Núcleos de Arte e Culturas

A PROPGPEC – Diretoria de Culturas disponibiliza apoio financeiro a projetos pertencentes aos Núcleos de Arte e Culturas do Colégio Pedro II. As Portarias de número 2360, de 13 de julho de 2016; 2018, de 30 de junho de 2017; e 2019, de 30 de junho de 2017 regulamentam a existência de um Núcleo de Arte e Culturas para cada campus e para o CREIR do Colégio Pedro II.

Portaria 2360 de 13 de julho de 2016
Portaria 2018 de 30 de junho de 2017
Portaria 2019 de 30 de junho de 2017

O que é um Núcleo de Arte e Culturas?

Os Núcleos de Arte e Cultura constituirão coletivos comprometidos com a criação de Redes de Saberes em Arte e Cultura na Educação Básica, destacando o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento de ações coletivas. O conjunto de projetos artísticos e culturais de cada campus comporá o Núcleo de Arte e Culturas local.

Cada projeto poderá receber apoio financeiro para a realização de seus objetivos. Com apoio e valorização, esperamos ter como frutos a difusão das manifestações culturais entre as comunidades acadêmicas dos diferentes campi do Colégio Pedro II.

Quem participa? 

Se você é professor e quer realizar estudos, pesquisas e ações artísticas e culturais no Colégio, tem agora a chance de organizar e cadastrar seu projeto, integrando o Núcleo de Arte e Culturas de seu campus. Cada projeto deverá ter um professor responsável, que planejará e coordenará todas as atividades de seu grupo, prestando contas, sob a forma de relatórios, das atividades e despesas realizadas. Professores, técnicos e alunos bolsistas também poderão fazer parte da proposta de trabalho.

Que tipo de Projeto ?

Os projetos podem ser de uma determinada disciplina, interdisciplinares, transdisciplinares e intercampi, congregando pessoas de diferentes áreas de conhecimento e campi, que se disponham a estudar juntas, produzindo conhecimentos, publicações e realizando práticas diversas com a comunidade escolar, nas diferentes linguagens artísticas, sob o viés das manifestações culturais.

Entre as iniciativas que poderão ter apoio estão projetos que desenvolvam na educação básica:

  • Arte;
  • Comunicação;
  • Cultura das Mídias e Audiovisual;
  • Arte e Cultura Digital;
  • Diversidade Artístico- Cultural;
  • Produção e Difusão das Artes e Linguagens;
  • Arte e Cultura;
  • Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

DÚVIDAS?

Entrar em contato com a Direção de Culturas dcult@cp2.g12.br ou pelo telefone (21) 2163-5737.

Conheça os Projetos existentes nos diferentes Núcleos de Arte e Culturas do Colégio Pedro II:

1. Museu de Tecnologia SCIII

Museu de Tecnologia SC3

Itens desenvolvidos no Projeto Museu de Tecnologia – Núcleo de Arte e Culturas do Campus São Cristóvão III

 

Pesquisar e divulgar a história dos equipamentos de Física, buscando determinar sua finalidade, bem como o contexto histórico, social e tecnológico – A História do Ensino da Física no Colégio Pedro II.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão III e Departamento de Física.

Professor responsável: Mauro Costa

Núcleo de Arte e Culturas do Campus São Cristóvão III

 

2. Arte Urbana e a Reinvenção do Espaço Público

Arte Urbana

Atividade de grafitagem do Projeto Arte Urbana e Espaço Público – Núcleo de Arte e Culturas do Campus Duque de Caxias

O projeto pretende promover, além de atividades de pesquisa, também atividades de extensão no campus, como palestras e bate-papos com artistas urbanos, bem como um aulão de grafite com confecção de painel, atividade aberta a toda comunidade escolar.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Duque de Caxias e Departamento de Artes Visuais.

Professora responsável: Janaína Laport

Núcleo de Arte e Culturas do Campus Duque de Caxias

 

3. Na Lida da Escrita: Criação Literária em Sala de Aula

Na Lida da Escrita

Livro desenvolvido no Projeto Na Lida da Escrita – Núcleo de Arte e Culturas do Campus Humaitá II

O objetivo do projeto é investigar questões relativas à formação do leitor/escritor, fomentando a publicação de um livro, contendo textos literários produzidos pelos alunos nas aulas de Português, ao longo do ano letivo de 2018.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Humaitá II e Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa.

Professora responsável: Ana Maria Bernardes

Núcleo de Arte e Culturas do Campus Humaitá II

 

4. Campus Centro Canta e Toca

Campus Centro Canta e Toca

Apresentação Musical do Projeto Campus Centro Canta e Toca – Núcleo de Arte e Culturas do Campus Centro

 

O projeto fomenta a produção de produtos artísticos e performances musicais, a partir de estudos, de reflexão e de pesquisas sobre práticas musicais vocais e instrumentais em grupo, que culminem em apresentações musicais, em diferentes projetos desenvolvidos pela Equipe de Educação Musical.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Centro e Departamento de Educação Musical.

