Eventos e Exposições 2014

Exposição “Nyamakare”

A Mostra apresentou obras, criadas pela artista Sonja Asiwajo, realizadas em diferentes materiais, dentre eles, argila, madeira, cordeamento, papelão e outros, e revelam elementos da cultura Bantu Angolana, tão fortes e presentes em nossa história.

O trabalho da artista reflete conteúdos e elementos estéticos de um dos mais antigos complexos culturais. O olhar, a alma e as mãos de Sonja nos permitem um encontro com nossa própria história e abrem caminho para fruirmos as riquezas estéticas da cultura afro-brasileira.

Exposição Nyamakare_3

A diretora de Culturas, professora Eloísa Sabóia, a artista Sonja Asiwajo e alunos na abertura da exposição

Exposição Nyamakare_2

A poetisa Carmen Teresa Elias na abertura da exposição

Exposição Nyamakare_1

Apresentação da Professora Márcia Schiavo, acompanhada do professor Edvandro e de André Vinícius, na abertura da exposição

Exposição “Marcelo Gomes – Uma forma singular de olhar o mundo”

O Espaço Cultural do Colégio Pedro II apresentou, de 16 de outubro a 7 de novembro de 2014, a mostra “Marcelo Gomes – uma maneira singular de olhar o mundo”, com o trabalho de um artista múltiplo, que realiza suas obras a partir de um ato visceral, gerado em um momento em que obra e artista se fundem, formando uma só unidade.

As obras, criadas pelo artista, foram realizadas a partir do uso de materiais incomuns, como o cimento, a madeira, vidros, vergalhões, etc. criando formas que nos remetem ao universo de pipas, piões, bonecas.

Exposição_Marcelo Gomes 2

O artista Marcelo Gomes e alunos na abertura da exposição

Exposição_Marcelo Gomes 3

Alunos do Campus São Cristóvão I participaram da abertura da exposição

Exposição_Marcelo Gomes 4

Estudantes observando a exposição

I Festival Internacional de Humor em DST e Aids

O Espaço Cultural do Colégio Pedro II realizou, de 17 de setembro a 08 de outubro de 2014, o I Festival Internacional de Humor DST & Aids, uma iniciativa do Ministério da Saúde e do seu Centro Cultural – CCMS.  A mostra contou com 300 cartuns, selecionados entre 1.500 trabalhos criados por cartunistas de 50 países, incluindo Afeganistão, África do Sul, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, China, Coréia do Sul, Croácia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, México, Peru, Romênia, Rússia, Sérvia/Montenegro, Turquia, Ucrânia e Uruguai.

Esta foi uma ação do Programa Nacional de DST e Aids que há mais de 20 anos está na luta contra essas doenças, promovendo e formulando políticas públicas para o acesso ao tratamento, às formas de preservação, à dignidade, à cidadania e a não-discriminação da pessoa vivendo com HIV e Aids.

Além do México, Estados Unidos e Suíça, várias cidades brasileiras também já receberam a mostra que, por meio de um mosaico cultural que permite ao público uma abordagem criativa sobre a saúde pela ótica do humor e da arte, estimula uma reflexão sobre o tema HIV/Aids.

I Festival Internacional de Humor em DST e Aids_2

A diretora de Culturas, professora Eloísa Sabóia, Jussara Valladares, chefe do Centro Cultural do Ministério da Saúde e alunos na abertura da exposição

I Festival Internacional de Humor em DST e Aids_1

Alunos observando a exposição

XV Aniversário do Espaço Cultural do Colégio Pedro II

Na semana de 22 a 26 de setembro de 2014, o Espaço Cultural comemorou seus 15 anos de atuação no Colégio Pedro II, oferecendo programação artística e cultural de qualidade às comunidades interna e externa, que comumente visitam e participam das múltiplas atividades oferecidas. Nesta semana o Espaço Cultural apresentou, em seu hall a exposição, I Festival Internacional de Humor em DST e Aids. Esta exposição foi uma parceria com o Centro Cultural do Ministério da Saúde. Por ser itinerante, já visitou inúmeros países e regiões do Brasil.

Durante a comemoração do aniversário do Espaço Cultural, houve a apresentação da Orquestra da Grota, um Tear de histórias no jardim do Espaço Cultural e palestra sobre DST: Ministério da Saúde Kazu Barros.

XV Aniversário do Espaço Cultural_1

Alunos do Campus São Cristóvão I assistem apresentação da Orquestra da Grota

XV Aniversário do Espaço Cultural_2

Contação de história no Pé de Livro com o Grupo Tear

XV Aniversário do Espaço Cultural_3

Brincadeira de roda com o Grupo Tear

Professores, Poetas e Artistas

No dia 27 de agosto de 2014, o Espaço Cultural inaugurou o projeto Professores, Poetas e Artistas, oferecendo visibilidade às poéticas daqueles que, cotidianamente, exerceram ou exercem a função de professor, sem perder a dimensão artística da vida.
Esse encontro colocou em destaque a sensibilidade estética do professor Jorge Luiz Rodrigues Dimuro, aluno eminente que muito contribuiu para a valorização das culturas e das artes em nosso ambiente escolar.

