Projetos de Iniciação Artística (2018)

1. ANIMA em Ação

Busca ampliar o espaço de atuação de estudantes por meio do conhecimento de novas linguagens, mais especificamente a da animação audiovisual. Oferece instrumentos à estudantes nas técnicas específicas da animação e nas tecnologias necessárias à execução da prática artística em questão. Propicia a experiência da pesquisa e a aquisição de conhecimentos de forma interdisciplinar, nas diferentes práticas que a animação permite.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Niterói e Departamento de Artes Visuais

 

2. Arte Urbana e a reinvenção do espaço público

 

arte urbana

O projeto busca proporcionar aos estudantes a consciência da aproximação entre arte e vida, estabelecendo uma relação mais estreita com a produção artística da Baixada Fluminense. Ressalta a relevância da pesquisa de campo na produção do conhecimento, fomentando e desenvolvendo o gosto pela arte e a capacidade de produção intelectual e artística dos alunos através de produção de artigos e/ou produções plásticas relacionadas ao objeto de estudo.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Duque de Caxias e Departamento de Artes Visuais

 

 

3.  Ateliê de Experimentações Artísticas

 

ATELIE DE EXPERIMENTAÇÕES

Desperta a curiosidade pelo desenvolvimento da pesquisa teórica com base em textos, artigos, reportagens e imagens, que possibilitem a análise e discussão de assuntos e contextos contemporâneos na História da Arte e nas Artes Visuais contemplando suas interdisciplinaridades. Propõe reflexões, exercícios e ações artísticas que estabeleçam diálogos entre a Arte Contemporânea, a Cultura Visual e o cotidiano, considerando o espaço e a comunidade escolar.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão III e Departamento de Artes Visuais

 

4. Banda NKT Ano III

banda nkt

O projeto objetiva o fomento e desenvolvimento de grupos musicais institucionais, que visem ao crescimento das habilidades musicais e da representação do Colégio Pedro II em diferentes espaços. Visa ampliar as opções vocais e instrumentais do educando, aprofundando conhecimentos e habilidades desenvolvidos nas aulas curriculares de Educação Musical. Estimula, pois, o desenvolvimento de um léxico cultural dos alunos envolvidos tanto como de suas plateias, no que tange aos Gêneros Musicais típicos da realidade formadora brasileira.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Niterói e Departamento de Educação Musical

 

5. Chorões do CPII

Chorões do CPII

Objetiva expandir o universo musical dos alunos através de um repertório que envolve música popular, erudita e folclórica nacional e estrangeira. Proporciona o contato com diversos instrumentos musicais, ensina técnicas de arranjo e desenvolve ouvido crítico. Promove ainda a autonomia do aluno através de sugestões deles próprios sobre os possíveis caminhos de ensaio, escolha de repertório e arranjo. Encoraja o aluno à performance de palco através da participação constante em eventos.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Realengo II e Departamento de Educação Musical

 

6. Ciências Humanas e Cinema: o uso do audiovisual como experiência crítica

CIENCIAS HUMANAS E CINEMA

O projeto visa contribuir, no Campus São Cristóvão III, para a formação de um polo de audiovisual. Busca a articulação entre professores, estudantes e pesquisadores do campus para estimular a difusão da linguagem do audiovisual. Objetiva a criação de um grupo permanente de estudos, pesquisa e debate na área de audiovisual, capaz de fomentar o intercâmbio entre vários projetos que acontecem no campus.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão III e Departamento de Sociologia

 

7. Cinema e feminismos: análise e produção audiovisual

Cinema e Feminismos

Busca uma articulação entre projetos do Campus São Cristóvão III que envolvem a produção audiovisual. Pretende analisar a produção audiovisual na área temática Gênero e Sexualidade, com o enfoque no movimento feminista. Ao produzir e analisar filmes, o próprio Cinema será problematizado como além de uma forma de linguagem, mas também enquanto uma manifestação artística não restrita ao espaço especializado para tal.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão III e Departamento de Sociologia

 

8. CINESTESIA Coletivo de Cinema

O projeto visa promover periodicamente sessões de cinema através do Cinestesia Cineclube seguidas de debates. Realiza grupo de estudo sobre cinema e educação, bem como oficinas audiovisuais, tais como Linguagem Cinematográfica, argumento e roteiro, fotografia e iluminação, efeitos especiais, figurino e cenário, som, edição e montagem, como forma de capacitar os envolvidos, para a realização de seus próprios filmes.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Niterói e Departamento de História

 

