Aula aberta para as turmas do 1º ano

Publicado em

IMG-20190906-WA0008

No sábado, 29 de junho, aconteceu no campus Realengo I a Aula Aberta para as turmas do primeiro  ano. Os responsáveis puderam vivenciar com as crianças as atividades que elas realizam nas aulas das disciplinas específicas e assim conheceram mais de perto o trabalho desenvolvido no campus. Aconteceram atividades de Artes Visuais, Biblioteca, Educação Física, Estudos Sociais, Informática Educativa, Literatura e Música. O NAPNE também participou da atividade mostrando o trabalho que desenvolve. Foi uma manhã de muita alegria, interação e aprendizagens, conforme podemos ver pelos relatos dos professores.

IMG-20190629-WA0043

No sábado letivo direcionado ao primeiro ano, focado não só nos responsáveis conhecerem as áreas de ensino específicas, mas de sua participação efetiva nesse processo de conhecimento, a equipe de Artes Visuais propôs um desafio que envolvesse diretamente a família.
Junto ao foco do primeiro trimestre na percepção corporal das crianças e no amadurecimento do desenho infantil, entendendo a complexidade do corpo humano, propomos que os participantes procurassem os retratos das crianças numa caixa, colando-as num papel e em seguida complementando os desenhos. Conjuntamente, crianças e responsáveis deveriam desenhar, propondo uma imagem que misturasse os traços adulto e infantil.
(Professor Raphael Couto, de Artes Visuais)
IMG-20190629-WA0040
A troca de experiência na Educação Física contou com a participação dos alunos mostrando aos seus responsáveis como funciona a Educação Física Escolar no primeiro ano no Colégio Pedro ll de Realengo l.
Junto às professoras Cintia de Assis,  Luciana Bilitario e ao professor e coordenador Marcus Cruz os alunos mostraram um pouco da rotina, do brinquedo simbólico. Na historia de um jacaré preguiçoso, fizeram um alongamento com a música de Zé Zuca, Jacaré na lagoa!
Após, os alunos levaram seus pais para um circuito de obstáculos com equilíbrios, descidas e subidas utilizando o espaço escolar.
Ao concluir o circuito, resgatamos as memórias sobre os brinquedos e o brincar na infância desses responsáveis, que construíram uma lista de possibilidades de aprendizagens e trocas. Logo a experiência foi revivida com alguns brinquedos citados como: corda,  bola, jogo da amarelinha, boliche, elástico e os piques, que alegraram a brincadeira entre pais e filhos.
(Professora Luciana Bilitário, de Educação Física)
 IMG-20190629-WA0113
Nossa aula aberta de Estudos Sociais, teve como foco principal o eixo temático IDENTIDADE. O objetivo foi provocar os responsáveis a respeito de um objeto que vem gerando muita discussão : o LÁPIS COR DE PELE.
Eles puderam assistir a um curta metragem que tratava desse assunto e em seguida foram convidados a desenhar seus autorretratos. Para essa atividade, foram disponibilizados alguns materiais, dentre eles: espelho, lápis de cor e giz de cera (tons de pele).
Durante a atividade foi gratificante ver o envolvimento das famílias. Elas perceberam a relevância  dessa discussão no espaço escolar e agradeceram a oportunidade de reflexão acerca do tema.
(Professora Gabriela Neves, Estudos Sociais)
IMG-20190629-WA0006
Na Biblioteca, os alunos e responsáveis conheceram o espaço e um pouco da rotina do setor. Informações tais como o cuidado com o acervo que é levado para casa periodicamente pelos alunos, atenção às datas de empréstimo/devolução e como os livros da biblioteca são identificados, foram passadas. Além disso, falamos sobre a importância da leitura e de como esta ainda é o principal meio de conhecimento e aprendizagem. Portanto, o incentivo à leitura não poderia se esgotar na escola, mas, sim, se prolongar em casa com os responsáveis e que dessa experiência poderiam vir ótimos momentos. Para vivenciar isto, foi lida uma história para todos. E ao fim, as crianças foram convidadas a mostrarem a biblioteca para os pais enquanto escolhiam um livro para lerem juntos na hora. Com muitos sorrisos e sempre perguntando pelos seus livros preferidos, as crianças demonstraram muita alegria em estarem com seus pais naquele espaço.
(Cristiane Nikel, Bibliotecária da Bilioteca Liga da Leitura)
IMG-20190629-WA0034
As crianças estavam muito animadas. Utilizamos o laboratório maior. Os pais estavam muito  entusiasmados, e ficaram mais ainda quando viram seus filhos fazendo as tarefas no computador.
Foi explicado como é pensada e trabalhada a Informática Educativa na escola e eles realizaram duas atividades sobre os animais (agregando os cinco sentidos e sequência numérica) que os alunos já haviam realizado em aula, assim puderam explicar para os pais e fazerem novamente de maneira conjunta.
Foi apresentado um jogo de realidade aumentada, onde os alunos viram 5 animais diferentes (lobo, coruja, pato, rinoceronte e bode)  .  Todos ficaram animados com essa atividade, pois podiam ver exatamente como o animal é na palma da mão. Cada responsável levou uma ficha com a explicação do jogo e as cartas dos animais para brincarem com as crianças em casa. No final da atividade, eles conhecerem o laboratório menor, sala em que os alunos do primeiro ano realizam as atividades de informática.
(Professora Lhays Marinho, Informática Educativa)
IMG-20190629-WA0079
Tivemos a oportunidade de apresentar aos responsáveis pelos estudantes de primeiro ano um pouco da nossa proposta de trabalho no Laboratório de Aprendizagem. Realizamos uma roda de conversas apresentando algumas atividades realizadas e propusemos jogos de alfabetização com ênfase na consciência fonológica. Consideramos que tais atividades são pressupostos básicos para a construção de leitores fluentes e capazes de compreender o mundo.
(Professora Rita Rodrigues, coordenadora do NAPNE – Núcleo de Atendimento à Pessoas com Necessidades Específicas)
IMG-20190629-WA0137
IMG-20190629-WA0014

Categorizado em Eventos realizados

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress