Eventos e Exposições 2020

Galeria Virtual do Espaço Cultural

Em tempos de pandemia e isolamento social, o Espaço Cultural do Colégio Pedro II inaugurou a sua Galeria Virtual, reafirmando seu compromisso com o acesso às linguagens da arte, promovendo fruição, conhecimento e sensibilidade estética. Acreditando que o encontro com Arte e Culturas se faz ainda mais necessário neste momento, o Espaço assume sua responsabilidade ética e estética com a formação de um público fruidor, ampliando seu trabalho para as plataformas digitais. Visite a Galeria Virtual

Galeria Virtual Espaço Cultural

Exposição “Traços de Humor

tracos_de_humor_BAIXA (1)

A Galeria Virtual foi inaugurada com a Exposição Traços de Humor, com cartuns, quadrinhos e desenhos de Marlon Tenório, um artista visual apaixonado pelos atos de desenhar e brincar com formas e cores, que desfia nossos pensamentos e sentimentos, através de seus cartuns, quadrinhos e tirinhas. A mostra apresenta a diversidade do seu trabalho, abordando temas cotidianos, sociais e também relacionados às disciplinas escolares, trazendo metáforas e brincadeiras visuais, permitindo um aprofundamento no universo do desenho gráfico, de modo reflexivo e poético.

Visite a Exposição Virtual

Café Cultural com Marlon Tenório

O Espaço Cultural do Colégio Pedro II realizou no sábado, 4/7, às 20h, um Café Cultural com o artista visual e cartunista Marlon Tenório. Uma conversa com o artista abordando toda a sua trajetória, sua formação e relação com as artes visuais e seu processo de criação.

O bate-papo foi exibido no canal do Espaço Cultural no Youtube.

Café Cultural_Marlon TenórioExposição “Traços de Humor” – material educativo

A equipe do Espaço Cultural produziu um material educativo voltado para públicos de todas as idades, com sugestões de atividades e informações que complementam e enriquecem a visita à galeria virtual. Clique para acessar o material educativo

Traços de Humor - caderno educativo

Exposição “Há Flores em Tudo que Vejo”

Há Flores em Tudo que Vejo

Há Flores em Tudo que Vejo, segunda exposição da Galeria Virtual, traz o trabalho da colagista e historiadora Lili Rose , dando início às celebrações de aniversário de 21 anos do Espaço Cultural A artista possui um vasto trabalho de criação que vai buscar seus referenciais e sua inspiração na pesquisa histórica. Formada em História pela Faculdade de Humanidades Pedro II, São Cristóvão, fez sua pós-graduação em Museologia pela University of Nevada- Reno, nos Estados Unidos. Suas pesquisas demonstram interesse não só pelas imagens retratadas em suas obras, mas especialmente pelas narrativas de luta e resistência que estão por trás de cada recorte de revista, jornal e tecido.

A mostra conta com obras agrupadas em núcleos assim nomeados: Ancestralidades; Cidade e Memória; Mulheres; Mulheres e Música; O Colégio Pedro II; A artista. Cada núcleo abriga trabalhos com uma temática específica, suscitando reflexões e revelando um olhar diferenciado e sensível para questões importantes na nossa sociedade.

Visite a Exposição Virtual

A inauguração da exposição aconteceu no dia 10 de setembro, às 15 horas, nas redes sociais do Espaço Cultural. O evento foi marcado com uma Roda de Conversa virtual, promovida pela equipe de arte-educadoras do Espaço Cultural, com a presença da artista Lili e das convidadas: Prof.ª Niágara Cruz (Ed. Musical -Campus Tijuca II); Prof.ª Silvia Barros (Língua Portuguesa e Literaturas – Campus Tijuca II); a arte-educadora Renata Codagan (coordenadora REDES de Desenvolvimento da Maré); e Prof.ª Eloísa Sabóia (Diretora de Culturas do CP2). Clique para acessar o evento

Exposição “Há Flores em Tudo que Vejo” – material educativo

A equipe do Espaço Cultural produziu um material educativo para os diferentes anos da escolaridade, das primeiras séries do Ensino Básico ao Proeja, sempre buscando trabalhar de forma criativa os referenciais apontados pela artista através de propostas instigantes que pressupõem a interação com os alunos e a comunidade em geral. Clique para acessar o material educativo

Espaço Cultural: Cola com a gente!

O Espaço Cultural organizou, no dia 8 de outubro, uma Oficina de Colagem com a historiadora e colagista Lili Rose. O evento foi uma atividade síncrona voltada para professores e servidores do Colégio Pedro II.

Cola com a gente

Oficina “Recortes Poéticos”

A equipe do Espaço Cultural realizou no dia 5 de novembro, a oficina “Recortes Poéticos”, inspirada na obra da colagista e historiadora Lili Rose. A oficina teve como proposta criar uma ponte entre diferentes linguagens artísticas a partir da mistura entre palavra e imagem, memória e leitura do presente, sempre pelo viés da criatividade/sensibilidade. A atividade fez um convite ao passeio por lembranças, afetos, sensações visuais, sonoras e táteis, numa brincadeira sinestésica e prazerosa com as palavras, reinventando a poesia e despertando nossos sentidos. Os participantes criaram seus próprios poemas, orientados e provocados de forma lúdica e inventiva.

Oficina Recortes PoéticosExposição “Tá na Rua Tá na Escola:  Amir Haddad 40 anos de Arte Pública”

O Espaço Cultural do Colégio Pedro II inaugurou em 8 de dezembro a sua terceira exposição virtual do ano “Tá na rua, Tá na escola – Amir Haddad: 40 anos de Arte Pública”, apresentando a história e a poética do grupo teatral Tá na Rua e de seu fundador Amir Haddad. Através de fotografias, vídeos, textos e depoimentos a mostra percorre os princípios de liberdade e democratização da arte que regem o grupo, constituindo-se como uma homenagem aos seus 40 anos de (re) existência.

Visite a Exposição Virtual

Tá na Rua Tá na EscolaA inauguração aconteceu em uma sala no Zoom com a equipe do Espaço Cultural recebendo Amir Haddad e parte do grupo Tá Rua, para uma animada conversa com esse grande artista de importância ímpar para a cultura carioca e brasileira, abordando inúmeros assuntos referentes ao lugar das artes na escola brasileira, além de depoimentos e uma animada apresentação do grupo Tá na Rua, que mesmo de forma virtual criou momentos animados com muita música e performances teatrais. Clique para acessar o evento

Projeto “Revisitando Memórias”

Na esteira das comemorações dos 21 anos do Espaço Cultural, uma ação de enorme importância foi a pesquisa e síntese da trajetória do Espaço Cultural, publicada ano a ano, nas redes sociais do Espaço Cultural, com eventos e exposições realizadas ao longo desse período.

 A ação possibilitou divulgar e compartilhar com o público o trabalho desenvolvido por este espaço de arte, cultura e saberes do Colégio Pedro II, desenvolvendo a perspectiva de Educação Patrimonial, ao divulgar, valorizar e preservar a história e a memória institucional.

Revisitando Memórias