Projetos de Iniciação Artística (2017)

Transescritas : Oficina de Escrita Criativa

Professora Responsável: Adriana Armony        

Campus Humaitá II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Humaitá II, Direção de Culturas – PROPGPEC e  Departamento Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

Desenvolvido a partir de 2015, o Projeto Transescritas promove oficinas de escrita criativa a partir da leitura de textos literários contemporâneos, bem como de diálogos com outras manifestações artísticas. Em encontros semanais, os alunos produzem ou aprimoram seus próprios textos de ficção, que poderão ser contos, novelas narrativas, roteiros, peças teatrais ou fragmentos de romance.

Transescritas

 

PROJETO HARRY POTTER

Professora Responsável: Ana Maria Bernardes de Andrade

Campus Humaitá II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Humaitá II, Direção de Culturas – PROPGPEC e  Departamento Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

Os projetos propõem organizar uma oficina de escrita de fanfictions, tendo como obra de referência a série Harry Potter, de J. K. Rowling. São realizadas reuniões abordando a saga, nas quais, além dos temas literários, serão discutidos aspectos da história que se relacionam com as realidades local, nacional e global, bem como as características das fanfictions e sua importância para a cena literária contemporânea. Os alunos são então estimulados a criar suas próprias fanfictions e divulgá-las na internet.

Harry Potter

 

 

SONS DE REALENGO: UM MERGULHO NAS EXPERIÊNCIAS SONORAS/MUSICAIS COM OS ESTUDANTES MÚSICOS DO CAMPUS REALENGO II

Professor Responsável: Eduardo Prestes Massena

Campus Realengo II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Realengo II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Educação Musical.

A partir da identificação, no campus Realengo II, de um crescente quantitativo de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (regular) com interesse artístico e experiência com instrumentos musicais diversos e considerando o potencial desses estudantes, bem como a demanda pelo aprofundamento de sua produção artística e musical, a proposta vem ao encontro de uma perspectiva de diálogo com o repertório instrumental do cancioneiro popular e de referências estéticas no contemporâneo. Esta oficina, se divide em ensaios práticos, debates, tomadas de decisões coletivas, gravações em áudio e produções musicais.

Sons de Realengo

 

 

OFICINA LITERÁRIA ATO ZERO

Professor Responsável: Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa

Campus Realengo

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Realengo II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

A Oficina Literária Ato Zero começou suas atividades no campus Realengo II em julho de 2014. No ano seguinte, contemplado pela Chamada Interna de Apoio a Projetos de Iniciação Artística e Cultural, a ‘Oficina’ contou com cinco bolsistas que, além de frequentarem as oficinas semanais, oferecidas também a qualquer estudante do ensino médio interessado, desenvolveram ao longo do ano um projeto literário próprio, baseado na metodologia do grupo literário francês OuLipo (Ouvroir de Litteráture Potentielle), durante as quais produzimos sonetos coletivos, Rady Mades afetivo; intervenções de rasgos e caneta sobre um exemplar de Iracema de José de Alencar; textos coletivos numa máquina etiquetadora, com letras recortadas de jornal impressa, entre uma série de outros técnicas.

Oficina Literária Ato Zero
 

JORNAL ON LINE – CORREIO CP2

Professoras Responsáveis: Karina Chrysostomo de Souza Nascimento, Mônica Souza Coimbra e Renata Lopes Marafoni

Campus Niterói

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Niterói, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamentos de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.e Línguas Anglo-Germânicas (Inglês).

Iniciado em 2015, o Projeto Jornal Escolar On Line funcionou como um elemento de interação entre os Departamentos de Língua Portuguesa e Línguas Anglo-Germânicas, uma vez que tem como objeto de estudo a linguagem. Como não havia um Jornal exclusivo do Campus Niterói, esse projeto supriu essa lacuna, proporcionando, por meio de uma abordagem pluralista, uma maior interação entre os membros da comunidade escolar, cumprindo assim uma função social  jornal.

Correio CP2 

 

DANÇAS POPULARES: RESGATE E VALORIZAÇÃO DAS TRADIÇÕES

Professora Responsável: Isabella Blanche Gonçalves Brasil

Campus Niterói

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Niterói, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Educação Física.

