Eventos e Exposições 2021

 Mostra ” Espaço a céu aberto: coletivo de arte urbana”

Espaço a céu aberto

A mostra ” Espaço a céu aberto: coletivo de arte urbana“, em cartaz na Galeria Virtual do Espaço Cultural do Colégio Pedro II, apresenta quatorze artistas que têm em comum a linguagem da arte urbana, formando uma rede de poéticas que se encontram espalhadas pelas ruas de diferentes bairros da cidade e por outros locais do país. A relação entre arte e cidade está em constante construção, sendo a arte a grande propulsora de transformações, tanto da paisagem visual, quanto do imaginário coletivo, criando pontes entre sensibilidades e o cotidiano das pessoas. Com origens e formações distintas, os artistas trazem em comum suas atuações pelos territórios urbanos, deixando suas marcas através de formas, cores, nomes e palavras, abrindo espaços de democratização da arte.

Amorinha, Andressa, Beto Fame, Caio Chacal, Cazé, Davi Baltar, Dolores Esos, Gut, Klein, Leleco, Lolly, Pandronobã, Rafamon e Vinil possuem origens e formações distintas, mas trazem em comum suas atuações pelos territórios urbanos, deixando marcas através de formas, cores, nomes e palavras, abrindo espaços de democratização da arte.

A abertura da mostra aconteceu no dia 30/04/2021 e contou com apresentação artística de alunos do Colégio Pedro II e a presença de alguns artistas para uma roda de conversa.

Espaço a Céu Aberto_abertura

Encontro com o artista Davi Baltar

No dia 17 de maio, o Espaço Cultural do CPII promoveu um encontro com o artista Davi Baltar.

Davi Baltar e outros treze artistas estão em cartaz na exposição “Espaço a Céu Aberto”, na Galeria Virtual do CPII.

No encontro virtual, Davi Baltar contou um pouco sobre a história do grafite no Rio de Janeiro, desde seu início até os dias atuais, passando pela formação dos coletivos, a relação com o movimento hip hop, os mutirões e o lugar dessa linguagem nas redes sociais.

Encontro com o artista Davi Baltar

Encontro com o artista Beto Fame

O Espaço Cultural realizou mais uma edição do Encontro com o Artista no dia 24 de maio, às 14h. O convidado da vez foi o arquiteto e grafiteiro Beto Fame, que integrou a primeira geração de grafiteiros da Tijuca e atualmente é um dos responsáveis pelo projeto Carambola Wall, que produz vídeos sobre o processo de criação e as obras de artistas visuais cariocas.

Nesse bate papo, Beto conversou com o público sobre arte e processos criativos. O evento foi aberto ao público.

Beto Fame é um dos 13 artistas em cartaz na mostra coletiva “Espaço a céu aberto: coletiva de arte urbana”.
Encontro com o artista Beto Fame

Encontro com o artista Gustavo Amaral

O Espaço Cultural CP2 realizou mais uma edição do Encontro com o Artista no dia 11 de junho, às 14 horas. O convidado desta edição foi o artista visual e professor Gustavo Amaral, mais conhecido como Gut, integrante do coletivo Máfia 44. No encontro, Gut falou sobre o graffiti e demonstrou, ao vivo, os primeiros passos para começar uma pintura.

Gustavo Amaral é um dos 13 artistas em cartaz na mostra coletiva “Espaço a céu aberto: coletiva de arte urbana”.

Encontro com o artista Gustavo Amaral

O ‘Encontro com o Artista’ promovido pelo ‘Espaço Cultural’ realizou mais dois encontros. Desta vez com os artistas visuais Andressa Gandra e Cazé.

Encontro com a artista Andressa Gandra

Andressa Gandra ofereceu, no dia 25 de junho, uma oficina sobre grafite, especialmente sobre a modalidade bomber, caracterizada pelas letras estilizadas, volumosas e coloridas.

Participaram do encontro alunos e professores do Colégio Pedro II.

Encontro com a artista_Andressa

Encontro com o artista Cazé

O artista visual Cazé falou, no dia 28 de junho, sobre o Projeto Negro Muro, iniciativa do artista que desde 2010 retrata personalidades negras pelos bairros do Rio de Janeiro.

Cazé e Andressa são integrantes da mostra Espaço à céu aberto: coletiva de arte urbana, em cartaz na Galeria Virtual do Espaço Cultural do Colégio Pedro II. Visite

Encontro com o artista_Cazé