Acordos de Cooperação – Arquivo Nacional

logo-topo1


Arquivo Nacional é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) da administração pública federal e integra a estrutura básica do Ministério da Justiça.

Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), por meio da gestão, recolhimento, tratamento técnico, preservação e divulgação do patrimônio documental do país, garantindo pleno acesso à informação e incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.

O acordo de cooperação assinado fimado em agosto de 2014 e com validade de cinco anos tem possibilitado a discentes e docentes do CP2 o contato com o valioso acervo do Arquivo Nacional. Como resultado dessa aproximação entre as instituições o CPII pode participar da elaboração do projeto “Sala de Aula”, desenvolvido pelo Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985)- Memórias Reveladas e que tem por objetivo contribuir prara a exploração da temática da ditadura militar no ensino médio e fundamental.

Em 2015 a professoras Esther Kuperman e Ana Cristina Coutinho Viegas, profesoras do curso de Mestrado Profissional em ráticas de Educação Básico do Colégio Pedro II publicaram o livro Os anos de chumbo vistos através das janelas da escola. Essa publicação também é um dos frutos desse acordo.


Acordo de Cooperação

Clique aqui.


Oportunidades

Para professores:

Docentes interessados em desenvolver projetos nessa entidade devem entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa.


<< Voltar