Programação

TODOS OS EVENTOS SERÃO TRANSMITIDOS PELO CANAL INFOTECA

ABERTURA DO SEMINÁRIO – 18/10/21 às 18h

Abordagens e práticas de avaliação no ensino remoto

LInk: https://youtu.be/xVKC7haTutk

Mediação:

  • Carina D’Ávila (Colégio Pedro II)

photo_2020-11-03_19-12-57 (1)Professora de Informática Educativa e Diretora Pedagógica do Campus Tijuca II do Colégio Pedro II. É mestre em Educação (Proped/UERJ), graduada em Fotografia (UNESA) e Pedagogia (UERJ). Mergulha nos estudos de imagem e produção do conhecimento, importando-se desde a configuração dos artefatos legitimados científicos a invenções nos espaços não-legitimados de produção de conhecimento, tais quais as esferas digitais do hackeamento, reconhecendo-o como forma de sobrevivência do engajamento e das proposições autônomas e coletivas que desafiam o discurso batido das lógicas de reprodução. Como educadora, compreende-se como propositora de práticas, percebidas ao longo de mais de vinte anos, sendo estas fios condutores elétricos e frenéticos: sensibilidades, prazer, autogestão, redes e aqui-agora.

 

Palestrantes:

  • Felipe Carvalho (UERJ)

Foto Perfil

É mestre e doutor em Educação pelo ProPEd/Uerj. Atuou como professor de Informática na Educação no Curso de Pedagogia UERJ/CEDERJ/UAB. Pesquisa formação de professores, didática, diferença e informática educativa.

 

 

 

 

  • Mariano Pimentel (UNIRIO)

pimentel-1024x1024Doutor em Informática, professor da UNIRIO, autor dos livros Sistemas Colaborativos (Prêmio Jabuti, 2011), Do email ao Facebook (2014), Metodologia de Informática na Educação (2021) e Informática na Educação (2021). Realiza pesquisas em Sistemas de Informação, Informática na Educação e Sistemas Colaborativos.

 

 

 

 

 

 MESA REDONDA – 19/10/21 às 18h

Impactos do isolamento social e do ensino remoto no currículo e na cultura digital

Link: https://youtu.be/PPqOEtWug54

Mediação:

  • George Souza (Colégio Pedro II)

WhatsApp Image 2021-08-30 at 11.42.53

Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática da UFRJ e mestre em Informática pelo Núcleo de Computação Eletrônica e Instituto de Matemática da UFRJ. Desde 2007 é professor efetivo de Informática Educativa do Colégio Pedro II.

 

 

 

 

Palestrantes:

  • Damione Damito (UFSP – PODCAST PAPO DE EDUCADOR)

DamioneMestre em Educação Escolar (UNESP), Formação Especial para Professores da EPT (CEETEPS),  Especialização em metodologias ativas (HAMK UAS/Finlândia) e Formação de Formadores (Tampere Universty of Applied Sciences/Finlândia), Especialista em Redes de Computadores e Tecnólogo em Redes de Computadores (UNIMEP). Desenvolve pesquisas sobre metodologias ativas  e novas tecnologias para a formação de professores. Como analista de TI atuou em grandes projetos internacionais em empresas como IBM, Michelin, John Deere e outras.  No Instituto Federal de São Paulo atua como coordenador da pós graduação em temas transversais e docente da área de Informática. Recebeu em 2019 os reconhecimentos de “Talento da Educação” pela Fundação Lemann e “Google Innovator” pelo Google. É o criador do maior podcast sobre educação do Brasil, o “Podcast Papo de Educador”.

 

 

  • Roberta Aquino (UNICAMP)

thumbnail_RobertaEspecialista em transformação digital, metodologias ativas e inovação em educação presencial, remota e híbrida. Google Innovator, Google Trainer, Líder GEG CDMX (México) e Mentora GEG for LatAm. Oferece treinamento e consultoria para instituições e organizações educacionais no Brasil e na América Latina. Profissional multidisciplinar com Doutorado em Ciências e Especialização em Tecnologia da Informação. MBA em Marketing. Apaixonada por aprender e ensinar, por tecnologia e inovação. Adora aprender coisas novas, criar recursos educacionais e fazer curadoria de conteúdo.