9. Coral de LIBRAS (Língua de Sinais Brasileira)

Coral de Libras - São Cristóvão II

O projeto visa divulgar a Libras por meio de atividades cultural/musical, desenvolvida pelo Coral de Libras do Colégio Pedro II, oportunizando um novo olhar multidisciplinar, inclusivo e participativo à cultura surda.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão II e Seção de Educação Especial – NAPNE GERAL

 

10. Coral do Campus Centro: Memória e Atualidade

Coral do Campus  Centro

O projeto objetiva dar continuidade à tradição do canto coral no Colégio Pedro II, Campus Centro, e proporcionar aos alunos mais uma importante oportunidade de prática musical, para além da sala de aula. O objetivo em relação aos alunos bolsistas é desenvolver diversas habilidades no campo da Educação Musical e em áreas afins, assim como desenvolver a capacidade de planejamento, liderança, a responsabilidade, autonomia, autoconfiança, a cooperação, entre outras.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Centro e Departamento de Educação Musical

 

11. CPMúsica – práticas musicais em grupo

CP MÚSICA PRÁTICAS MUSICAIS EM GRUPO

O projeto objetiva proporcionar atividades de prática instrumental e vocal em conjunto para alunos do Ensino Médio. Desenvolve conhecimentos musicais relativos à prática instrumental e vocal em conjunto. Busca participar de apresentações musicais em eventos do campus Centro e de outros espaços.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Centro e Departamento de Educação Musical

 

12. CPNews

CPNews

O CPNEWS pretende divulgar as atividades do Campus São Cristóvão II, apresentar e debater outros assuntos que sejam de interesse à comunidade escolar. Procura também ser um canal de comunicação para todos os estudantes da escola. A ideia é que os temas abordados no jornal sejam discutidos entre os integrantes da comunidade escolar.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão II e Departamento Português e Literaturas de Língua Portuguesa

 

13. Cultura Popular na Escola

CULTURA POPULAR NA ESCOLA

O projeto articula os conteúdos trabalhados em sala de aula às práticas extracurriculares de cultura popular, valorizando as matrizes afro-brasileira e indígena, conforme a Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008. Busca produzir aprendizagem de forma interdisciplinar, relacionando conceitos de diferentes áreas do conhecimento. Articula o saber escolar e o saber popular.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Engenho Novo II e Departamento de Sociologia

 

14. Curadoria de Imagens do Bairro de São Cristóvão: Fotografia e Memória

Curadoria de Imagens do Bairro de São Cristóvão

Desenvolve uma plataforma de consulta de dados, centrada no objetivo de hospedar uma base de imagens fotográficas sobre o bairro de São Cristóvão, com referenciais confiáveis e imagens de alta resolução – Banco de Imagens do Bairro de São Cristóvão. Amplia o papel do Colégio Pedro II como instituição de memória e aporte de dados em base digital.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão III e Departamento de Sociologia

 

15. Dançar a vida

Dançar a Vida

O projeto objetiva despertar a reflexão e o estudo da simbologia da linguagem corporal na relação sujeito-mundo, assim como as relações de autoestima, a autoimagem e a autoconfiança. Desenvolve o estudo e a prática de danças, promovendo a construção e ampliação do conhecimento em dança. Visa pesquisar e construir material de pesquisa técnica e científica sobre danças, bem como divulgar e valorizar as danças em apresentações culturais.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Niterói e Departamento de Educação Física

 

16. DISCURSERIA: Laboratório experimental de crítica de arte

DIscurseria

O projeto busca formar um espaço de discussão e experimentação crítica sobre a produção artística brasileira contemporânea, democratizando o acesso à Arte e Cultura no ambiente escolar.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão II e Departamento de Artes Visuais

 

17. E aí, Chloé? – A adaptação de um livro em curta metragem sob a ótica dos alunos do campus Engenho Novo II

E aí, Chloé

A proposto do projeto é construir um recurso audiovisual, em forma de curta metragem, livremente baseado no livro “E aí, Chloé? Uma estória-ferramenta para você aprender a aprender francês na escola”. Mais especificamente, o projeto visa promover a leitura de uma estória-ferramenta baseada nos constructos da Teoria Social Cognitiva, bem como orientar a criação e o desenvolvimento do roteiro do curta-metragem, desenvolvendo habilidades para o uso de programas de edição de vídeo.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Engenho Novo II e Departamento de Francês

 

18. Efêmera – semana de arte contemporânea

efemera

O projeto tem como objetivo central a organização do evento de artes visuais “Efêmera – semana de arte contemporânea”. Os alunos bolsistas estarão envolvidos tanto na organização do projeto, quanto também na apresentação de seus próprios trabalhos em desenvolvimento como artistas visuais.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Engenho Novo II e Departamento de Artes Visuais

 

19. Expressões Poéticas: corpos e palavras em movimento

Expressões Poéticas

O projeto visa desenvolver a leitura de textos poéticos para fruição estética e questões vivenciais/existenciais/sociais, ampliando o campo de autoconhecimento e de expressão dos estudantes envolvidos. Encoraja o desenvolvimento dos estudantes quanto à expressão de pensamento e voz próprias para se estabelecer como sujeito.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Realengo II e Departamento Português e Literaturas de Língua Portuguesa

 

20. Fazendo música no percurso da História

Fazendo Música

Desenvolve-se a prática de pesquisa e performance musical por um viés investigativo e criativo, investigando sobre o contexto histórico do tema musical escolhido, e produzindo intervenções didáticas em apresentações musicais para o público interno e externo da escola.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão II e Departamento de Educação Musical

 

21. Fórum Permanente de Discussão Étnico Racial

forum permanente

O projeto propõe a discussão das relações étnico raciais no ambiente escolar através de abordagem político-pedagógica multidisciplinar. Visa a análise crítica das tensões raciais, permeada por debate e diálogo, no contexto da sociedade brasileira e da diáspora africana, refletidas nas práticas culturais, sociais, político-econômicas, jurídicas, linguísticas e literárias que perpetuam o sistema de exclusão racial.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Engenho Novo e Departamento Português e Literaturas de Língua Portuguesa

 

22. A História e a Cultura Afro-Americanas através da Dança

A História e a Cultura Afro-Americanas Através da Dança

Propiciar um primeiro contato dos bolsistas com algumas das danças de origem afro-americana, despertando um possível interesse por essas diferentes modalidades. Visa provocar uma reflexão sobre as funções sociais da dança e sobre a dança como representação cultural, levando ainda os alunos a pesquisar/refletir sobre a interface entre a dança, a cultura afro-americana e a língua inglesa.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Engenho Novo II e Departamento Língua Anglo-Germânicas (Inglês e Alemão)

 

23. Investigações Visuais e Poéticas

investigações visuais

O projeto busca promover o desenvolvimento artístico, estético e intelectual do aluno através da pesquisa e da produção em linguagens artísticas audiovisuais, em especial o cinema. Fomenta a análise e a apropriação crítica das imagens, vídeos e linguagens audiovisuais. Oferece experiências com softwares de tratamento de imagens, editores de vídeo e de áudio. Desperta o interesse pela pesquisa das técnicas, dos materiais, dos procedimentos e das possibilidades narrativas sonoras e imagéticas, pela quebra da narrativa e pelos modos experimentais de produção.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Centro e Departamento de Artes Visuais

 

24. Jornal Online

jornal online

O projeto visa oportunizar reflexões acerca do compromisso dos veículos de informação, contribuindo para a formação de um cidadão crítico. Promove a circulação de informações relativas ao cotidiano da comunidade escolar do Colégio Pedro II – Campus Niterói. Destaca ocorrências em âmbito regional, estadual, nacional ou ainda internacional, cuja relevância seja reconhecida pelos componentes do Conselho Editorial do Jornal. Instrumentaliza os jovens para o exercício da profissão.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Niterói e Departamento Português e Literaturas de Língua Portuguesa

 

25. Leitura Plural – Criação e crítica na escola básica

Espera-se possibilitar aos alunos que desenvolvam, fora das sistemáticas das aulas e avaliações regulares, as estratégias de leitura como intervenção no mundo e no sistema artístico, a fim de que, antes de se libertarem, reconheçam o poder criativo que lhes é inerente, os procedimentos narrativos – aprimorando o uso e a desconstrução das estruturas linguísticas – e a capacidade de análise e síntese.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão II e Departamento Português e Literaturas de Língua Portuguesa

 

26. LEQUIM – Laboratório para Estudo dos Quadrinhos e seu Imaginário

LEQUIMBusca ampliar o espaço de atuação de estudantes por meio do conhecimento de novas linguagens, mais especificamente a da histórias em quadrinhos. Instrumentaliza os estudantes com técnicas específicas do desenho e histórias, propiciando a experiência da pesquisa e a aquisição de conhecimentos de forma interdisciplinar nas diferentes práticas que os comics permitem.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Niterói e Departamento de Desenho

 

27. Mítica das HQ’S: identificação, interpretação e criação pelos alunos do Colégio Pedro II

mitica das hqs

Busca incentivar a leitura e a escrita entre os alunos, procedendo à leitura das HQ’s selecionadas e discutindo as temáticas pertinentes à juventude que se encontram nas obras. Estuda o conceito de herói e como ele se aplica a essas narrativas, pesquisando também referências mitológicas citadas nas obras. Produz HQ’s que estejam vinculados ao “mundo” estudado. Visa publicar as narrativas em blog criado para esse fim.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Realengo II e Departamento Português e Literaturas de Língua Portuguesa

 

28. Museu de Tecnologia – SCIII

museu de tecnologia

O projeto promove o conhecimento e divulgação da história dos equipamentos de Física, buscando determinar sua finalidade, bem como o contexto histórico, social e tecnológico. Possibilita a integração das atividades de laboratório e aulas teóricas com a apresentação e explicação do funcionamento dos equipamentos tecnológicos e científicos presentes no acervo.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão III e Departamento de Física

 

29. Oficina de Poesia pela Janela

oficina de poesia

Pretende-se introduzir os estudantes aos textos da literatura contemporânea e com eles identificar dispositivos artísticos, políticos e culturais que fomentam as artes do tempo presente. Assim como valer-se desses textos para uma análise mais apurada e refletida do contexto social, cultural e político que gera tais obras e em que todos nós estamos inseridos.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão II e Departamento de Sociologia

 

30. Orquestra de Violões do CPII

orquestra de violoes

Busca expandir nos alunos bolsistas suas formas de atuação na Orquestra de Violões, não só como intérpretes, mas experimentando aptidões que ampliam a atividade do músico profissional. Como produtores, atuarão na divulgação da Orquestra e na realização dos eventos; como educadores, atuarão como monitores junto aos novos integrantes da Camerata; como arranjadores, poderão experimentar o campo da composição para formação musical em grupo. Enquanto técnicos de áudio, auxiliarão na montagem e manipulação dos equipamentos de som durante apresentações e em gravações.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Realengo II e Departamento de Educação Musical

 

31. Orquestra Escolar do Campus Tijuca II

orquestra escolar do campus tijuca II

O projeto busca proporcionar aos alunos participantes a oportunidade de travar conhecimento com mais de um instrumento musical, a partir do contato com seus colegas de projeto, bem como aumentar a capacidade de performance dos participantes em seus instrumentos de origem. Visa proporcionar aos participantes o contato com repertório diferente daquele oferecido pelas grandes emissoras de conteúdo, como a televisão e o rádio.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Tijuca II e Departamento de Educação Musical

 

32. Pandeirada – Oficina de Pandeiros

Pandeirada

Objetiva estimular nos participantes a sensibilidade, a motricidade, a autoestima e a criação artística, através da música, do fazer coletivo e do respeito ao outro. Desenvolve nos participantes a técnica adequada à execução do pandeiro e também o conhecimento e percepção das diferentes articulações que estruturam a linguagem musical da percussão. Aprofunda noções básicas de teoria musical, com ênfase nas questões relativas a ritmo, pulsação, dinâmica, timbre e forma.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Duque de Caxias e Departamento de Educação Musical

 

33. Pontes da Arte – Tradição e Presente

Pontes da Arte

Objetiva conhecer parte da produção artística contemporânea e relaciona-las com a tradição de arte brasileira e internacional. Visa pesquisar visualmente a produção de arte contemporânea, observar e identificar as vinculações imagéticas entre elas. Relaciona a produção artística da contemporaneidade brasileira com as matrizes da cultura nacional, investigando a configuração das imagens constituídas pelos artistas e sua vinculação com questões de caráter simbólico, histórico, estéticos e sociais.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Tijuca II e com o Departamento de Artes Visuais

 

34. Potere: o lugar da mulher negra no Colégio Pedro II

potere

O projeto objetiva investigar e debater sobre o lugar da mulher negra no âmbito do Colégio Pedro II. Procura debater o racismo institucional. Promove o desenvolvimento artístico, estético, e cultural dos estudantes através de pesquisa e produção fotográfica e de vídeo. Oferece também experiência com softwares de edição de imagens e vídeo.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus São Cristóvão II e Departamento de Artes Visuais

 

