSON ANTONIO DA SILVA SANTOS


POSSIBILITAR E ESTIMULAR A AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Jéssica Almeida Cordeiro


ALTERNATIVAS DEMOCRÁTIVAS À REFORMA DO ENSINO MÉDIO: Uma experiência em Duas Barras

  • João Victor Gaspar Martins


UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA SIGNIFICATIVAS: “O AUTOR ESCREVE O QUE TÁ NA CABEÇA”

  • Karina Lima Brito


O USO DO KIT TRILHAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA TURMA DO 1º ANO

  • Liana de Oliveira


A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS COOPERATIVOS COMO FERRAMENTA PARA A MINIMIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Livia Oliveira De Rezende


A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

  • Lorenna Raquel Carvalho de Souza


MATEMÁTICA FINANCEIRA NO DIA A DIA Uma Abordagem de Vivência

  • Lorenna Soliva dos Santos


A CRITICIDADE CIENTÍFICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: aspectos questionados aos professores de Educação Física

  • Luana Dantas Gonçalves


O GÊNERO TEXTUAL PUBLICIDADE NO ENSINO DE INGLÊS: Reflexões críticas sobre a representação da mulher

  • Luane Fernandes Firmino


LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL PARA ALUNOS SURDOS: DESENVOLVENDO A HABILIDADE DE LEITURA

  • Marcelli Claudinni Teixeira Cardoso


DO FILOSOFIGHT AO COMBATE FILOSÓFICO: UMA PROPOSTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E O SABER FILOSÓFICO POR MEIO DAS CARTAS

  • Marcelo dos Santos Ribeiro


ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003

  • Marcelo Vilela da Silva


ESTRANHANDO O FAMILIAR: AMPLIANDO A PERCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA EM TORNO DO TRÁFICO DE DROGAS NO RIO DE JANEIRO

  • Marina Dias Figueiredo


CIRANDA DO TEMPO Leitura e produção de crônicas por alunos da 1ª série do Ensino Médio

  • Patrícia Cristina Ferreira de Albuquerque


O DESINTERESSE PELAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL NILO PEÇANHA

  • Pedro Dib Klayn da Silva


O TEOREMA DE PITÁGORAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO PNLD

  • Priscila Rodrigues da Silva Corrêa


HOT POTATOES: PRÁTICO PARA A PRÁTICA: Ensino de História local e o uso da tecnologia.

  • Rafael da Silva Ferreira


O DESINTERESSE DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PELAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Rafael Pepe de Mello


DISCALCULIA: Mais um desafio na aprendizagem matemática

  • Sabrina Perillo


O CARTAZ PUBLICITÁRIO E A PRESERVAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

  • Sidnei Ribeiro Júnior


O ESTUDO DAS CONJUNÇÕES: CONECTANDO ORAÇÕES, CONECTANDO IDEIAS, CONECTANDO PESSOAS

  • Tatiana Oliveira Cruz


A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS PARA O AUMENTO DA SOCIALIZAÇÃO E MELHOR DESEMPENHO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • TATIANE MELO DA SILVA


A FALTA DE INTERESSE PELAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Thaíssa Silva de Oliveira


QUE PROFESSORAS QUEREMOS FORMAR? ANÁLISE DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA – RIO DE JANEIRO

  • Thiago Cerqueira dos Santos


LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO DE MÚSICAS GÊNERO TEXTUAL: SAMBA

  • Thiago dos Santos Conceição


ÁFRICA: A INVISIBILIDADE DE UM CONTINENTE ONIPRESENTE NO BRASIL

  • WALLACE DIAS DE SOUZA


2016

QUESTÕES RACIAIS E DE IDENTIDADE – TRABALHANDO O RACISMO COM OS ALUNOS DO SEXTO ANO DA ESCOLA MUNCIPAL PROFESSOR LEOPOLDO MACHADO

