Projetos de Iniciação Artística e Cultural (2019)

1. Caligrafia, Desenhando Letras

Caligrafia - Maria Begona

Busca mostrar a evolução da caligrafia através da história. Promover o exercício e o desenvolvimento estético da caligrafia artística através da pesquisa e da prática do desenho de letras, utilizando diferentes materiais e suportes. Oportunizar experiências caligráficas através de exercícios e desafios para a escrita de frase e palavras. Aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre desenho de caligrafia artística e suas aplicações. Apresentar ferramentas e métodos que proporcione uma escrita bela, proporcional, legível e compreensível. Despertar o interesse pela pesquisa das técnicas, dos materiais e de procedimentos para o desenho de uma escrita bela e harmônica.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Desenho e Campus Centro.

Professoras Responsáveis: Maria Begoña e Cinthia Graça

 

2. Coral do Campus Centro: Dando o Tom

 

Coral do Campus Centro - Clara Fernandes

Dar continuidade à tradição do canto coral no Colégio Pedro II Campus Centro e proporcionar aos alunos mais uma importante oportunidade de prática musical, para além da sala de aula. O objetivo em relação aos alunos bolsistas é desenvolver diversas habilidades no campo da Educação Musical e em áreas afins, assim como desenvolver a capacidade de planejamento, liderança, a responsabilidade, autonomia, autoconfiança, a cooperação, entre outras.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical e Campus Centro.

Professora Responsável: Clara Fernandes Albuquerque

 

3. CPMúsica: Performance Instrumental, Vocal e Práticas de Harmonização, Arranjo e Composição em Grupo

 

CPMúsica - Inês Rocha

Proporcionar atividades de prática instrumental e vocal em conjunto para alunos do Ensino Médio; desenvolver conhecimentos musicais relativos à prática instrumental e vocal em conjunto; desenvolver processos de improvisação e criação musical, visando a elaboração de composições autorais; desenvolver arranjos como base instrumental para o repertório coral; criar arranjos para músicas populares escolhidas pelo grupo; participar de apresentações musicais em eventos do campus Centro e outros espaços; participar de todo o processo de produção musical e cultural dos eventos relacionados ao projeto.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical e Campus Centro.

Professora Responsável: Inês Rocha

 

4. Narrativas de Suspense em Podcast

Banner_Narrativas de Suspense em Podcasts_Campus Centro

 

Conhecer a estrutura das narrativas de suspense e policiais da literatura brasileira contemporânea; selecionar narrativas de suspense ou policiais, tendo em vista o público jovem; desenvolver técnicas de leitura dramatizada; tomar contato com os recursos oferecidos pela ferramenta tecnológica Podcast.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Campus Centro.

Professora Responsável: Denir Camacho Ferreira

5. Narrativas de Suspense em Podcast

Narrativas-de-Suspense-Liliane-Machado

Conhecer a estrutura das narrativas de suspense e policiais da literatura brasileira contemporânea; selecionar narrativas de suspense ou policiais, tendo em vista o público jovem; desenvolver técnicas de leitura dramatizada; tomar contato com os recursos oferecidos pela ferramenta tecnológica Podcast.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Campus São Cristóvão III.

Professora Responsável: Liliane Machado

6. Investigações Visuais e Poéticas

Investigações Visuais e Poéticas - Rosiane Dourado

Promover o desenvolvimento artístico, estético e intelectual do(a) aluno(a) através da pesquisa e da produção em linguagens artísticas audiovisuais, em especial o cinema; fomentar a análise e apropriação crítica das imagens, vídeos e linguagens audiovisuais; oferecer experiências com softwares de tratamento de imagens, editores de vídeo e de áudio; despertar o interesse pela pesquisa das técnicas, dos materiais, dos procedimentos e das possibilidades narrativas sonoras e imagéticas, pela quebra da narrativa e pelos modos experimentais de produção; incentivar e apresentar ferramentas técnicas, conceitos e poéticas para sensibilizar na produção de curtas (de vários gêneros) e fotografias (experimentando várias linguagens visuais nesse campo). Instagram do projeto: @investigacoesvp

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Artes Visuais e Campus Centro.

Professora Responsável: Rosiane Dourado

 

7. Board Games – Aprender a Língua Inglesa com Jogos

Board Games - Ana Paula Deslandes

Praticar o inglês de forma lúdica através de jogos de mesa (tabuleiro, cartas, entre outros), desenvolvendo diferentes habilidades através das tarefas existentes em diversos tipos de jogos. Os alunos praticam /adquirem vocabulário e praticam/aprendem formas gramaticais diversas, de acordo com o jogo:desenvolvem a autonomia, pois devem, por conta própria encontrar maneiras de superar os desafios do jogo e da língua estrangeira. Além disso, a autonomia dos alunos também deve ser desenvolvida através da criação de um jogo, produto final do projeto, considerando os conteúdos a serem desenvolvidos, assim como maior conscientização e responsabilidade pela própria aprendizagem, ao entender que estruturas gramaticais e lexicais e que habilidades são necessárias/adquiridas/praticadas através dos jogos; maior motivação para aprender a língua, através da superação de desafios; desenvolvimento de habilidades de socialização.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Inglês e Campus Engenho Novo II.