Professora responsável: Inês de Almeida Rocha

Núcleo de Arte e Culturas do Campus Centro

 

5. Ateliê de Experimentações Artísticas

Ateliê de Experimentações Artísticas

Atividades realizadas no Projeto Ateliê de Experimentações Artísticas – Núcleo de Arte e Culturas do Campus São Cristóvão III

 

O projeto visa despertar a curiosidade pelo desenvolvimento de pesquisas teóricas com base em textos, artigos, reportagens e imagens, que possibilite a análise e discussão de conteúdos pertinentes à Arte Contemporânea e suas interdisciplinaridades; conhecer e experimentar a diversidade de linguagens artísticas, materiais, temas e questões, a fim de construir uma poética pessoal e fortalecer vínculos e atitudes que propiciem processos criativos coletivos.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão III e Departamentos de Sociologia e Artes Visuais.

Professora responsável: Maria Lia Gauterio

Núcleo de Arte e Culturas do Campus São Cristóvão III

 

6. Curadoria de Imagens do Bairro de São Cristóvão: Fotografia na Criação de Materiais Pedagógicos

Curadoria de Imagens do Bairro de São Cristóvão

Apresentação da Reserva Técnica do Instituto Moreira Salles ao Projeto Curadoria de Imagens do Bairro de São Cristóvão – Núcleo de Arte e Culturas do Campus São Cristóvão III

 

A presente proposta parte de um trabalho prévio de pesquisa e formação do Banco de Imagens do Bairro de São Cristóvão (BIbSC) já inciado, por oito alunos bolsistas do projeto, ao longo do ano de 2017. Visa dinamizar parte do conteúdo sistematizado, e se constitui uma linha de atuação voltada para o desenvolvimento de recursos pedagógicos, com a referida temática, no sentido de ampliar o debate sobre as relações entre fotografia e memória, considerando também a história do bairro e sua relação com a memória da cidade do Rio de Janeiro.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão III e Departamentos de Sociologia, Artes Visuais e Física.

Professora responsável: Janecleide Moura de Aguiar

Núcleo de Arte e Culturas do Campus São Cristóvão III

 

7. Trupe Matemágica

Trupe Matemágica

Integrantes da equipe da Trupe Matemágica – Núcleo de Arte e Culturas do Campus Engenho Novo II

O projeto visa pesquisar sobre alguns números de magia que são explicados através da matemática, recriar esses números e difundi-los de forma divertida; criar um espetáculo com a dinâmica circense onde serão apresentados os números criados; contribuir para associar o nome do Colégio a práticas de ensino inovadoras; estabelecer laços entre instituições de ensino; contribuir para o empoderamento feminino nas áreas das Exatas.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Engenho Novo II e Departamento de Matemática.

Professora responsável: Liliana Manuela Costa

Núcleo de Arte e Culturas do Campus Engenho Novo II

 

8. NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Audiovisual

Núcleo de Ensino e Pesquisa em Audiovisual

Oficina de Vídeo do Projeto NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Audiovisual – Núcleo de Arte e Culturas do Campus Centro

 

Este projeto visa o estudo e a pesquisa com colegas docentes e estudantes do Campus Centro sobre possibilidade do uso pedagógico da linguagem do cinema, do cinema de animação, da vídeo-arte e de outros dispositivos expressivos e tecnológicos, criados pela utilização do vídeo e das potências estéticas, conceituais e críticas das linguagens audiovisuais.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Centro e Departamentos de Artes Visuais, Desenho e Sociologia.

Professora responsável: Rosiane Dourado

Núcleo de Arte e Culturas do Campus Centro

 

9. NUPART – Núcleo de Pesquisa e Arte da Tijuca

NUPART

Apresentação do “Sopa de Letras” do Núcleo de Pesquisa e Arte da Tijuca no Campus Engenho Novo II – Núcleo de Arte e Culturas do Campus Tijuca II

 

O projeto busca promover o diálogo entre a literatura, o teatro e as demais linguagens artísticas, através da pesquisa e da exploração do texto literário, despertando a sensibilidade, o gosto pela pesquisa, numa perspectiva interdisciplinar, e a possibilidade de criação no cotidiano escolar.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Tijuca II e Departamentos de Língua Portuguesa, Espanhol, Inglês, Francês e Educação Musical.

Professora responsável: Dilma Mesquita.

Núcleo de Arte e Culturas do Campus Tijuca II

 

10. Grupo de Estudos “Saberes e Práticas em Produção, Curadoria e Educação – Diálogos e Conexões”

Grupo de Estudos

Atividade desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos – Núcleo de Arte e Culturas do Espaço Cultural/PROPGPEC

 

O projeto apresenta como objetivo principal a investigação do campo da produção cultural, no que diz respeito à realização de eventos artísticos e exposições em artes visuais, à criação curatorial e à educação pensada a partir deste âmbito, tendo como eixo principal a práxis desenvolvida no Espaço Cultural do Colégio Pedro II – Núcleo de Arte e Culturas vinculado à Direção de Culturas.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas e Espaço Cultural do Colégio Pedro II, e Departamentos de Artes Visuais e Educação Musical.