O Projeto busca resgatar e valorizar a ‘cultura popular’ relacionada às danças populares, respeitando os contextos, os processos históricos e as pessoas envolvidas. Partindo do princípio que a Educação Física é uma área voltada para a corporeidade, preocupando-se com o estudo da simbologia e da materialização do movimento consciente, visando à construção de significados, num contexto social, cultural, político e econômico.

Danças Populares

 

 

COLETIVO IMAGEM SOM: MEMÓRIA, CULTURA E ARTE DE SÃO CRISTÓVÃO (COLETIVO SC)

Professora Responsável: Janecleide Moura de Aguiar

Campus São Cristóvão III

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus São Cristóvão III, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Sociologia.

O Coletivo Imagem Som: Memória, Cultura e Arte Urbana surgiu, em 2016, com o objetivo de promover o diálogo colaborativo entre a Sociologia, Artes e Música, por intermédio de diversas linguagens artísticas e culturais, no sentido de compreender o bairro de São Cristóvão e sua inserção no imaginário social da cidade do Rio de Janeiro.

No ano de 2017, o Cordel, a Xilogravura, a Mobgrafia e a Arte Urbana compõem o universo de experiências mobilizado coletivamente para produzir criações e ações.

A Memória do Bairro de São Cristóvão

 

 

CULTURA POPULAR NA ESCOLA

Professora Responsável: Beatriz Arosa de Mattos

Campus Engenho Novo II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Engenho Novo II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Sociologia.

Em andamento desde 2015, o Projeto oferece oficinas extracurriculares de Cultura Popular aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. As oficinas são lugar de vivência artística, cultural, lúdica, sem deixar de lado a dimensão da pesquisa. Nesse sentido, além das oficinas, o Projeto busca problematizar os conceitos de cultura e de identidade, enfatizando sua dimensão política, articulando conteúdos dos Programas dos Departamentos de Sociologia, Geografia e Artes Visuais, de maneira interdisciplinar.

Cultura Popular na Escola

 

 

OFICINA DE TEXTOS CRIATIVOS

Professora Responsável: Denir Camacho Ferreira

Campus: Engenho Novo II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Engenho Novo II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

A oficina surgiu a partir da observação de demandas dos alunos do ensino médio nas aulas de língua portuguesa, onde os mesmos gostariam de produzir textos de escrita criativa e de gêneros variados. Entretanto, por mais que haja no currículo do ensino médio o trabalho sistemático de produção textual, em geral as atividades são voltadas para competências produtoras de textos não-literários e de objetivo sóciocomunicativo pragmático. Os objetivos da oficina são complementares a esses, com isso justificando seu desenvolvimento.

Oficina de Textos Criativos

 

 

OFICINA DO OLHAR: ARTE, HISTÓRIA E ESTÉTICA – LEITURA E ESCRITA CRÍTICA

Professora Responsável: Janaína Laport Bêta

Campus Duque de Caxias

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Duque de Caxias, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Desenho e Artes Visuais.

A proposta de criar a “Oficina do Olhar” vem da constatação da necessidade de formar leitores de imagens críticos, aptos a transitar no mundo de modo seguro e questionador. Habilitados a se apropriarem de tudo quanto possa se configurar enriquecedor para o crescimento intelectual, emocional e psicológico, mas que em contra partida sejam imunes a armadilhas cotidianas (como campanhas publicitárias diversas) que tentam aprisionar a vontade e o direito de escolha.

Oficina do Olhar

 

 

TRUPE MATEMÁGICA

Professora Responsável: Liliana Manuela G. C. da Costa

Campus: Engenho Novo II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Engenho Novo II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Matemática.

A “Trupe Matemágica “ é um projeto cujo objetivo é facilitar e divertir a aprendizagem de matemática através de jogos. Assim pesquisando sobre os conteúdos e ideias matemáticas que estão por detrás de alguns desses truques os alunos difundem esses mesmos conhecimentos de forma divertida e prazerosa.

Trupe Matemágica

 

 

A MATRIZ CULTURAL AFRICANA SOB ÓTICA DOS ELEMENTOS GEOMÉTRICOS PRESENTES EM SUA ARTE

Professor Responsável: Kosme dos Santos

Campus: Tijuca II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Tijuca II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Desenho e Artes Visuais.

Propõe elaborar atividades que enalteçam a cultura africana, levando em conta os aspectos culturais, sociais e humanos do aluno. Apresenta ao aluno uma outra face do portentoso continente africano, objetivando desmitificar conceitos pré-estabelecidos acerca dos afrodescendentes. Acomodação de conhecimentos específicos de desenho geométricos presentes na Arte Africana.

Matriz Cultural Africana

 

 

CAMERATA DE VIOLÕES DO COLÉGIO PEDRO II

Professor Responsável: Daniel Costa Fernandes

Campus: Realengo II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Realengo II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Educação Musical.

A “Camerata de Violões” do Colégio Pedro II- Unidade Realengo II vem se construindo desde 2012 com aulas de violão para alunos e com o decorrer do tempo se transformou em uma camerata, integrando alunos do curso Técnico com instrumentos mais sofisticados. O principal objetivo é ampliar os conhecimentos musicais do aluno, desenvolvendo suas habilidades de diversas formas.

Camerata III

 

 

CORAL NO CAMPUS CENTRO: MEMÓRIA E ATUALIDADE

Professora Responsável: Clara Fernandes Albuquerque

Campus: Centro

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Centro, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Educação Musical.

Aluno(s) Anita Dias, Juliana Adelino Bezerra, Lara Eduardo Campos, Maria Eduarda de Souza Santos, Moara Abbayomi Oliveira dos Santos e Rossiene Thalia da Silveira Monfardini Ferreira

O objetivo do projeto é, portanto, dar continuidade a atividade de canto no campus Centro, atualizando uma prática historicamente consagrada. Os bolsistas atuarão nos ensaios do coral e fora dele com base em conhecimento da área de produção cultural, especificamente de política cultural.

Coral do Campus Centro

 

 

BOOKTUBERS DO COLÉGIO PEDRO II

Professor Responsável: Jorge Luiz Marques de Moraes

Campus: Engenho Novo II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Engenho Novo II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

“ Booktubers “ é um projeto que visa a integração de alunos que influenciem a leitura por meio virtual, mais especificamente através de vídeos no YOUTUBE como os críticos literários do século XXI.

Booktubers

 

CIÊNCIAS HUMANAS E CINEMA: O USO DO AUDIOVISUAL COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA

Professor Responsável: Roberto Mosca Junior

Campus: São Cristóvão III

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus São Cristóvão III, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Sociologia.

Tem o objetivo de incentivar o processo de ensino e aprendizagem com base na utilização de recursos e técnicas de audiovisual e também continuar a contribuir , no campus SCIII para a formação de um polo audiovisual, convidando professores, pesquisadores e alunos para estimular a difusão da linguagem do audiovisual.

Ciências Humanas e Cinema

 

LITERATURA EM TELA: LITERATURA E CINEMA – PALAVRA, SOM & IMAGEM

Professora Responsável: Elisa Maria Soares Fernandes Vieira

Campus: São Cristóvão III

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus São Cristóvão III, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

O projeto Literatura  em tela está em andamento  no Campus São Cristóvão III desde 2015 e surgiu da necessidade de tornar o estudo da literatura  mais dinâmico e próximo da realidade  do estudante, bem  como de estreitar os laços  entre literatura e cinema.

Literatura em Tela

 

 

RODA DE LEITURA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

Professora Responsável: Dilma Mesquita de Lacerda Loureiro

Campus: Tijuca II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Tijuca II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

A Roda de leitura, teve início no Campus Centro em 2007. Os encontros sempre voltados ao incentivo da leitura e da pesquisa, agora tem a presença musical e poética acoplada em seu desenvolvimento – Sopa de Letras. A oficina de Teatro também participa fazendo alguns desdobramentos da proposta.

Roda de Leitura

 

 

ANIMA Fase III

Professor Responsável: Maurício Cezar Pascoaleto

Campus: Niterói

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Niterói, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Desenho e Artes Visuais.

 Projeto iniciado em 2015 no campus Niterói. Tem como objetivo realizar a produção de curtas metragens e funcionar como núcleo, atendendo a alunos ouvintes. Pretende viabilizar um curso de Ensino Médio Técnico em  Animação em Niterói e ampliam o espaço de atuação de estudantes, por meio do conhecimento de novas linguagens, mais especificamente o da animação audiovisual.