Professora Responsável: Ana Paula Deslandes

 

8. Efêmera – Semana de Arte Contemporânea

Efêmera - Ana Claudia Menezes

Essa proposta tem como objetivo a realização da Efêmera – semana de arte contemporânea, no Campus Engenho Novo II. O projeto funciona como um laboratório de curadoria e se constitui como lugar de pesquisa e experimentação, onde _s alun_s podem criar uma chamada para artistas, escrever sobre os trabalhos apresentados, definir a programação de acordo com a circulação nos espaços da escola, ampliar a visão crítica a respeito das obras e suas interlocuções com questões atuais, bem como  vivenciar algumas das etapas da produção de uma exposição de arte, entre as quais: o contato com artistas, a montagem, a conservação e a manutenção durante a exibição, além dos registros e da desmontagem.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Artes Visuais e Campus Engenho Novo II.

Professora Responsável: Ana Cláudia Menezes

 

9. Fórum Permanente de Discussão das Relações Étnico-Raciais

Fórum Étnico Racial - Alline Torres

Educar para as relações étnico-raciais com abertura de um canal de diálogo sobre questões raciais, que englobem desde a denúncia da opressão e sua superação à afirmação dos valores sociais negros e indígenas refletidos nas histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas; repensar o lugar da identidade negra e indígena na formação dos estudantes, através da audiência a vozes de diferentes origens, com foco nas relações étnico-raciais; permitir a construção consciente da alteridade como prática político-pedagógica, tendo como foco a dinâmica das relações étnico-raciais; possibilitar a criação de práticas político-pedagógicas que apontem caminhos contra o preconceito e opressão racial, através da participação dos membros da comunidade escolar, estudantes, professores e funcionários.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Sociologia e Campus Engenho Novo II.

Professora Responsável: Alline Torres

 

10. Projeto Cultura Popular na Escola

Cultura Popular na Escola - Beatriz Arosa

Articular os conteúdos trabalhados em sala de aula às práticas extracurriculares de cultura popular; valorizar as matrizes afro-brasileira e indígena, conforme a Lei 10639/03 e Lei 11645/08; articular o saber escolar e o saber popular; articular saberes teóricos (curriculares e extracurriculares) e aprendizagem prática; produzir aprendizagem de forma interdisciplinar, relacionando conceitos de diferentes áreas do conhecimento; problematizar os conceitos de cultura e de identidade, enfatizando sua dimensão política.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Sociologia e Campus Engenho Novo II.

Professora Responsável: Beatriz Arosa

 

11. Vozes do Engenho e Protagonismo Juvenil: A prática coral como espaço de construção da identidade

Vozes do Engenho - Cecília Vanessa

Proporcionar espaço de iniciação à prática profissional da música; aplicar técnicas de pesquisa em música; estimular o protagonismo estudantil; promover o respeito à diversidade cultural.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical, Campus Engenho Novo II.

Professora Responsável: Cecília Alexandre de Souza

 

12. Trupe Matemágica

Trupe Matemátiga - Liliana Manuela

Pesquisar sobre conteúdos e ideias matemáticas que sustentam alguns truques de magia, recriar e difundir esses conhecimentos de forma divertida; pesquisar sobre algumas mulheres que se destacaram na Matemática e produzir alguns materiais de divulgação sobre sua história e atividade. Contribuir para associar o nome do CPII a práticas de ensino inovadoras. Estabelecer laços com a comunidade e contribuir para o empoderamento feminino.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com departamento de Matemática e Campus Engenho Novo II.

Professora Responsável: Liliana Costa

 

13. Jogada Ensaiada: Textos de Filosofia e Futebol

Jogada Ensaiada - Bernardo Barreto

O projeto tem como objetivo produzir textos sobre futebol a partir de uma perspectiva literária e filosófica. Para isso foi necessário: aprofundar e alargar os olhares sobre o fenômeno do futebol e também sobre a literatura acerca do mesmo; propiciar um contato diferenciado com o acontecimento do jogo, indo ao campo (trabalho de campo) e desenvolver discussões filosóficas a partir das diversas facetas que o futebol abriga.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Filosofia e Campus Humaitá II.