35. Quinteto Vocal Tijuca II: aprofundando a experiência vocal no Colégio Pedro II

quinteto vocal

O projeto objetiva aprofundar e aperfeiçoar a experiência vocal dos alunos bolsistas, desenvolvendo a independência vocal de cada aluno e a autonomia na interpretação de arranjos vocais. Pesquisa e analisa performances diversas de grupos vocais brasileiros e internacionais. Desenvolve a autonomia, o senso estético, a percepção musical e o pensamento crítico dos alunos.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Tijuca II e Departamento de Educação Musical

 

36. Relações Poéticas

Relações Poéticas

Busca desenvolver a leitura de textos poéticos para fruição estética e de questões existências/sociais, visando a ampliação da autonomia dos estudantes e da participação cidadã no mundo. Encoraja o desenvolvimento da autoestima e a expressão do protagonismo, a partir de um discurso estético/artístico autoral.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Realengo II e Departamento Português e Literaturas de Língua Portuguesa

 

37. Revista literária do Campus Niterói do Colégio Pedro II

Revista Literária do Campus Niterói

O projeto busca criar um meio de divulgação para os textos literários e críticos produzidos por alunos do campus Niterói do Colégio Pedro II, desenvolvendo as diferentes competências necessárias para a edição de uma revista. Visa ainda fomentar a criação literária no campus e a leitura variada de textos literários a partir de critérios formulados pela comunidade de leitores constituída pelos participantes do projeto.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Niterói e Departamento Português e Literaturas de Língua Portuguesa

 

38. Roda de Leitura: uma proposta interdisciplinar

Roda de Leitura

O projeto busca despertar o interesse pela leitura do texto literário em todas as suas formas de produção, formando um público leitor comprometido com a pesquisa e com a reflexão. Promove a integração das linguagens poéticas, musical e teatral como reforço à aprendizagem. Incentiva o trabalho em parceria com os colegas e professores, buscando alcançar uma legítima construção do conhecimento.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Tijuca II e Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa

 

39. Sons de Realengo: um mergulho nas experiências sonoras/musicais com os estudantes músicos do campus Realengo II

Sons de Realengo

Objetiva constituir e continuar o núcleo de produção artística e musical iniciado no ano letivo de 2017, por meio da criação de uma banda de música popular, atualizando sua formação e integrantes, que trabalharão na pesquisa de repertório e na criação de canções autorais levando em consideração as questões culturais locais e os projetos interdisciplinares desenvolvidos no campus. Além disso, são objetivos dos projetos estimular a autoria e a autonomia dos estudantes e a capacidade de dialogar com outras áreas do conhecimento.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Realengo II e Departamento de Educação Musical

 

40. Território e Cultura

Teritório e Cultura

Visa conhecer e valorizar experiências sócias de grupos historicamente subalternizados, além de identificar a espacialidade das relações raciais e das lutas anti-racismo. Promove entre os alunos múltiplas atividades de sensibilização e conscientização sobre a relação entre racismo, xenofobia e outras formas de discriminação com as políticas de gestão do território e ordenamento espacial.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Niterói e Departamento de Geografia

 

41. Trupe Matemágica

trupe matemágica

O projeto objetiva pesquisar sobre conteúdos e ideias matemáticas que estão por detrás de alguns truques, recriar estes e difundir esses mesmos conhecimentos de forma divertida. Visa contribuir para associar o nome do Colégio à práticas de ensino inovadoras e estabelecer laços entre instituições de ensino. Objetiva contribuir para o empoderamento feminino nas áreas das Exatas.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Engenho Novo II e Departamento de Matemática

 

42. Vozes do Engenho e o protagonismo juvenil: a prática coral como espaço de construção da identidade

Vozes do Engenho

O projeto objetiva proporcionar espaço de iniciação à prática profissional da música, bem como aplicar técnicas de pesquisa em música. Aprimora assim, as formas de pesquisa e trabalhos acadêmicos e desenvolvendo competências e habilidades técnicas e estéticas específicas da prática profissional musical. Visa também estimular o protagonismo estudantil e promover o respeito à diversidade cultural.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Engenho Novo II e Departamento de Educação Musical

 

43. Zines e interdisciplinaridade em Desenho

Zines e Interdisciplinaridade

Busca ampliar o contato dos estudantes com diferentes meios e métodos de expressão gráfica, identificando e iniciando potenciais talentos. Oportuniza o desenvolvimento de competências comunicacionais e artísticas e aprofunda os conhecimentos dos estudantes sobre Desenho e suas aplicações. Incentiva o compartilhamento e consumo de trabalhos criativos e discussões da comunidade escolar, abrindo um espaço de discussão sobre as atribuições e contribuições possíveis da disciplina nas esferas do consumo de cultura material.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com o Campus Centro e Departamento de Desenho