  • Aline de Almeida Hoche


O DEVIR, UM PRÉDIO: O fenômeno da mudança através da busca por espaço

  • Arthur Batista Cordeiro


O RESGATE DA IDENTIDADE DE DISCENTES DA E.J.A. POR MEIO DO GÊNERO MEMÓRIAS

  • Carlos André da Silva Souza


UM OLHAR PARA A INTEGRAÇÃO NA CRECHE: Interações entre crianças de diferentes idades

  • Cintia Tavares Ferreira


O ENSINO DE CIÊNCIAS E A CONSCIENTIZAÇÃO DO USO RACIONAL DOS RECURSOS HÍDRICOS

  • Heberson Laiber Pascoal


PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA O 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Relatos de experiências significativas na escola pública

  • Jessica Fernandes Natarelli da Cruz


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA MANEIRA LÚDICA DE SE ENCANTAR POR LÍNGUA PORTUGUESA

  • Lidiany Rodrigues de Azevedo Cardoso


WE ARE BRAZILIAN. RECONHECENDO NOSSA CULTURA E (RE) CONSTRUINDO A AUTOESTIMA

  • Luciana Amorim Pereira


A CONSTRUÇÃO TEXTUAL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Estabelecendo um diálogo possível

  • Sabrina Vasconcelos de Oliveira Ribeiro


O estudo da simetria e suas transformações

  • Talita Corrêa de Araujo


O uso de canções como recurso pedagógico numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental: promovendo a interdisciplinaridade

  • TASSIA SILVA DOS SANTOS


TENTAR DOMINAR O MUNDO. A disputa de hegemonia : Do Imperialismo do século XIX a Segunda Guerra Mundial

  • Thiago Lisboa Ramos


BULLYING: UM PROBLEMA A SER TRADUZIDO Sequência didática de atividades de compreensão leitora com base em gêneros textuais diversificados

  • Zálima dos Anjos Siqueira Viana



“OS SEUS, OS MEUS E OS NOSSOS” O reagrupamento como estratégia de recuperação paralela em uma turma de 3º ano.

  • Adriana Batista Afonso


JOGO DA MEMÓRIA: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O CONHECIMENTO DOS DIFERENTES GRUPOS DO REINO ANIMAL

  • Adriana Cardoso Gomes


“LET’S TALK ABOUT FOOD!?” Explorando Gêneros textuais: uma proposta de trabalho

  • ALESSANDRA DA SILVA MARANHÃO


A POP’FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

  • Aline De Oliveira Rosa Moreira


MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA ENTRE OS JOVENS DA BAIXADA FLUMINENSE

  • Aline dos Santos Silva


A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA SOCIEDADE: O TRABALHO COM O TEMA CIDADANIA NUMA TURMA DE QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

  • ALOANA DE OLIVEIRA PEREIRA


HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: LER ASSIM É MUITO MAIS DIVERTIDO

  • Ana Claudia Soares Alves


APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Ana Cristina Farias Costa


DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO ATRAVÉS DA CULTURA POPULAR

  • Ana Moreira Bibas Costa


PARTICIPAÇÃO DAS MENINAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Ana Paula Lobo


UMA LUZ NA TEMPESTADE Experiências e práticas docentes na SEEDUCRJ

  • Andreia Cesar dos Santos


BRINCAR NA ESCOLA: MOMENTOS LÚDICOS SIGNIFICATIVOS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Andréia Lima de Freitas Villela


AS REGIÕES BRASILEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS

  • Bruna Luíza de Freitas Pinheiro


ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DOCENTE

  • Caio Charles de Albuquerque


OS DESAFIOS DA DISCIPLINA CULTURA E ARTE NA EDUCAÇÃO INTEGRAL

  • Camila Felippe de Souza


A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Carla Cristina Chagas de Almeida Rocha


MUITO ALÉM DO VOTO: REFLETINDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS JOVENS NO BRASIL

  • Carla Gomes Moreira


A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR E A SÍNTESE DO SABÃO A PARTIR DO ÓLEO DE COZINHA USADO.