Professor Responsável: Bernardo Barreto

 

14. Coral dos Estudantes do Colégio Pedro II – Campus Humaitá II

Coral de Estudantes HII - Augusto Ordine

O Projeto tem por objetivo unir toda a comunidade escolar em torno da prática musical acessível e prazerosa que é o canto coral, ampliando a atuação do programa de Educação Musical do Colégio Pedro II para além das salas de aula. Busca-se assim oferecer oportunidade aos alunos, às famílias e a todos os envolvidos com o cotidiano do Colégio de vivenciar a música de forma ativa e comprometida. Mais especificamente, procura-se promover o canto em grupo de canções populares brasileiras e internacionais de diferentes estilos e períodos, estimular a percepção musical e desenvolver a musicalidade através do canto em grupo.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical e Campus Humaitá II.

Professor Responsável: Augusto Ordine

 

15. Revista Literária do Campus Niterói do Colégio Pedro II

Revista Literária - Mariana Quadros

Propiciar um meio de divulgação para os textos literários e críticos produzidos por alunos do Campus Niterói do Colégio Pedro II; desenvolver as diferentes competências necessárias para a edição de uma revista (escolha de pauta, editoração, ilustração etc); fomentar a criação literária no Campus; fomentar a leitura variada de textos literários a partir de critérios formulados pela comunidade de leitores constituída pelos participantes do projeto; favorecer a capacidade de análise e crítica, por meio da redação de diferentes gêneros de crítica literária (como resenhas, ensaios e artigos).

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Campus Niterói.

Professora Responsável: Mariana Quadros

 

16. Jornal Online – Correio CP2

Jornal Online - Karina Nascimento

Oportunizar reflexões acerca do compromisso dos veículos de informação, contribuindo par a formação de um cidadão crítico; promover a circulação de informações relativas ao cotidiano da comunidade escolar do Colégio Pedro II – Campus Niterói; destacar ocorrências em âmbito regional, estadual, nacional ou ainda internacional, cuja relevância seja reconhecida pelos componentes do Conselho Editorial do Jornal; instrumentalizar os jovens para o exercício da profissão; estabelecer o diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar; criar novos mecanismos de divulgação da notícia, através do uso de novas mídias; criar um registro histórico do jornal desde sua fundação.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Campus Niterói.

Professora Responsável: Karina Nascimento

 

17. GRIOT – Contação de Histórias da Cultura Iorubana

Griot - Marcio Bonin

Difundir a cultura iorubana, sem proselitismo religioso nem preconceito; reconhecer a literatura oral como forma de manifestação artística pertinente; aprimorar o conhecimento mítico individual dos alunos; trabalhar a expressão artística teatral da contação de história e seus recursos; aprofundar os conhecimentos da matriz cultural brasileira; aprofundar o conhecimento das manifestações culturais africanas, conforme a Lei 10.639/03.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Campus Niterói.

Professor Responsável: Marcio Bonin

 

18. Dançar a Vida

Dançar a Vida - Isabela Blanche

Aprofundar o conhecimento em dança, enquanto elemento da cultura corporal de movimento, buscando despertar a reflexão e o estudo da simbologia e da linguagem corporal na relação sujeito-mundo. Construir relações de autoestima, autoimagem e autoconfiança; através da dança, bem como, desenvolver o estudo e a prática de danças. Pesquisar e construir material técnico e informativo sobre danças. Divulgar e valorizar as danças em apresentações culturais.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Física, Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Desenho e Campus Niterói.

Professora Responsável: Isabella Brasil

 

19. Território e Cultura

Território e Cultura - Danyele Vianna

Introduzir os alunos no universo da pesquisa científica, conhecer e valorizar experiências de grupos historicamente marginalizados, discutir como a globalização afeta as identidades culturais nacionais e regionais e reconhecer como o racismo, a xenofobia e outras formas de discriminação se relacionam com as políticas de gestão do território e ordenamento do espaço, promover a valorização de diferentes matrizes de conhecimento, através do diálogo entre povos/culturas numa perspectiva decolonial.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Geografia e Campus Niterói.

Professora Responsável: Danyele Vianna

 

20. Anima Télos

Banner Anima Télos

O projeto trabalhou a partir de três objetivos principais, cada um deles visando – direta ou indiretamente – à geração de valores, saberes e legados relacionados aos ideais de Ensino, Pesquisa e Cultura tão caros à nossa Instituição, a saber: realizar curtas metragens de animação com histórias próprias; experimentar técnicas e soluções de baixo custo nas obras produzidas; funcionar como núcleo de aprendizagem, atendendo a alunos ouvintes. O eixos principais carregam, em seus cernes, outros objetivos mais específicos. A dimensão institucional dos eixos deve proporcionar, em uma perspectiva mais humana, as seguintes possibilidades aos participantes das atividades elencadas pelo projeto; ampliar o espaço de atuação de estudantes por meio do conhecimento de novas linguagens, mais especificamente a da animação audiovisual; instrumentalizar estudantes nas técnicas específicas da animação e nas tecnologias necessárias à execução da prática artística em questão; propiciar a experiência de pesquisa e aquisição de conhecimentos de forma interdisciplinar nas diferentes práticas que a animação permite; incentivar o desenvolvimento de diferentes talentos de bolsistas como a capacidade de escrever roteiros e construir imagens digitais; permitir a exposição da produção de estudantes, fruto de seu estudo dentro do projeto, percebendo o conhecimento como ferramenta de expressão pessoal.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Artes Visuais e Campus Niterói.

Professor Responsável: Mauricio Pascoaleto

 

21. Cinestesia – Coletivo de Cinema

Promover periodicamente sessões de cinema através do Cinestesia Cineclube seguidas de debates; realizar grupo de estudo sobre cinema e educação; realizar oficinas audiovisuais, como forma de capacitar os envolvidos – estudantes e professores – para a realização de seus próprios filmes; realizar coletivamente ao menos dois filmes de curta-metragem; participação na Mostra de Iniciação Artística e Cultural do Colégio Pedro II.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de História e Campus Niterói.

Professor Responsável: Alex Sandro Côrtes

 

22. Trabalho de Habilidade Específica – Organização e Produção de Atividades

THE - Iris Brasil

Os testes de verificação de Habilidade Específica e Expressão Gráfica buscam avaliar no candidato o grau de compreensão e organização sobre o espaço e volume, proporções e formas, interpretação e apresentação, expressões e movimentos e ainda criatividade. As atividades propostas objetivam atender aos alunos nessas necessidades, oferecendo as noções básicas de perspectiva, figura humana, desenho de observação, desenho técnico, desenho de objetos industriais, composições livres e temáticas, técnicas de colorização e mais. Atualmente é oferecido especialmente para os alunos de 3º ano, porém recebemos alunos do 2º e até 1º ano que procuram descobrir potencialidades ou aprimoramento de uma aptidão nata ou ainda uma preparação mais efetiva. Dessa forma, para atender às atividades previstas ao longo do ano é que esta proposta de projeto de Iniciação Artística e Cultural foi apresentada. Alunos colaboradores e bolsistas tiveram a oportunidade de, em conjunto com a professora, organizarem espaços necessários para as demandas que surgirem, produzirem materiais, estabelecerem contatos, pesquisarem na web assuntos pertinentes aos temas trabalhados, acompanharem a dinâmica das aulas e outras atividades. O que se espera é que, essas experiências favoreçam o conhecimento de diferentes demandas que um projeto dessa natureza exige para ser implementado.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Desenho e Campus Niterói.

Professora Responsável: Iris Brasil

 

23. Transformações Pontuais e Suas Vertentes Artísticas

BannerTransformações Pontuais

 

Demonstrar a interdisciplinaridade das disciplinas de Desenho e Arte Visuais, mostrando a aplicação do conteúdo de Desenho (Transformações Pontuais) com ferramenta de estudo e criação de composições artísticas. Esse processo se consolida com a utilização do programa “INKSCAPE” como ferramenta de estudo.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Desenho e Campus Realengo II.

Professora Responsável: Eliane Mendes

 

24. Desenhart

Desenhart - Sonia Sá

Incentivar o aprendizado do desenho artístico no Colégio, estimulando no estudante a criatividade e a percepção através de técnicas e métodos que desenvolvam suas habilidades de representação. Apresentar métodos e recursos para a construção de diferentes linguagens de desenho: desenho livre, realista, mangá, entre outras. Proporcionar um ambiente de troca de experiências, aprendizado e pesquisa onde os alunos possam aprofundar seus conhecimentos, afastando a ideia de que o ato de desenhar está relacionado a gênios ou artistas talentosos.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Desenho e Campus Realengo II.

Professora Responsável: Sonia Sá Vianna

 

25. Projeto de Cheerleading e Dança

Cheerleading - Hugo Paula

A meta desse projeto é, além de oficializar a primeira equipe de Cheerleader do Campus Realengo II do Colégio Pedro II, incentivar e promover a difusão desse projeto nos demais campi do colégio. Registrar e oficializar a equipe de Cheerleader do Campus Realengo II do Colégio Pedro II, passando pelos trâmites internos para esse fim; realizar treinos que promovam melhor condicionamento físico, força e agilidade, além de desenvolver princípios básicos da ginástica como alongamentos, flexibilidade, rolamentos e equilíbrio; participar de competições de Cheers internas e externas, como os Jogos Intercampi e o Campeonato Carioca de Cheerleading, traçando metas a curto, médio e longo prazos; incentivar a sistematização e oficialização das equipes de Cheerleading nos demais campi do Colégio Pedro II; promover a criação de uma equipe representativa, através de polo, do Colégio Pedro II na modalidade Cheerleading.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Física e Campus Realengo II.

