Retrospectiva de Atividades – Campus Realengo I – Ano letivo de 2019

Publicado em

Em 30 de novembro, realizamos os Jogos Internos de Educação Física. As equipes foram formadas por alunos de todos os anos de escolaridade, promovendo a integração social e a prática  desportiva para todos.

Durante todo o ano letivo, foram realizadas Oficinas de Canto e Prática de Instrumentos Musicais, com alunos matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No dia 29 de novembro, realizamos apresentação de um Concerto à Comunidade Escolar.

Em 12 de novembro de 2019, a Diretora do Campus Realengo I, Professora Eliza Lobato Melo, foi homenageada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, principal Comenda do município. Neste mesmo dia, foram homenageados com Menções Honrosas, os alunos Arthur Habib da Silva Gomes e Gabriel Correa,  pelos excelentes desempenhos obtidos em suas trajetórias acadêmicas, destacando o ensino público da Zona Oeste da cidade.

FB_IMG_1578607518196

FB_IMG_1578607499958

No dia 19 de outubro de 2019, foi realizada a 1ª Feira de Ciências do Campus Realengo I, dinamizada por meio de uma Mostra Científica composta por produções dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de cientistas e instituições convidadas, tais como o Instituto NUTES/UFRJ, o Instituto de Biologia da UFRJ, o Instituto de Biologia da UERJ, o Museu Nacional/UFRJ, o Espaço Ciência Viva – ECV e a EMBRAPA.
Os trabalhos e pesquisas dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e dos pesquisadores convidados foram divididos em três eixos temáticos, apresentados em um circuito integrado e representativo das reflexões, feitas ao longo do processo de construção coletiva das atividades.

IMG-20191020-WA0209

WhatsApp Image 2019-11-04 at 17.02.02

          Ao longo de todo ano, concluindo em 08/10, o Setor de Assistência Estudantil realizou Rodas de Conversas sobre diversos temas que inquietam os responsáveis por estudantes do Campus  Realengo I. O objetivo das atividades foi a construção do conhecimento, a partir de saberes compartilhados.

           No  sábado, dia 21 de setembro, aconteceu  a I Festa Cultural  do Campus Realengo I. A festa contou com a participação de todas as famílias e ocorreu com a tradicional alegria de nossas atividades, além de diferentes apresentações culturais.

1BF3khng

bOVd_TeA

Em 03 de setembro, a convite da XXXIII Regional Administrativa, o Pelotão do Campus Realengo I, em conjunto com o Pelotão do Campus Realengo II, participou pela primeira vez do Desfile Cívico do bairro de Realengo, representando toda a tradição do Colégio e a importância do Complexo Educativo para a região.

NWhatsApp Image 2019-09-04 at 10.16.06 (2)
            No dia 31 de agosto, foi realizada a aula de campo das turmas de 4° ano, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Os alunos e suas famílias conheceram os caminhos de construção e  expansão histórica de nossa cidade, debatendo, observando e analisando as transformações ocorridas através dos séculos.

mWhatsApp Image 2019-09-04 at 10.18.40 (2)

Em 17 de agosto, o Complexo Poliesportivo de São Cristóvão recebeu a 2ª etapa dos Jogos Intercampi 2019. A etapa envolveu aproximadamente 700 estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental de 10 campi (Centro, Engenho Novo I, Humaitá I, Humaitá II, Realengo I, Realengo II, São Cristóvão I, São Cristóvão II, Tijuca I e Tijuca II). Os alunos do  Campus Realengo I competiram nas seguintes modalidades: queimado com arcos, pique 3 bandeiras, circuito de revezamento, corrida de tora, cabo de guerra, natação, tênis de mesa e xadrez.

IMG-20190904-WA0335

No sábado 10 de agosto, aconteceu a aula aberta para as turmas do 2º ano do Campus Realengo I. Na ocasião, as crianças puderam vivenciar  junto de seus familiares, diferentes atividades que integram os componentes curriculares para a série. Foram oferecidas oficinas de horta caseira, confecção de pipas, “contação de histórias”, elaboração de histórias em quadrinhos, relaxamento em pares, expressão artística com elementos naturais e experiência musical. Foi um momento de interação bastante prazeroso e cheio de aprendizados!

            O Colégio Pedro II – Campus Realengo I,  participou durante o ano de 2018 da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo FNDE/ Ministério da Educação.  A Jornada visa incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar, além de dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas do Brasil.

jornada7

            Cerca de 900 escolas participaram e o Campus Realengo I foi um dos 20 selecionados para compor o livro “Melhores Relatos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I” publicado pelo FNDE / Ministério da Educação, em 2019.

         No dia 12 de julho, o pelotão do Campus Realengo II participou da Cerimônia do Hino realizada no CREI.

IMG-20190815-WA0015

No primeiro semestre de 2019, o projeto “Dança Criança!” fez parte das ações de transição CREIR/CREI atendendo aos alunos do primeiro ano do ensino fundamental.

O projeto faz parte da pesquisa sobre o protagonismo infantil no ensino da Dança e terá continuidade em 2020.

No sábado, 29 de junho, aconteceu no Campus Realengo I a Aula Aberta para as turmas do primeiro  ano. Os responsáveis puderam vivenciar com as crianças as atividades que elas realizam nas aulas das disciplinas específicas e assim conheceram mais de perto o trabalho desenvolvido no Campus. Aconteceram atividades de Artes Visuais, Biblioteca, Educação Física, Estudos Sociais, Informática Educativa, Literatura e Música. O NAPNE também participou da atividade, mostrando o trabalho que desenvolve. Foi um dia letivo de muita alegria, interação e aprendizagens.

IMG-20190810-WA0005

No dia 28 de junho, o Pelotão do Campus Realengo I, participou da Cerimônia do Hino, realizada no Campus Realengo II.

IMG-20190809-WA0018

Em 03/05/2019,  os alunos Gustavo Garcia e Souza e João Victor Mendes de Souza, da turma 404, mostrarem para as crianças de Realengo I e do CREIR, o livro publicado pela editora Autografia intitulado “Turma dos heróis da alegria”.

       A obra foi escrita por Gustavo e ilustrado por João Victor, seu colega de classe. O livro foi lançado na primeira edição da FLIReal, em novembro de 2018, ocasião em que o aluno-autor Gustavo e o ilustrador João Victor puderam apresentar um pouco do processo de elaboração dessa história.

       No primeiro trimestre a proposta feita pelos professores de Núcleo do 3° ano para língua portuguesa era a do trabalho com Haicais. Para introduzir o assunto, foi elaborado o livro digital ” Brincar de Haicai” a fim de convidá-los a iniciar uma brincadeira divertida com as palavras.

Categorizado em Comunicados

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress