Projetos de Iniciação Artística e Cultural (2021)

1. Arte_terra_anima

Em relação à arte da cerâmica, desenvolver gradualmente os seguintes tópicos de pesquisa: identificar a produção em cerâmica dos povos originários em nosso estado, mapeando locais de pesquisa e de visitação destes acervos; pesquisar sobre o desenvolvimento da cerâmica no estado do Rio de Janeiro; mapear a produção contemporânea em cerâmica, (mapeamento de ateliês); pesquisar sobre a produção em cerâmica na arte brasileira. Em relação à linguagem da animação, desenvolveremos em paralelo às pesquisas do tópico anterior, sequencialmente: conhecer os princípios básicos da animação e experimentá-los a partir de exercícios práticos; conhecer alguns programas básicos de animação, sobretudo para uso da animação tradicional em desenho, em colagem e em stop motion; a partir das pesquisas realizadas, desenvolver pequenos filmes de animação em duas vertentes: a apresentação dos dados levantados nas pesquisas; a criação poética a partir das formas, histórias e associações vivenciadas.

Unidades responsáveis: Departamento de Artes Visuais e Campus Centro em parceria com Diretoria de Culturas.

Professora responsável: Tatiana Caldeira de Oliveira Barros

2. Oficina Literária Ato Zero: Ler e escrever literatura na quarentena

O objetivo geral dessa proposta está relacionado com a perspectiva vocacional para as humanidades, no sentido de estimular as práticas criativas de produção de conhecimento na adolescência. Especificamente, explorar os sentidos do escrever na adolescência, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, em contexto pandêmico, pode revelar aspectos relevantes para o ensino de literatura praticado no Colégio Pedro II e em demais instituições de ensino. Além disso, contribuir para a formação científica em diálogo com as artes é outro aspecto presente nessa proposta.

Unidades responsáveis: Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Campus Engenho Novo II em parceria com Diretoria de Culturas.

Professor responsável: Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa

3. Oficina de Poesia pela Janela

O projeto propõe uma desauratização da palavra escrita, com intenção de torná-la viva, cotidiana e assim fazer parte da vida dos estudantes. A poesia é o ponto de partida para um trabalho de comunicação, de construção de linguagem, de expressão, autoconhecimento e de compreensão do contexto histórico e social desses estudantes. Nesta edição do projeto, pretendemos desenvolver aptidões que são solicitadas aos estudantes como concatenação de ideias, desenvolvimento de argumentos e leitura atenta e fina dos contextos sociais.

Unidades responsáveis: Departamento de Sociologia e Campus Humaitá II em parceria com Diretoria de Culturas.

Professor responsável: Heyk Brauner Pimenta Estanislau

4. Cinestesia Coletivo de Cinema

Realizar encontros semanais para exibição e discussão de alguns dos filmes mais importantes da cinematografia nacional e mundial; realizar oficinas audiovisuais com vistas a desenvolver saberes importantes para o fazer audiovisual: história do cinema, linguagem cinematográfica, argumento e roteiro, fotografia e iluminação, produção, realização, distribuição e exibição audiovisual, som, direção de arte, edição e montagem, etc. Fomentar a realização de curtas-metragens com vistas a criação de uma mostra audiovisual no fim do ano letivo, bem como na próxima MIAC.

Unidades responsáveis: Departamento de História e Campus Niterói em parceria com Diretoria de Culturas.

Professor responsável: Alex Sandro Barcelos Côrtes

5. Impressões concretas de mundos abstratos: o impacto de personalidades fictícias na realidade

Refletir acerca da pertinência da provocação relativa a uma suposta personagem mais influente de todos os tempos; identificar características comuns entre grandes personagens da história das produções artísticas e literárias; estabelecer uma interface profícua entre a Filosofia, a Literatura e outras formas de expressão humana afins à pesquisa; analisar a repercussão de obras literárias em outras dimensões da cultura, como o cinema, o teatro e a música.

Unidades responsáveis: Departamento de Filosofia e Campus São Cristóvão III em parceria com Diretoria de Culturas.

Professor responsável: Diego de Barros Ramalho