Professor Responsável: Hugo Almeida da Rocha

 

26. Orquestra de Violões do CPII

Orquestra de Violões - Daniel Fernandes

Contribuir para a formação técnica em música, através de performance coletiva, elaboração de arranjos, registro em áudio e áudio visual. É uma atividade também importante para incrementar a produção cultural do Colégio e representar o perpetuamento de Educação Musical e o trabalho realizado no CPII.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical e Campus Realengo II.

Professor Responsável: Daniel Fernandes

 

27. Expressões Poéticas: Corpos, Palavras e Imagens em Movimento

Expressões Poéticas - Marcos Ponciano

Desenvolver o conhecimento de si, do outro e do mundo por meio de expressões poéticas; ampliar, no espaço escolar principalmente, espaços/atividades de acolhimento, pertencimento e expressão de si, por meio de atividades artístico-culturais; encorajar estudantes a desenvolver pensamento e voz próprios por meio de expressões poéticas/artísticas; intervir no espaço escolar com propostas práticas de atividades artístico-culturais, tanto em atividades quanto a pinturas/grafites (a partir da autorização prévia).

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Campus Realengo II.

Professor Responsável: Marcos Ponciano 

 

28. Ocuparte

Ocuparte - Juliana Lannes

Propiciar espaços de expressão pessoal e coletiva, fortalecendo os laços dos discentes com o “lugar escola” e os demais indivíduos nele presentes. Realizar leituras e assistir a documentários sobre ocupações artísticas e seu impacto na sociedade; pensar e buscar entender, através de palestras ou entrevistas a arte como válvula de escape para problemas psíquicos; promover oficinas de escrita que estimulem os alunos a compartilhar suas experiências e percepções,  promover oficinas de desenho e ilustração que estimulem os alunos a compartilhar suas experiências e, em parceria com o Departamento de Artes Visuais do Colégio, explorar conceitos, técnicas e movimentos artísticos para inspiração dos alunos em suas criações pessoais; trazer a debate leituras com formatos e temas contemporâneos para que, com a colaboração do Departamento de Língua Portuguesa, possa-se induzir os estudantes a um contato mais próximo com a literatura; auxiliar os alunos em suas produções pessoais para que possam se comunicar com mais clareza e segurança, demonstrando anseios e necessidades que se veem muitas vezes subjugados a técnica e formalidade;  promover eventos abertos a toda escola, sejam estas rodas de conversa, intervenções ou oficinas, que tragam à público as discussões abordadas nas reuniões; realizar a produção e a finalização de um curta-metragem – que será gravado ao longo da Iniciação – a fim de divulgar o projeto em outros campi e fora do espaço do Colégio Pedro II para expandir a ideia inicial do Ocuparte.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Campus Realengo II.

Professora Responsável: Juliana Lannes

 

29. Sons de Realengo

Sons de Realengo - Leonardo Stefano

Construir um núcleo de produção artística e musical por meio de uma banda Sulreal de música popular que trabalhará na pesquisa de repertório e na criação de canções levando em consideração questões culturais locais e os projetos interdisciplinares desenvolvidos no campus. Além disso, são objetivos dos projetos estimular a autoria e a autonomia dos estudantes e a capacidade de dialogar com outras áreas do conhecimento.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical e Campus Realengo II.

Professor Responsável: Leonardo Stefano Masquio

 

30. Chorões do CPII

Chorões do CPII - Renato Simões

Expandir o universo musical dos alunos; proporcionar o contato com diversos instrumentos musicais; ensinar técnicas de arranjo; incentivar a autonomia do aluno; desenvolver o ouvido crítico; encorajar o aluno à performance de palco; desafiar o aluno à pratica musical coletiva; conscientizar os alunos sobre a importância das atividades filantrópicas; apresentar aos alunos diferentes espaços musicais; mostrar ao grupo a importância da disciplina.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical e Campus Realengo II.

Professor Responsável: Renato Simões

 

31. Arte Urbana e a Cidade como Obra Coletiva

Arte Urbana - Martha Nogueira

Proporcionar aos estudantes a consciência da aproximação entre arte e vida; estabelecer uma relação mais estreita com a produção artística da Baixada Fluminense; ressaltar a relevância da pesquisa de campo na produção do conhecimento; fomentar e desenvolver o gosto pela arte e pela produção artística; incentivar o gosto pela pesquisa; investigar, do ponto de vista sociológico, a relação entre arte e usos do espaço urbano, explorando as conexões entre estética e política.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Sociologia e Campus Duque de Caxias.

