Educação Psicomotora

1. Apresentação

A Especialização em Educação Psicomotora é um curso de pós-graduação lato sensu de modalidade semipresencial. O curso visa capacitar profissionais de modo a prepará-los para uma intervenção consciente e competente com bases na Psicomotricidade na área de Educação, estimulando-os ao estudo e à compreensão dos processos de desenvolvimento e estruturação do sujeito, por meio da perspectiva integrada das teorias contemporâneas cognitivas, das neurociências, da psicanálise e das bases psicomotoras.

O curso é um oferecimento do Departamento de Educação Física do Colégio Pedro II.

Objetivos

Objetivo Geral

Formar Especialistas em nível de Pós-graduação, “Lato Sensu” para uma intervenção consciente e competente com bases na Psicomotricidade na área de Educação estimulando-os ao estudo e à compreensão dos processos de desenvolvimento e estruturação do sujeito, por meio da perspectiva integrada das teorias contemporâneas cognitivas, das neurociências, da psicanálise e das bases psicomotoras.

Objetivos Específicos

· Promover o estudo, a reflexão e a vivência dos fundamentos da Psicomotricidade, estimulando a pesquisa, numa visão holística e integrativa do ser humano;

. Atualizar profissionais da área de Educação, nos conhecimentos em relação ao desenvolvimento psicomotor do ser humano, viabilizando um atendimento mais adequado no processo educativo;

· Refletir sobre a importância da Educação Psicomotora no processo de desenvolvimento intelectual e emocional do ser humano e suas afetações no processo ensino/aprendizagem;

· Desenvolver habilidades e competências para intervenções psicomotoras, a partir de hipóteses diagnósticas;

· Ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento normal e as patologias, propondo hipóteses de trabalho educacionais.

Público alvo

Graduados nas áreas da Educação Básica e nas áreas de: Assistência Social, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Psicologia, emitido por Instituição de Ensino Superior oficial reconhecida pelo Ministério da Educação.

Pré-requisitos

· Documentação exigida para a inscrição;

· Profissionais da Área de Educação Básica e das Áreas de: Assistência Social, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Psicologia.

· Prova Escrita.

Estrutura curricular

Clique aqui para fazer o download da estrutura curricular do curso.

Estrutura Curricular – Educação Psicomotora

Avaliação

A Avaliação das disciplinas do curso se dará através dos seguintes instrumentos, a escolha dos docentes, com graus variando de 0 à 10, sendo que a aprovação se dará por nota superior, ou igual a 7,0 (sete):

· Trabalho teórico;

· Resenha crítica;

· Seminário.

Obs.: Os Docentes deverão explicitar em seus planejamentos o critério escolhido, assim como apresentar os documentos/produto das avaliações dos alunos.

O trabalho de conclusão de Curso (TCC) será na forma de ARTIGO, seguindo as Normas da ABNT, que deverá ser apresentado a uma Banca Examinadora composta por três docentes do Curso, ou convidados, duas semanas antes da defesa, sendo que a aprovação se dará por nota superior, ou igual a 7,0 (sete). Alunos com nota entre 5,0 e 6,9, serão encaminhados a fazer as correções devidas para o alcance da nota mínima (7,0). Os alunos com nota inferior a 4,9 serão reprovados.

O Pós-graduando deverá ter frequência igual, ou superior a 75% do número de horas/aula em cada disciplina, para ser aprovado na mesma, mesmo tendo nota para aprovação na disciplina.

Trabalhos de Conclusão

Clique aqui para acessar os trabalhos de conclusão produzidos pelo curso.

2. Corpo Docente

Professores Título Currículo
Angélica Caetano da Silva Mestre Lattes
Carlos Bezerra Cavalcante Neto Mestre Lattes
Célia Regina Nonato da Silva Loureiro Mestre Lattes
Katia de Souza e Almeida Bizzo Schaefer Doutora Lattes
Kátia Regina Xavier Silva Doutora Lattes
Leandro Teofilo de Brito Doutor Lattes
Luciano Carvalho do Nascimento Doutor Lattes
Maria Aparecida Etelvina Ivas Lima Especialista Lattes
Ricardo Carlos Santos Alves Mestre Lattes

Coordenador: Ricardo Carlos Santos Alves

3. Processo Seletivo

O Processo Seletivo será constituído por Exame Escrito de caráter eliminatório e classificatório, composto por questões objetivas e dissertativas. O Exame será formulado por Banca Examinadora, com base na bibliografia apresentada no Edital do Concurso e versará sobre temas ligados à Psicomotricidade e especificamente em relação à Educação Psicomotora.

Serão considerados aprovados no Exame Escrito os candidatos que obtiverem o grau mínimo de 7,0 (sete). Não haverá segunda chamada de nenhuma das etapas deste Processo Seletivo.

Editais anteriores:

Edital nº 03.2018 – Educação Psicomotora
Edital nº 02.2016 – Educação Psicomotora
Edital nº 02.2015 – Educação Psicomotora

4. Horário e Local

As aulas acontecem aos sábados, das 8:00 às 16:00, no Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II.

Colégio Pedro II – Campus Engenho Novo II
Rua Barão do Bom Retiro, 726, Engenho Novo, Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3891-9417