  • Cinthia Diniz de Almeida


O USO DO JOGO DE BINGO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE

  • Cintia Luiza da Silva Carvalho do Nascimento


CONHECENDO A HISTÓRIA NA PRÁTICA: Construindo a História do Colégio Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino

  • Cristiane de Sá Reis


O PAPEL DO MEDIADOR TECNOLÓGICO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU

  • Cristina de Oliveira Gonçalves


O JOGO COMO FERRAMENTA MEDIADORA DO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR

  • Dayane Moraes Vidal


ESCREVENDO ESTÓRIAS, EU (RE)CONSTRUO MINHA PRÓPRIA HISTÓRIA…

  • Deise Dulce Barreto de Lemos


O DESINTERESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • DIEGO FIALHO COSTA


CARTOONS, IMAGENS E SOCIOLOGIA: uma estratégia na crise da Educação

  • Eddie Francisco Manoel Ferreira Orsini


ATIVIDADES DIVERSIFICADAS DE MATEMATICA PARA A EJA: atendendo a necessidade diária do aluno

  • Eduardo da Silva Simões


EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS:  propostas e desafios da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental

  • Elias da Silva


O CUIDADO COM O OUTRO: REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA DO CUIDADO NA ESCOLA BÁSICA

  • Elza Aparecida Feliciano


“DESPERTANDO O INTERESSE PELA ESCRITA EM CRIANÇAS DO PRIMEIRO SEGMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL, COM O AUXÍLIO DA INFORMÁTICA”

  • Emanuelle Lima Rodrigues


A TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: estudo da função afim com o software Geogebra

  • Eric da Silva


CENSO CEMMA

  • Evanize Cirilo Freitas Coelho


Dança na escola: uma experiência nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental

  • Fabiano Guimarães Gomes


DESMISTIFICANDO MITOS DE ÁFRICA ATRAVÉS DA LEITURA

  • Fábio Bello Salgado


MOTIVANDO O ALUNO PARA AULAS DE LÍNGUA INGLESA: O lúdico na revisão de itens lexicais e gramaticais

  • Fátima Cristiane Leite Lisbôa


MUNDO DO TRABALHO ATRAVÉS DOS GRÁFICOS

  • Fernanda Faria Cezar


NOS PASSOS DA BIOLOGIA MOLECULAR

  • Fernanda Oliveira de Souza


TRABALHANDO A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA NA CIDADE DE BÚZIOS

  • Fillipe dos Santos Portugal


FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA O Ensino de História através de textos imagéticos, materiais áudio visuais e textos jornalísticos.

  • Gabriel Claveria e Souza


CARTAS URBANAS: TRABALHO ETNOGRÁFICO COMO METOLOGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA

  • Georgia da Conceição Reis


A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS POSSIBILIDADES DE ENRIQUECIMENTO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DAS CRIANÇAS

  • Grace Corrêa Nery da Conceição


PENSANDO A ESCOLA A PARTIR DA GEOGRAFIA: Escola que temos, escola que queremos

  • Gustavo de Carvalho Cayres da Silva


VAMOS DISCUTIR A GLOBALIZAÇÃO DE UM JEITO NOVO? Grupo de aprofundamento em Geografia na Escola Municipal Presidente Antônio Carlos

  • Gustavo Luiz Xavier de Abreu


APROXIMANDO O ALUNO DO ENSINO MÉDIO DA CULTURA HISPÂNICA

  • Hosana Leão Amaral


POR UMA ESCOLHA AUTÊNTICA DAS AÇÕES Sartre e Hannah Arendt

  • Iara de Carvalho Hillen


A VIVÊNCIA DOS QUATRO CUIDADOS DA ÉTICA BIOFÍLICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO DO CEJLL/NAVE

  • Isabel de Souza Blanc Mendes


A ÉTICA COOPERATIVA COMO ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DE ATITUDES VIOLENTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Jaqueline Costa de Lima


ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Joyce Santana de Souza


APLICANDO A LEI Nº. 10.639/2003 EM UMA AULA DE SOCIOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

  • JULIANA ANGELO MARTINS DE OLIVEIRA


ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUA PROBLEMATIZAÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

  • Juliana Santos Lizzi


A PRÁTICA DA HORTA ESCOLAR COMO PONTO DE PARTIDA PARA ABORDAGEM AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL LARA VILELA, DUQUE DE CAXIAS, RJ

  • Karen Christine Henriques de Andrade


A CAIXA DE LEITURA: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Karina Nery Amorim Maggessi


MUSEU E CRIANÇA PEQUENA: UMA REL AÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA

  • Kelly Cristina de Oliveira


IDENTIDADE, NEGRITUDE E PERTENCIMENTO NAS AULAS DE ARTES

  • Kizzy Emanoelle Cesário da Silva


O ENSINO FILOSÓFICO COM O CINEMA BRASILEIRO: METODOLOGIA PARA A EXPERIMENTAÇÃO DO PROBLEMA EM SALA DE AULA

  • Larissa Cristina Rego Duarte


PERSPECTIVAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERESSE PELAS AULAS NO ENSINO MÉDIO: RELAÇÕES POSSÍVEIS

  • Leandro Ferreira Canuto da Silva


O (DES)INTERESSE NAS AULAS DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL NILO PEÇANHA

  • Leandro Guimarães Vargas


LETRAR E ALFABETIZAR CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS DE CONTOS DE FADAS E PARLENDAS

  • LEIDA MARIA SOUZA SANTOS


ATÉ A VIOLETA TEM MEMORIAL: dando sentido à escrita nos Anos Iniciais

  • Lenira Maria Cavalcanti Teixeira


JOGO DAS CIRCUNSTÂNCIAS Análise das relações lógico-discursivas marcadas por conectores subordinativos adverbiais

  • Lincoln Henriques de Mendonça


EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UMA DISCUSSÃO SOBRE O DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS

  • LIZANDRA CRISTINA DO AMARAL SILVA E SOUZA SANTOS


Explorando diferentes estratégias para a resolução de situações – problema numa sala de aula

  • Luciana Aguiar Moreno


TRÊS CORPOS NEGROS INVISIBILIDADE, MÍDIA, DIGNIDADE E COMOÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Luciana Barros do Nascimento


EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA Uma demonstração da formação da Chuva Ácida utilizando indicador ácido base natural

  • Luciana Lima Ribeiro


A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO PARA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Luciana Souza Vieira de Menezes


Temas Transversais: formação para cidadania nas aulas de Educação Física da Educação de Jovens e Adultos

  • Mádelin Evelyn Santos


A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM ESCOLAS SEM QUADRA OU ESPAÇO ESPECÍFICO

  • MAISA GONÇALVES DIAS


INTEGRAÇÃO E/OU INTERDISCIPLINARIDADE: A PROPOSTA PEDAGÓGIA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS E A PRÁTICA DOCENTE

  • Manoela do Nascimento Morgado


A AGRESSIVIDADE FÍSICA ENTRE ALUNOS COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DE ORDEM EMOCIONAL DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO PÚBLICO

  • Marcele Passos Russano


O uso da Tecnologia como Ferramenta Pedagógica no Curso de Formação de Professores

  • Maria Angélica Gonçalves Rosa Silva Paz


AÇÕES DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES ATIVOS

  • Maria de Fatima Matheus Domingos da Silva


TRABALHANDO OS CONCEITOS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA PESQUISA DE CAMPO

  • Marídea Santos Pessanha Soares


AUTONOMIA E LIBERDADE NA SALA DE AULA

  • Marina Pimenta Diniz


PROJETO DE AVALIAÇÃO PARA ALUNOS EM RECUPERAÇÃO, BASEADA EM CRITÉRIOS DE ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO E CONTROLE EMOCIONAL: o desenvolvimento de competências através da Educação Física