Professora Responsável: Martha Nogueira

 

32. Oficina do Olhar: Arte, História e Estética – Leitura e Escrita Crítica

Oficina do Olhar - Janaína Laport

Ampliar a capacidade perceptiva relativa ao ver; diferenciar o “olhar” e o “ver” ressaltando a importância do olhar pensante; possibilitar a ampliação da capacidade analítica; investigar o amplo alcance do uso das imagens; fomentar o desenvolvimento do senso crítico; expandir o contato com obras de arte diversas; estabelecer conexões entre obras de arte de diferentes linguagens como cinema, literatura e artes plásticas; desenvolver o gosto pela escrita crítica através de resenhas e/ou pequenos artigos; conhecer diferentes possibilidades de relações cognitivas imagéticas.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Artes Visuais e Campus Duque de Caxias.

Professora Responsável: Janaína Laport

 

33. Pandeirada – Oficina de Pandeiros

Pandeirada - Thiago Aquino

Através da música, estimular nos participantes a sensibilidade e a criação artísticas, a motricidade, a autoestima, o fazer coletivo e o respeito ao outro; desenvolver nos participantes a técnica à execução do pandeiro, nas variações de couro e nylon; desenvolver o conhecimento e a percepção das diferentes articulações (toques presos e soltos, agudos e graves etc) que estruturam a linguagem musical da percussão; desenvolver a autodisciplina necessária ao aprendizado de um instrumento musical; conhecer elementos da diversidade cultural brasileira, com destaque às manifestações culturais afro-brasileiras; desenvolver e aprofundar noções básicas de teoria musical, com ênfase nas questões relativas a ritmo, pulsação, dinâmica, timbre e forma; exercitar o fazer musical coletivo; desenvolver materiais impressos e audiovisuais de caráter didático a partir do repertório executado pelo grupo; representar o Campus Duque de Caxias em eventos internos e externos; proporcionar experiências de troca e de integração entre os diferentes segmentos do Campus.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical e Campus Duque de Caxias.

Professor Responsável: Thiago Aquino 

 

34. CPNews

CPNews - Alita Caiuby

O CPNEWS pretende divulgar as atividades dos campi São Cristóvão II e III, apresentar e debater outros assuntos que sejam de interesse à comunidade escolar. Procurará também ser um canal de comunicação para todos os estudantes da escola. A ideia é que os temas abordados no jornal sejam discutidos entre os integrantes da comunidade escolar. Além de informar sobre determinadas atividades, o jornal pretende dar visibilidade a projetos, frentes estudantis, grupos de trabalho e eventos que acontecem rotineiramente na escola. Esse projeto pretende inserir cada vez mais os estudantes nas discussões referentes às suas vivências no Campus. Por isso, o grupo quer abrir espaço para que sejam enviadas contribuições diversas para a construção do jornal.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Campus São Cristóvão II.

Professora Responsável: Alita Caiuby

 

35. Grupo de Apoio ao Coral Comunitário do CPII – São Cristóvão

Coral Comunitário - Maurício Barbosa

A iniciativa visa envolver os estudantes do Grupo de Apoio nas atividades do Coral Comunitário, para que realizem ações de registro e divulgação de imagens, criem espaços virtuais e físicos para a publicação de notícias do Coral e de outros trabalhos artísticos semelhantes. É também objetivo desta proposta que os participantes do Grupo de Apoio apresentem sugestões de atividades para o Coral, convidem colegas que toquem instrumentos musicais para acompanhar ensaios e apresentações e que exercitem suas visões estéticas, contribuindo para o progresso do projeto como um todo.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical e Campus São Cristóvão II.

Professor Responsável: Mauricio Barbosa

 

36. Valorize Seu Reflexo

Valorize seu Reflexo - Paulo Estácio

Esse projeto visa estimular a reflexão por meio de intervenções artísticas, aplicações de questionários, rodas de conversa, exibições de filmes, exposição de fotos, debates e palestras. É importante mostrar para a comunidade que a escola pode ser um espaço de acolhimento para que os estudantes se sintam à vontade para expor seus anseios e dificuldades. Por essa razão, ressalta-se que o projeto é conduzido primordialmente pelos estudantes participantes, na medida em que trazem à tona os assuntos que consideram relevantes para uma discussão. Há que se lembrar da identificação, empatia, segurança e confiança que os alunos sentem ao trocar com seus próprios pares.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Campus São Cristóvão II.