 

 

PALESTRA – 20/10/21 às 18h

Desafios do ensino online em tempos de pandemia e pós pandemia

Link: https://youtu.be/nbjjArNilYM

Apresentação:

  • Sergio Ricardo Vitor

photo1632867600

Professor do Departamento de Informática Educativa do Colégio Pedro II desde 2007, exerce a função de Coordenador pedagógico de disciplina no Campus Realengo I. Graduado em Pedagogia e Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF/UERJ. Pesquisador do grupo de pesquisa NUMILI – Núcleo de Pesquisa em Mídias e Linguagens.

 

 

 

Palestrante:

  • Nelson Pretto (UFBA)

NPpeqLadoSP

Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista do CNPq. Membro titular da Academia de Ciências da Bahia.

 

 

 

 

 COMUNICAÇÕES – 21/10 /21

 

  • 1ª Sessão: 18h – 19h30min 
  • 2ª Sessão: 19h40min – 21h10min

 

RODA DE CONVERSA DE ENCERRAMENTO – 22/10/21 às 18h

Relações interpessoais nas plataformas educacionais (ensino online)

Link: https://youtu.be/aKPdq54-hiw

Mediação:

  • Elizabeth Paes (Colégio Pedro II)

WhatsApp Image 2021-08-26 at 15.19.13

Mestre em Práticas de Educação Básica (CPII), Especialista em Tecnologia Educacional (UCAM). Licenciada em Informática (UNIGRANRIO). Atualmente é professora de Informática Educativa do Colégio Pedro II, onde exerce a função de Coordenadora Geral do Departamento de Informática Educativa. Integrante do Grupo de Pesquisa Análise do Uso e Produção de Recursos Didáticos Multidisciplinares do Colégio Pedro II.

 

 

 

 

Palestrantes:

  • Liliana Cristina Pery de Oliveira (Colégio Pedro II)

WhatsApp Image 2021-08-26 at 17.09.43Mestre e especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias digitais e suas aplicações na aprendizagem. Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como docente e gestora pedagógica nas redes públicas e privadas do Rio de Janeiro e como avaliadora no Programa Nacional do Livro Didático. Atualmente é Docente do Departamento de Informática Educativa do Colégio Pedro II. É integrante do grupo de pesquisa NUMILI, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias digitais na aprendizagem, Aprendizagem criativa, Cultura Maker, Pensamento Computacional. Tecnologias e Infância.

 

 

 

 

  • Ana Paula Pitta (Colégio Pedro II)

WhatsApp Image 2021-08-27 at 16.02.10

Professora de Informática Educativa e Coordenadora Pedagógica do Campus Humaitá I do Colégio Pedro II. Possui graduação em Pedagogia (2001) e especialização em Educação com Aplicação da Informática (2003) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua também na rede privada de ensino do Rio de Janeiro na área de informática na educação. Com experiência na área de Educação, sendo a ênfase em Informática Educativa, atua principalmente com os seguintes temas: capacitação continuada de professores e Informática Educativa.

 

 

 

  • Regina Rocha  (Colégio Pedro II)

WhatsApp Image 2021-08-30 at 07.43.15

Professora do Departamento de Informática Educativa do Colégio Pedro II, Campus ENII e Centro. Mestre em Educação pelo Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica – MPPEB/CPII, especialista pelo Programa de Educação com Aplicação da Informática, na UERJ, graduada em Pedagogia pela UERJ, com especialização em Orientação Educacional. Atuou como docente, gestora e orientadora educacional em instituições públicas e privadas. Integra os grupos de pesquisa Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica do Colégio Pedro II (LACIIPED) e Núcleo de Pesquisa em Mídias e Linguagens (NUMILI).

 

 

 

 

  • Carina D’Ávila (Colégio Pedro II)

photo_2020-11-03_19-12-57 (1)

Professora de Informática Educativa e Diretora Pedagógica do Campus Tijuca II do Colégio Pedro II. É mestre em Educação (Proped/UERJ), graduada em Fotografia (UNESA) e Pedagogia (UERJ). Mergulha nos estudos de imagem e produção do conhecimento, importando-se desde a configuração dos artefatos legitimados científicos a invenções nos espaços não-legitimados de produção de conhecimento, tais quais as esferas digitais do hackeamento, reconhecendo-o como forma de sobrevivência do engajamento e das proposições autônomas e coletivas que desafiam o discurso batido das lógicas de reprodução. Como educadora, compreende-se como propositora de práticas, percebidas ao longo de mais de vinte anos, sendo estas fios condutores elétricos e frenéticos: sensibilidades, prazer, autogestão, redes e aqui-agora.

 

 

OFICINAS

 (Apenas para inscritos no Seminário): Inscreva-se