Biblioteca – Eventos

 

I Café Literário recebeu o roteirista Fábio Fabrício Fabretti

I Café Literário3

Fábio Fabrício Fabretti palestrando para a turma do Projeto CPII Aberto à Terceira Idade

O escritor, biógrafo, roteirista e professor de Fábio Fabrício Fabretti participou da primeira edição do Café Literário. Com uma proposta de oferecer encontros quinzenais até o mês de dezembro, o evento tem como objetivo resgatar a memória dos participantes em relação à cidade do Rio de Janeiro, através da Literatura Brasileira. O Café Literário é voltado para os alunos das turmas do programa de extensão CPII Aberto à Terceira Idade, e é aberto para todos que se interessam por literatura.

Fábio Fabrício Fabretti falou sobre as novas tendências da pesquisa biográfica e do seu trabalho de pesquisador da novelista Gloria Perez. Ele citou alguns personagens da novela “A Força do Querer” que foram baseados em suas buscas sobre pessoas reais e que tivessem uma abordagem sobre temas de cunho social, como Ivana (transexual), Jeiza (policial mulher) e Abigail (modelo plus size). Para ele esse trabalho envolve “o perigo do desconhecido e a descoberta de novas pessoas e realidades”.

Fábio, que, em setembro, participou de outro evento promovido pela Biblioteca da Propgpec onde  fez um mapeamento histórico e literário das obras de Cecília Meirelles, falou ainda sobre a importância de estimular o resgate da memória por meio da cultura e da educação, principalmente com pessoas da terceira idade.

O evento contou com a presença de uma representante do projeto Me Acolhe, iniciativa que tem ações de valorização à vida, buscando ajudar pessoas que lidam com problemas emocionais, através da interação e sociabilização por meio de passeios e outras atividades, prevenindo o isolamento social, que é uma das característica da depressão.

O projeto pretende promover passeios com alunos do CPII Aberto à Terceira Idade. A proposta é que os alunos relatem suas experiências em textos, para que, ao final, seja publicado um livro como memória. Além disso, um sarau será organizado em dezembro, finalizando as edições do Café Literário.

O Café Literário é organizado pela equipe da Biblioteca da Propgpec em parceria com a Diretoria de Extensão.

 

I Café Literário2

Equipe da Biblioteca Profa. Silvia Becher e Fábio Fabrício Fabretti

Publicado no site do CPII pela Assessoria de Comunicação Social.