  • Mauro Fernando da Costa Souza


O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A PROMOÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO

  • Michele Batista Santos Miranda


A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR E A FILOSOFIA COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO

  • Nádia Maria Matos da Silva


APRENDER A MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO

  • Natália Raposo da Silva Torres


A GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: obstáculos e possibilidades

  • Nathalie Grigorio da Costa


LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Explorando a sua criação através de atividades iniciais com materiais concretos e manipulativos

  • Patrícia Santos de Souza do Nascimento


APLICAÇÃO DE JOGOS POPULARES E SEU RESGATE CULTURAL COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Paula Rezende Neves


CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO

  • Priscila Moura Rocha


PARA ALÉM DO CARTAZ: A AUTORIA DAS CRIANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Priscila Rejane Silva


A ORGANIZAÇÃO DE UM CLUBE DE LEITURA EM UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Quédima Almeida do Nascimento de Barcellos


O desenvolvimento do protagonismo juvenil a partir de debates filosóficos

  • Rafael Barreto Haddad


POSSIBILIDADES SENSORIAIS NO BERÇÁRIO

  • Raquel Freire


O TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Renata Fabiana de Paula Henriques


MUSICALIDADE E SUBJETIVIDADE EM SALA DE AULA: DESENVOLVENDO O LIRISMO COM GÊNEROS TEXTUAIS POPULARES

  • Renata Monteiro do Espírito Santo


DESAFIOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NUMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS

  • Roberta Batista Pereira


MAPAS TRIDIMENSIONAIS: CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

  • Rodrigo da Costa Tavares


MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: possibilidades e desafios

  • Rodrigo Portal Peixoto


ENSINO DE INGLÊS COMO LE NA ESCOLA BÁSICA: uma busca pela construção do pensamento crítico

  • Rodrigo Souza Lobo da Silveira


SUSTENTABILIDADE E ENERGIA RENOVÁVEL: mais que uma teoria

  • Romulo Germano dos Santos Louredo


A RESISTÊNCIA DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR NOVOS CONTEÚDOS E SUAS EXPECTATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Sarah Aguiar Bandeira


CARTAS PARA O MUNDO: uma forma de sensibilizar o olhar para a escrita

  • Stella Regina Campelo Dias Senna


VIOLÊNCIA NA ESCOLA: Um projeto para a construção da reflexão crítica e da compreensão leitora nas aulas de língua inglesa

  • Suzane Morais da Veiga


CURRÍCULO MÍNIMO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (SEEDUC-RJ) E A REALIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PERÍODO NOTURNO REGULAR DO CIEP 311 DEP. BOCAYUVA CUNHA

  • Tarsio Monteiro Lago


BRINCANDO COM PALAVRAS, DESCOBRINDO A POESIA

  • Tatiane Varela Macêdo de Andrade


Quebra de Tabu: Concepções dos Alunos do Ensino Fundamental II sobre Educação Sexual

  • Thiago de Souza Moura


LUDICIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DO GÊNERO DISCURSIVO: NARRATIVAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Vagner da Silva Rodrigues


O ESPAÇO NÃO FORMAL COMO MOTIVADOR NO ESPAÇO ESCOLAR: A influência da visita ao Espaço Ciência Viva sobre a elaboração da Feira de Ciências na Escola Municipal João XXIII – Japeri/RJ

  • Vanessa Ivo Oliveira da Silva


DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo

  • Vanessa Moraes Maria


INFLUÊNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DA QUÍMICA

  • Vânia Melgaço Barbosa


DISCUTINDO O PRECONCEITO RACIAL EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • VINÍCIUS RODRIGUES PRADO


OUVINDO PENSAMENTOS A análise de letras musicais como instrumento de iniciação à leitura, interpretação textual e produção oral

  • William Diego de Almeida Silva