Professora responsável: Mônica Leme

Núcleo de Arte e Culturas do Espaço Cultural/PROPGPEC

11. Laboratório Experimental de Práticas e Poéticas Artísticas

Laboratório Experimental

Oficina de Pintura sobre Arte Egípcia do Laboratório Experimental de Práticas e Poéticas Artísticas – Núcleo de Arte e Culturas do Campus São Cristóvão II.

 

O projeto objetiva propiciar, aos discentes e docentes dos campi localizados no complexo de São Cristóvão, uma abordagem experimental das poéticas artísticas contemporâneas. Dividido em oficinas de experimentação e práticas artísticas, o Laboratório oferece pesquisa, experimentação e contato com o campo expandido das Artes, de modos diferenciados daqueles experienciados no cotidiano das aulas de Artes Visuais.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o campus São Cristóvão II e Departamento de Artes Visuais.

Professor responsável: Shannon Botelho

Núcleo de Arte e Culturas do Campus São Cristóvão II

 

12. Ações em Arte e Educação: vendo e vivendo Arte no Campus Tijuca I

 

Ações em Arte e Educação

Atividades do Projeto “Ações em Arte e Educação: vendo e vivendo Arte no Campus Tijuca I” – Núcleo de Arte e Culturas do Campus Tijuca I

O projeto tem como objetivos enriquecer e potencializar o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes do Campus Tijuca I, através do planejamento e viabilização de ações de Música e Literatura, paralelas à prática pedagógica regular.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Campus Tijuca I e Departamentos de Educação Musical e do 1º Segmento do Ensino Fundamental.

Professora responsável: Juliana Chrispim

Núcleo de Arte e Culturas do Campus Tijuca I

 

13. Grupo de Música em Estúdio: Gravando, Produzindo e Lançando um CD

Grupo de Música Em Estúdio

Gravação para o Projeto do Grupo de Música Em Estúdio – Núcleo de Arte e Culturas do Campus Tijuca I

 

O objetivo do projeto é investigar as relações entre linguagem e arte em Educação, destacando anualmente, um grupo musical com alunos/as que cursam o 5º ano de escolaridade no Campus Tijuca I, em seu desenvolvimento artístico, através do cantar,   do tocar e da interpretação de arranjos musicais.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Tijuca I e Departamentos de Educação Musical e Artes Visuais.

Professor responsável: Paulo Roberto Coutinho

Núcleo de Arte e Culturas do Campus Tijuca I

 

14. Orquestra de Violões do CPII

Orquestra de Violões CP2

Apresentação de integrantes do Projeto Orquestra de Violões do CP2 – Núcleo de Arte e Culturas do Campus Realengo II

 

O projeto é uma atividade de ensino musical, na área de prática instrumental em grupo, realizada por alunos de nível técnico profissionalizante. A pesquisa e a experimentação, se desdobram com o contato com as técnicas de gravação em estúdio é uma expansão dos conhecimentos e competências pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas ao longo do projeto.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Realengo II e Departamento de Educação Musical.

Professor responsável: Daniel Fernandes

Núcleo de Arte e Culturas do Campus Realengo II

 

15. Mulheres Negras na Literatura e no Cinema

Mulheres Negras

Atividade do Projeto Mulheres Negras na Literatura e no Cinema – Núcleo de Arte e Culturas do Campus Engenho Novo II

 

Os principais objetivos do projeto são investigar e possibilitar maior visibilidade de escritores e diretoras negras; ampliar as discussões sobre desigualdade de gênero e raça na produção cultural brasileira, especialmente no cinema e na literatura; promover a exibição de filmes (inclusive curtas-metragens que são dirigidos ou protagonizados por mulheres negras; construir debates a partir dos filmes exibidos, com a participação de convidadas especializadas.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Engenho Novo II e Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa.

Professora responsável: Máxima Gonçalves

Núcleo de Arte e Culturas do Campus Engenho Novo II

 

15. Conexões musicais: Campus Humaitá I de portas abertas para a música

 

Conexões Musicais_HI

Atividades do Projeto “Conexões musicais: campus Humaitá I de portas abertas para a música”

 

O projeto destina-se a integrar o Núcleo de Arte e Culturas do campus Humaitá I, estimulando, ampliando e aprofundando o desenvolvimento musical dos estudantes, promovido nas aulas regulares de Educação Musical presentes obrigatoriamente na grade curricular dos Anos Iniciais do ensino fundamental.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Campus Humaitá I e Departamentos de Educação Musical

Professora responsável: Juliana Chrispim

Núcleo de Arte e Culturas do Campus Humaitá I