Programas

Vivenciar

O Programa Vivenciar tem como principal objetivo oferecer aos alunos do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e de preparatórios comunitários sem fins lucrativos da região metropolitana do Rio de Janeiro, uma visita guiada ao Complexo Escolar de São Cristóvão a fim de incentivá-los a participar do concurso de admissão de alunos do Colégio Pedro II, conduzindo-os a uma reflexão acerca da importância de uma boa formação escolar para a realização pessoal e o êxito profissional.

Procura-se nas visitas esclarecer todas as dúvidas sobre o processo de seleção para ingressar no Colégio Pedro II, além de divulgar as ações educacionais e de extensão ofertadas, estreitando os laços do Colégio Pedro II.

 

Colégio Pedro II Aberto a Terceira Idade

O Programa CPII Aberto à Terceira Idade é uma atividade de extensão voltada para pessoas com sessenta anos ou mais da região metropolitana do Rio de Janeiro. O Programa consiste em uma proposta interdisciplinar que se estrutura sobre três eixos: participação, integração e autonomia. Em cada um desses eixos serão ofertadas atividades educativas, artísticas, culturais e desportivas que buscam promover a autoestima do idoso e seu envelhecimento sadio e digno.

Contribuindo com as demandas sociais de apoio a um público que merece especial atenção, o Programa “Colégio Pedro II Aberto à Terceira Idade” visa promover o desenvolvimento do idoso em sua totalidade, trabalhando os aspectos psicológicos, sociais, físicos, cognitivos e artísticos. Além disso, tem entre seus principais objetivos: estabelecer um processo de educação continuada para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade; ampliar os espaços de socialização do idoso; possibilitar o desenvolvimento de potencialidades intelectuais, habilidades e competências da pessoa idosa; e familiarizar os idosos com as tecnologias de informação e comunicação.

 

Oficinas do Programa Colégio Pedro II Aberto à Terceira Idade oferecidas em 2019:

 

  • Alimentação Nutrição e Envelhecimento – Saúde e Alimento

Abordar temas relacionados à alimentação, nutrição e o processo de envelhecimento. A proposta é de troca de conhecimentos e experiências, aproximando a ciência ao cotidiano. As aulas são interativas e apostam no diálogo, no respeito às diferentes opiniões, no lúdico, no alimento e na culinária.

 

  • Apreciação Musical e História da Música

O estudo da história da música, a compreensão de gêneros e a aplicabilidade do conceito de música para a maior compreensão do mundo, pode abrir novas visões sobre o que é música e como as pessoas em suas diversidades a praticam, exercitar essas possibilidades são estímulos para a mente.

 

  • Corpo, Música e Poesia em Roda

Trabalhar com o idoso a partir da integração de linguagens artísticas, reunindo práticas de musicalização – com canto e instrumentos musicais variados, dança e expressão corporal, criação e saraus de poesias, além de propostas que envolvam a relação da arte com a natureza e com a cultura popular brasileira.

 

  • Direito do Idoso

Esclarecer de forma simples e clara os direitos e deveres que a legislação civil brasileira estabelece para os maiores de 60 anos, levando o público alvo a ser cada vez mais responsável frente a seus atos civis, fruindo daquilo que foi conquistado de fora legal e com o empenho de suas vidas ao longo dos anos.

 

  • Informática

A oficina tem o objetivo capacitar a terceira idade para a utilização de recursos tecnológicos e informática, e assim gerar maior independência na busca de informações pela internet.

 

  • Inglês Musical

Trabalhar inglês iniciante para alunos da Terceira Idade através de músicas e atividades lúdicas.

 

  • Mais que nunca é preciso cantar: musicalização para a Terceira Idade

Socializar, integrar e musicalizar através da prática em conjunto, utilizando o canto coral e a prática instrumental diversa; aproveitando o potencial dos alunos. Estimular o desenvolvimento de técnica vocal para a prática do canto coletivo, buscando o aperfeiçoamento do uso da voz.

 

  • Mapas afetivos: compartilhando memórias e construindo histórias

Compartilhar memórias e experiências, experimentar e construir outras histórias em cada encontro, desenhando, assim, diferentes mapas afetivos.

 

  • Papelart

Propiciar o aprendizado das técnicas de origami modular, kirigami e string art e proporcionar conhecimentos de Desenho, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora e da memória.

 

  • Roda de Leitura: a poesia em movimento

A oficina propõe a leitura do texto poético através do trabalho que envolve o corpo e o olhar; trabalharemos, ao longo dos nossos encontros, com o texto literário (em especial a poesia) como elemento deflagrador de um processo de autoconhecimento e percepção do mundo através do movimento e do despertar da sensibilidade.

 

  • Sexualidade na Terceira Idade

Compreender a percepção de mulheres idosas – solos, solteiras, viúvas e casadas – sobre a sexualidade e as relações afetivo-sexuais na velhice.

 

  • Smartphone

Através de aulas expositiva e práticas o curso apresenta a melhor forma do público alvo tem para utilizar o smartphone em atividades corriqueiras do dia a dia, sem a necessidade de auxilio

 

  • Teatro

Dar aos alunos liberdade e confiança para se apresentarem. Proporcionar momentos de lazer de forma educativa e construtiva.