Anima - Fase III

 

 

LEQUIM- LABORATÓRIO PARA ESTUDO DOS QUADRINHOS E SEU IMAGINÁRIO

Professor Responsável: Leonardo Costa Bueno

Campus: Niterói.

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Niterói, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Desenho e Artes Visuais.

O projeto LEQUIM surgiu a partir de uma demanda de estudantes do campus Niterói por mais oportunidades de aprender, entender e utilizar as linguagens artísticas. Em seu contexto; surgiu a ideia  de trabalhar com quadrinhos, o que  permite aplicar conceitos e conteúdos pertencentes ao campo do desenho geométrico como, por exemplo, o uso da perspectiva na elaboração dos espaços.

O projeto foi suspenso por questões administrativas ( professor necessitou mudar de campus) e seus estudantes terminaram o ano , participando dos encontros do Projeto ANIMA FASE III, projeto similar do Prof Maurício Pascoaleto, que incorporou todos os bolsistas.

 

 

BANDA KNT ANO II – GRUPO MUSICAL DO CAMPUS NITERÓI

Professor Responsável: Leandro Goretkin Abrantes

Campus: Niterói

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Niterói, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Educação Musical.

O coral iniciado desde 2014 no Campus Niterói, vem mais um ano com o intuito de formar um grupo de talentosos músicos, proporcionando aprofundamento e dedicação. Para a montagem de uma banda de música, visando o crescimento de habilidade musicais dos estudantes do Colégio Pedro II.

Banda NKT

 

 

POESIA PELA JANELA: OFICINA DE LEITURA, ESCRITA, FALA E DIFUSÃO DE POESIA

Professor Responsável: Heyk Brauner Pimenta Estanislau

Campus: São Cristovão II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus São Cristóvão II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Sociologia.

A Oficina de “Poesia Pela Janela”, integra o laboratório de imagens e narrativas em ciências sociais. Notado o baixo interesse e o pouco contato que os estudantes tem com poesia, aferiu-se que a ideia que possuem sobre essa arte liminar é de que ela seria sentimental e ultrapassada.

Oficina de Poesia pela Janela

 

 

FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS

Professora Responsável: Máxima de Oliveira Gonçalves

Campus: Engenho Novo II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Engenho Novo II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

Tem como objetivo educar para as relações étnicos-raciais; viabilizar a criação e manutenção de um Fórum permanente de discussões das relações étnicos-raciais no Colégio Pedro II. A metodologia a ser utilizada é de perspectiva interdisciplinar e intelectual.

Fórum

 

 

INVESTIGAÇÕES VISUAIS E POÉTICAS

Professora Responsável: Rosiane de Jesus Dourado

Campus: Centro

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Centro, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Desenho e Artes Visuais.

Projeto destinado ao ensino-aprendizado, pesquisa e experimentação artística com foco no audiovisual. Visa a investigação e construção de linguagens audiovisuais como cinema de animação, cinema, vídeo, vídeo-arte e seus diálogos com a fotografia e outras linguagens híbridas. Oferece experiências com softwares de animação, tratamento de imagens, editores de vídeo e de áudio.

Investigações Visuais e Poéticas

 

GRUPO DE FLAUTAS

Professora Responsável: Cristina Silva Kreutzfeld

Campus: Realengo I

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Realengo I, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Educação Musical.

É um projeto iniciado pela professora Ana Paula Cruz, que tem a participação de alunos do curso técnico em música. Devido aos diferentes níveis de conhecimento e prática o aluno do técnico tem a necessidade de tocar arranjos em conjuntos, em diversos estilos e repertórios musicais, colocando conceitos teóricos das disciplinas em prática

Grupo de Flautas

 

 

FICÇÃO, EXPRESSÃO CORPORAL E PESQUISA HISTÓRICA NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS

Professor Responsável: Wagner Torres de Araújo

Campus: Engenho Novo II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Engenho Novo II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de História.