Professor Responsável: Paulo Estácio

 

37. Sonoro CP2

Sonoro CP2 - Roberto Stepherson

Incentivar a prática de conjunto, a autonomia artística e a socialização; estabelecer a troca de experiências artístico-musicais entre os alunos, principalmente, e também entre esses agentes e o professor, levantar e trabalhar repertório de canções e de músicas instrumentais do Brasil e de fora, com arranjos personalizados pelo grupo, explorando suas habilidades e criatividade; desenvolver a composição musical individual e coletiva; objetiva-se ainda, se for possível e viável: gravar algumas das músicas do projeto em estúdio; incluir os alunos e projeto Sonoro CP2 em algum projeto do GEAPEM (grupo de pesquisa do Departamento de educação Musical).

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical e Campus São Cristóvão II.

Professor Responsável: Roberto Machado

 

38. Rethinking Herstory: Unleashing Women’s Power

Rethinking - Cristiane Cerdera

Utilizar os conhecimentos de língua inglesa na construção de textos com propósitos reais e significativos; fazer uma pesquisa histórica sobre os avanços e retrocessos nas lutas das mulheres por direitos; localizar as lutas das mulheres histórica e geograficamente; mobilizar conhecimentos de Artes Visuais a fim de compor o layout do jornal; reconhecer e aplicar conhecimentos relacionados ao gênero textual “notícia de jornal”; promover uma discussão informada e fundamentada em dados sobre os direitos das mulheres, na comunidade escolar, contribuindo, assim, para o avanço de uma educação inclusiva, laica e livre de violência de gênero.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Inglês e Campus São Cristóvão II.

Professora Responsável: Cristiane Cerdera

 

39. Potere: O Lugar da Mulher Negra no Colégio Pedro II

Potere - André Dias

Investigar e debater sobre o lugar da mulher negra no âmbito do Colégio Pedro II; debater temas como racismo institucional, feminismo negro, identidade, mestiçagem; conhecer sobre a história e a linguagem fotográfica, audiovisual e cinematográfica; promover o desenvolvimento artístico, estético e cultural dos estudantes através de pesquisa e produção fotográfica e cinematográfica; oferecer experiência com softwares de edição de imagens e vídeo; promover exposição fotográfica; promover Roda de Conversa com a comunidade interna e externa; produzir e divulgar filme documentário.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Artes Visuais e Campus São Cristóvão II.

Professores Responsáveis: André Dias e Carine Cadilho

 

40. Projeto Coral de Libras

Divulgar a Libras por meio de atividades cultural/musical, desenvolvida pelo Coral de Libras do Colégio Pedro II, oportunizando um novo olhar multidisciplinar, inclusivo e participativo à cultura surda; contribuir através de atividades culturais e musicais à divulgação da Libras no Colégio Pedro II; divulgar a Cultura e Identidade Surda no Colégio Pedro II; continuar promovendo e realizando apresentações do Coral de Libras em todo campi e, em outras instituições externas, divulgando a política de inclusão realizada no CPII; dar continuidade ao grupo de estudos em tradução e interpretação da Língua Portuguesa para a Língua de Sinais Brasileira, com as alunas que fazem parte do Coral de Libras; pesquisar no Cancioneiro Popular Brasileiro, músicas com mensagens que contribuam para o objetivo do trabalho; continuar realizando parcerias com outras equipes pedagógicas do Colégio Pedro II.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Seção de Educação Especial – NAPNE GERAL e Campus São Cristóvão II.

Servidora Responsável: Vanessa Bartolo 

 

 

41. Oficina de Poesia Pela Janela

Oficina de Poesia - Heyk Brauner

Aumentar, pluralizar e enriquecer o número de apreciadores de poesia entre os estudantes; divulgar e incentivar o trabalho do escritor na sua acepção profissional e humanística; capacitar os estudantes para um trato complexo e crítico da linguagem; proporcionar contato entre os estudantes e artistas e pensadores de diversas áreas; ter conhecimento, valorizar e difundir a cultura e a arte produzidas atualmente no Brasil; capacitar os estudantes para o convívio coletivo de forma franca, criativa e comunitária; valorizar o lugar da arte como campo de elaboração da vida e da identidade.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Sociologia e Campus São Cristóvão II.