Educador comprometido com o coletivo, com ações socializadoras e emancipadoras, Dimuro revela, em cada pincelada, a percepção e a sensibilidade de um verdadeiro artista. Valorizando luz, cores e texturas, nos brinda com encantadoras paisagens imaginárias.

Destaca-se igualmente, a proposta pedagógica da professora Analu Steffen, do Campus Tijuca I, que realizou um projeto original, baseado na cumplicidade criativa entre pais e filhos. Analu desenvolveu um projeto de pintura, em que os participantes revelam como percebem o Colégio, as relações nesse ambiente e que imagens o representam.

Professores, Poetas e Artistas_1

Apresentação do Coral dos Alunos do Campus Engenho Novo II, regido pela professora Neila Ruiz

Professores, Poetas e Artistas_2

Professora de Artes Visuais Analu Steffen, com os alunos do Campus Tijuca I, que participaram do projeto

Professores, Poetas e Artistas_3

Visita dos alunos do 7º ano do Campus São Cristóvão II, em mediação artística e estética com o professor Alexandre Guimarães

Professores, Poetas e Artistas_4

Visita dos alunos do Campus Tijuca I, em trabalho de oficina de pintura, com inspiração nas pinceladas do professor Dimuro

Exposição “Poesia ao Acaso”

A Exposição de fotos e poesias “Poesia ao Acaso” é resultante das mais de 500 poesias compostas em parceria interativa entre os autores Carmem Teresa Elias e Romualdo Magela, ambos professores e residentes, respectivamente, no Rio de janeiro e em São Paulo, cujas obras foram reunidas nos livros ‘Poesias ao Acaso’ e ‘Insano”.

A exposição apresentou fotografias de autoria de Carmem Teresa Elias, com contribuições de Beatriz Ribeiro, Cristina Ethington e Sergio Alex, com imagens da natureza capturadas ao acaso no caminhar do dia a dia, porém com uma abordagem lírica e detalhada, com o objetivo de despertar, mesmo diante do caos urbano e social, um olhar de encantamento, realçar minúcias despercebidas, enfatizar delicadezas, fragilidades, anonimatos.

Poesia ao Acaso

Poesia ao Acaso_1

Exposição “Poesia ao Acaso” no Espaço Cultural do Colégio Pedro II

Poesia ao Acaso_2

A professora Márcia Schiavo em roda de poesia cantada com os alunos do Campus São Cristóvão I, na abertura da exposição.

Poesia ao Acaso_3

Alunos do Colégio Pedro II observando a mostra

 

A abertura da exposição “Poesia ao Acaso” contou com as presenças da artista Carmem Teresa Elias, do Reitor do Colégio Pedro II Oscar Halac, da Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Cultura, Márcia Oliveira e da Diretora de Culturas, Eloisa Sabóia.

Poesia ao Acaso_4

Momentos da abertura da exposição “Poesia ao Acaso”

Brasil: das arquibancadas às ruas

O Espaço Cultural do Colégio Pedro II, em parceria com a Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro – ARFOC, inaugurou a exposição Brasil: das arquibancadas às ruas, em sintonia com o momento histórico vivido por esse esporte e pelo país.

O futebol sempre foi mais do que um evento esportivo para o povo brasileiro. Nos quatro cantos do país a bola rola nos corações, promovendo experiências que tocam a emoção e transformam um jogo em um verdadeiro cenário, onde a arte se faz presente, em múltiplas linguagens.

Essa mostra retrospectiva nos revelou através de vinte imagens fotográficas a torcida apaixonada, o futebol-arte de nossas seleções, conquistas suadas e vitórias celebradas. E deu destaque a outras seis imagens, onde o mesmo olhar sensível e atento dos repórteres fotográficos, que foi capaz de registrar as mais diferentes composições que acontecem dentro dos campos, desfronteira-se com o povo brasileiro, das arquibancadas às ruas.

ENSINO, TRADIÇÃO, PRESERVAÇÃO – Colégio Pedro II e Museu Nacional: validando as trocas na casa de Pedro

A Mostra foi realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura / Direção Cultural e Espaço Cultural do Colégio Pedro II, e configurou-se em uma ótima oportunidade para que nossos alunos apresentassem, a toda comunidade escolar, o resultado de um projeto de educação e preservação patrimonial.

A exposição apresentou o trabalho executado pelos alunos do Colégio Pedro II no Laboratório Central de Conservação e Restauração / LCCR, projeto pertencente ao Programa de Iniciação Científica Júnior – parceria Colégio Pedro II e Museu Nacional.