Visa estimular os jovens estudantes a usar a criatividade, desenvolver as habilidades com a escrita, vencer a inibição e a aperfeiçoar a expressão corporal. A intercessão dessa proposta com a disciplina Educação Física se mostra principalmente na leitura dramatizada dos textos ficcionais, ao potencializar a expressão de sentimentos e emoções durante a apresentação dos textos criados pelos estudantes.

Ficção Expressão Corporal Pesquisa Histórica

 

A CRIAÇÃO DO ESPAÇO ONLINE DE AUDIOVISUAL DO LABORATÓRIO DE SOCIOLOGIA LINCOLN BICALHO ROQUE – SCIII

Professor Responsável: Paulo Roberto Torres Alves

Campus: São Cristóvão III

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus São Cristóvão III, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Sociologia.

O objetivo geral do projeto consiste em criar um espaço de vídeos e filmes online de caráter sociológico, onde alunos e professores passam ter referências para as suas aulas, aproximando-os de uma filmografia nem sempre acessível.

Criação do Espaço Online

 

 

FAZENDO MÚSICA NO PERCURSO DA HISTÓRIA

Professora Responsável: Rebeca Vieira de Almeida Batalha

Campus: São Cristóvão II

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus São Cristóvão II, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Educação Musical.

O projeto “Fazendo Música no Percurso da História” é uma proposta de Iniação Artistica e Cultural que visa o desenvolvimento de habilidades musicais, por um viés investigativo e criativo. Vem se aprimorando desde 2015. Tem como intuito a investigação criativa de um gênero musical escolhido pelo coletivo.

Fazendo Música

 

CINESTESIA COLETIVO DE CINEMA

Professor Responsável: Alex Sandro Barcelos Cortes

Campus: Niterói

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Niterói, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de História.

Tem como objetivo promover sessões semanais de cinema no campus Niterói, promove oficinas de cinemas e capacita a comunidade escolar para fazer seus próprios filmes, elaborando ao menos um filme de curta-metragem ou o processo de roteiro a edição e finalização, o projeto cria um grupo de estudo e pesquisa sobre linguagem cinematográfica, reuniões semanais e produção textual sobre o tema.

Cinestesia

 

 

EXPRESSÕES DE DIVERSIDADE CULTURAL

Professora Responsável: Munique Vieira da Silva

Campus: Niterói

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Niterói, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Física.

Tem como objetivo acessar a memória e valorizar experiências de grupos historicamente marginalizados (nordestinos, árabes, africanos e indígenas), além de estudar expressões artísticas e culturais de tais grupos.

Expressões da Diversidade Cultural

 

ATELIÊ DE EXPERIMENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Professora Responsável: Maria Lia Gauterio Conde Pinto

Campus: São Cristóvão III

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus São Cristóvão III, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Desenhos e Artes Visuais.

Despertar a curiosidade pelo desenvolvimento da pesquisa teórica com base em textos, artigos, reportagens e imagens que possibilite análise e discussão de conteúdos integrantes da arte contemporânea e suas interdisciplinaridades.

Ateliê de Experimentações Artísticas

 

PANDEIRADA – OFICINA DE PANDEIROS

 Professor Responsável: Thiago Ferreira de Aquino

Campus:  Duque de Caxias

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Duque de Caxias, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Educação Musical.

Projeto iniciado desde 2013, vem como uma forma de aprimorar e desenvolver as habilidades técnicas e saberes sobre o pandeiro, influenciando também na cultura da música popular brasileira ampliando as criações artísticas de cada aluno e do coletivo.

Pandeirada

 

NOBRE ARRANJO: PRÁTICA INSTRUMENTAL E VOCAL EM GRUPO

Professora Responsável: Inês de Almeida Rocha

Campus: Centro

Unidades responsáveis: Direção-geral do Campus Centro, Direção de Culturas – PROPGPEC e Departamento de Educação Musical .

Após as experiências bem sucedidas dos bolsistas de Iniciação Artística e Cultural nos anos de 2015-2016, o presente projeto apresenta proposta de continuidade de práticas musicais em grupo. As atividades já realizadas com repertório de música brasileira e espanhola, proporcionou um ambiente favorável entre os alunos para que optássemos pela presente proposta de prática musical instrumental e vocal em conjunto.

Nobre Arranjo