Professor Responsável: Heyk Brauner

 

42. Ateliê de Experimentações Artísticas

Ateliê de Experimentações Artísticas - Maria Lia Gauterio

Despertar a curiosidade pelo desenvolvimento da pesquisa teórica com base em textos, artigos, reportagens e imagens que possibilitem a análise e discussão de assuntos e contextos contemporâneos na História da Arte e nas Artes Visuais, contemplando suas interdisciplinaridades; conhecer e experimentar a diversidade de linguagens artísticas, materiais, temas e questões a fim de construir uma poética pessoal, bem como para a estimulação e consolidação de vínculos e atitudes que propiciem processos criativos coletivos; propor reflexões, exercícios e ações artísticas que estabeleçam diálogos entre a Arte Contemporânea, a Cultura Visual e o cotidiano, considerando o espaço e a comunidade escolar; investigar as artes como troca, intercâmbio (relações) e construção da realidade a partir das representações de mundos reais e imaginários, que podem inspirar e contribuir para a compreensão de seu caráter de travessias – exercício experimental de alternativas de criações, autorias das próprias histórias e do mundo.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Artes Visuais e Campus São Cristóvão III.

Professora Responsável: Maria Lia Gauterio

 

43. Videomakers Second Season

Videomakers - Regina Sá

Oferecer oportunidade para os alunos melhorarem sua fluência em inglês; desenvolver o conhecimento necessário para os alunos avaliarem as possibilidades discursivas de um texto humorístico a ser veiculado na internet para a comunidade interna e externa, com toda a responsabilidade que tal projeto engloba; pensar questões identitárias sociais e culturais dos alunos e comunidade do Colégio Pedro II.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Inglês e Campus São Cristóvão III..

Professora Responsável: Regina Sá

 

44. Oficina de Criação Filosófica Oficina de Criação Filosófica - Paulo Malafaia

Possibilitar aos estudantes o acesso a distintas expressões artísticas, o desenvolvimento de sua capacidade investigativa (filosófica e para além desta); promover a reflexão e a criação autônomas; estimular trabalhos coletivos, a partir da discussão de textos filosóficos; fomentar o diálogo filosófico com outras linguagens e produção de saberes; criar artisticamente a partir do estudo e da reflexão filosóficas.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Filosofia e Campus São Cristóvão III.

Professor Responsável: Paulo Malafaia

 

45. Clube de Leitura

Clube de Leitura - Amanda Mesquita

 

Incentivar a leitura no ambiente escolar; propor leituras diversificadas (quanto à autoria e aos temas); promover o contato com gêneros textuais também diversificados; construir espaços mais lineares entre docentes e discentes; impulsionar a criatividade, a interação e a expressão oral dos participantes.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Espanhol e Campus Tijuca II.

Professora Responsável: Amanda Mesquita

 

46. Orquestra Escolar do Campus Tijuca II 2019 – Música Brasileira 

Orquestra Escolar TII - Rodrigo Russano

O objetivo geral é usar da orquestra como instrumento de aproximação do conhecimento musical em âmbito teórico e prático, além de proporcionar aos alunos o aprofundamento em assuntos da grande área de Música que normalmente não são trabalhados dentro do conteúdo do Colégio Pedro II, como: arranjo, regência e novos tópicos de Teoria Musical e Harmonia. Nesse processo é oferecido aos participantes o contato com repertório diferente daquele veiculado pelos grandes emissores de conteúdo como a televisão e o rádio. Em 2019 foram abordadas apenas obras do universo da Música Popular Brasileira

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical e Campus Tijuca II.

Professor Responsável: Rodrigo Russano

 

47. Quinteto Vocal – Tijuca II 

Quinteto Vocal - Vanessa Weber

Ampliar a experiência que os alunos tiveram com o projeto no ano de 2018, buscando realizar arranjos mais complexos e realizar apresentações em espaços diversos; aprofundar e aperfeiçoar a experiência vocal dos alunos bolsistas; realizar a performance de arranjos vocais diversos escolhidos pelos alunos e professora; pesquisar e analisar performances diversas de grupos vocais brasileiros e internacionais; organizar e catalogar exercícios de relaxamento, respiração, projeção, dicção e vocalizes, fundamentais para o aprimoramento da técnica vocal de qualquer cantor; participar do Coral de Alunos do Campus Tijuca II utilizando tudo o que foi aperfeiçoado no projeto em prol do crescimento artístico do coral; desenvolver a autonomia, o senso estético, a percepção musical e o pensamento crítico dos alunos.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Educação Musical e Campus Realengo II e Campus Tijuca II.

Professora Responsável: Vanessa Weber

 

48. Roda de Leitura: uma proposta interdisciplinar

Roda de Leitura - Dilma Mesquita

Despertar o interesse pela leitura do texto literário em todas as suas formas de produção; formar um público leitor comprometido com a pesquisa e com a reflexão; promover a integração das linguagens poética, musical e teatral como reforço à aprendizagem; incentivar o trabalho em parceria com os colegas e professores, buscando alcançar uma legítima construção do conhecimento.

Unidades responsáveis: Diretoria de Culturas em parceria com Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Campus Tijuca II.

Professora Responsável: Dilma Mesquita