ENSINO, TRADIÇÃO, PRESERVAÇÃO

ENSINO, TRADIÇÃO, PRESERVAÇÃO _1

Exposição “ENSINO, TRADIÇÃO, PRESERVAÇÃO – Colégio Pedro II e Museu Nacional: validando as trocas na casa de Pedro”

ENSINO, TRADIÇÃO, PRESERVAÇÃO _2

Professores e alunos do Laboratório de Central de Conservação e Restauro do Museu Nacional e a equipe do Espaço Cultural.

ENSINO, TRADIÇÃO, PRESERVAÇÃO _3

Peças restauradas no Laboratório Central de Conservação e Restauração / LCCR

IX Mostra do Departamento de Desenho e Artes Visuais

O Espaço Cultural do Colégio Pedro II apresentou a IX Mostra do Departamento de Desenho e Artes Visuais, revelando olhares múltiplos e sensibilidades singulares de crianças e jovens que, aprendendo, conhecendo e criando, dão forma e acabamento estético às experiências vividas.

IX MOSTRA DO DEPARTAMENTO DE DESENHO E ARTES VISUAIS

Cada projeto apresentado revelou que alunos e professores desta instituição de ensino estão implicados em um posicionamento ativo e participativo diante do mundo, numa relação de parceria e cumplicidade.

IX MOSTRA DO DEPARTAMENTO DE DESENHO E ARTES VISUAIS_1

A professora Eloísa Sabóia, Diretora de Culturas e alunos na abertura da exposição

IX MOSTRA DO DEPARTAMENTO DE DESENHO E ARTES VISUAIS_2

IX Mostra do Departamento de Desenho e Artes Visuais

IX MOSTRA DO DEPARTAMENTO DE DESENHO E ARTES VISUAIS_3

Alunos do Campus São Cristóvão I, participaram de visita mediada com as professoras Mônica Sica e Maria Leticia, integrantes da equipe do Espaço Cultural do Colégio Pedro II

IX MOSTRA DO DEPARTAMENTO DE DESENHO E ARTES VISUAIS_4

A professora Eloísa Sabóia, Diretora de Cultura, o professor Oscar Halac, Reitor do Colégio Pedro II e a professora Sandra de Araujo, Chefe do Departamento de Desenho e Artes Visuais, discursaram na abertura da exposição

I Seminário Arte, Educação e Culturas do Colégio Pedro II: Tramas para Reencantar o Mundo

I Tramas para reencantar o Mundo

Aconteceu nos dias 22,23 e 24 de outubro de 2014 o I Seminário de Arte, Educação e Culturas do espaço Cultural do Colégio Pedro II: Tramas para Reencantar o Mundo, reunindo artistas, professores, pesquisadores e estudantes de Arte e Cultura em um encontro  muito significativo para a educação brasileira.

Tramar, tecer e entrelaçar deram o tom ao seminário, um encontro que objetivou provocar diálogos, reflexões e vivenciamentos estéticos, conduzindo a costuras e desfiamentos, na busca de atitudes/ações que transformem, libertem e que tragam novos encantamentos.

I Tramas para reencantar o Mundo_2

Mesa de abertura com professor Reitor Oscar Halac, Pró-Reitora Márcia Martins, Diretora de Cultura Eloísa Sabóia, Pró-Reitora de Ensino Eliana Mira e chefe do departamento de Desenho e Artes Visuais Sandra Barata.

I Tramas para reencantar o Mundo_3

A Diretora de Cultura Eloísa Sabóia mediou a mesa composta pelas professoras Cristiina Rizzi da USP, Isabela Frade da UERJ e Denise Mendonça do Instituto de Arte Tear.

I Tramas para reencantar o Mundo_4

O Seminário teve a honra de receber a professora Ana Mae Barbosa, referência do Ensino da Arte no Brasil, autora de inúmeros livros, lotando o auditório do Campus São Cristóvão III para ouvi-la.

I Tramas para reencantar o Mundo_5

Instalação interativa da artista Miriam Miranda no corredor da PROPGPEC

I Tramas para reencantar o Mundo_6

Oficina com o grupo Jongo da Lapa encerrando o primeiro dia do Seminário

I Tramas para reencantar o Mundo_7

Equipe do Espaço Cultural com o grupo Jongo da Lapa

I Tramas para reencantar o Mundo_8

O professor Alexandre Guimarães mediou a mesa sobre Arte e Cidade, com os participantes Jailson de Souza do Observatório de Favelas, Cirlan e Ranieri do Projeto Morrinho e Marcos Faustini da Ong Redes da Maré

I Tramas para reencantar o Mundo_9

Apresentação da Cia Folclórica da UFRJ no pátio de entrada do Campus São Cristóvão no último dia do Seminário. A Cia Folclórica trouxe a cultura popular para a escola encantando a todos que por ali passavam.

I Tramas para reencantar o Mundo_10

O Seminário Tramas para Reencantar o mundo terminou com um significativo encontro de alunos do colégio dançando com a Cia Folclórica da UFRJ, entre professores e artistas, em uma importante integração entre a Universidade e o Colégio.