Concluintes: TJ2 esclarece principais dúvidas sobre solicitação de antecipação de certificação

Publicado em

O Campus Tijuca II fornece respostas para as principais perguntas referentes à antecipação de certificação
O Campus Tijuca II fornece respostas para as principais perguntas referentes à antecipação de certificação

Para esclarecer dúvidas de concluintes e de responsáveis sobre o procedimento de solicitação de antecipação de certificação, o TJ2 disponibiliza respostas para as principais perguntas recebidas durante a videoconferência da 3ª série, realizada no dia 18/03.

A Reitoria do CP2 também publicou, nesta segunda-feira (22/03), a Portaria nº 421/2021 que altera procedimentos de certificação de estudantes concluintes.

Com o objetivo de atualizar quem não pôde participar da reunião da 3ª  série e também para esclarecer dúvidas sobre solicitação de antecipação de certificação, o TJ2 disponibiliza respostas para as principais perguntas recebidas durante a videoconferência da 3ª série.

Confira, abaixo, a lista com as principais perguntas e respostas que vão auxiliar as (os) estudantes concluintes do TJ2:

O que é antecipação de certificação?

A certificação antecipada é aquela conferida, em caráter excepcional para o ano letivo de 2020, a partir do cômputo mínimo de 600h de acessos às atividades remotas oferecidas pelo Colégio Pedro II (75% do total de 800h). Podem solicitar a antecipação de certificação, as (os) estudantes da 3ª série do Ensino Médio que tenham atingido essa carga horária por meio das atividades remotas cursadas a partir de setembro de 2020 (até 26 de março ou 24 abril de 2021).

Qual é o prazo para solicitar a antecipação de certificação? 

A partir do dia 26 de março, as (os) alunos concluintes que já tiverem computado as 600h de atividades remotas poderão solicitar a antecipação excepcional de certificação. Já as(os) discentes que ainda não tiverem concluído as 600h necessárias em março, embora tenham realizado as atividades de setembro/dezembro de 2020, poderão pedir solicitação de antecipação, assim que tiverem as 600 horas completadas.

A(o) concluinte interessado em solicitar a antecipação de certificação deve continuar fazendo as atividades remotas até quando?

A (o) concluinte que deseja solicitar a antecipação de certificação deve continuar fazendo as atividades remotas até 26 de março ou 24 de abril.

Como a solicitação de antecipação deve ser feita?

A antecipação excepcional de certificação deverá ser solicitada por meio do Setor de Protocolo dos campi por meio de e-mail, identificado com nome completo e turma, acompanhado de justificativa e documentação que comprove a necessidade da(o) estudante. O e-mail do Protocolo do TJ2 é: protocoloct2@cp2.g12.br

Quais são as justificativas aceitas pelo CP2 para solicitar a antecipação de certificação?

De acordo com a Portaria nº 421/2021, o Colégio Pedro II concederá a antecipação da certificação para concluintes com as seguintes justificativas, devidamente comprovadas:

1) Aprovação no SISU, PROUNI, FIES;

2) Aprovação em Instituição de Ensino Superior pública ou privada

3) Aprovação em processos de seleção em Escolas Superiores Militares

4) Aprovação em concursos para provimento de cargos públicos

5) Atuação no mercado formal de trabalho comprovada por meio de cópia do contrato de trabalho ou cópia da folha de admissão da Carteira de Trabalho.

Os casos omissos na lista acima serão avaliados e definidos em 1ª instância pelos(as) Diretores e Diretoras-Gerais de Campi e, em 2ª instância, pela Proen.

Quais são os documentos válidos para solicitar a antecipação de certificação?

Declaração de aprovação em universidades/faculdades públicas ou privadas, registros de matrícula em universidades/faculdades, cópia de contrato de trabalho, cópia da folha de admissão da Carteira de Trabalho etc.

Em caso de declaração de cota pública, é necessário anexar o modelo ao requerimento.

Para estudantes que solicitem antecipação para atuação em trabalho informal, a justificativa será analisada pela Proen.

Ao pedir o certificado antecipado a partir do dia 26/03, os alunos concluintes poderão pedir também o histórico escolar?

Aconselhamos que, no requerimento ao Protocolo, a (o) estudante solicite uma declaração de conclusão e o histórico escolar, ou faça um requerimento separado para cada uma das solicitações. Pergunte ao Protocolo qual é a maneira mais eficaz. Tem sido praxe, na inscrição na Universidade/Faculdade, ser permitida a apresentação de declaração de encerramento do Ensino Médio.

Caso a (o) aluna (o) só obtenha aprovação em universidade via Sisu após o prazo de 24 de abril, poderá solicitar certificado antecipado (tendo cumprido todos os requisitos de carga horária)?

Sim. Desde que a(o) discente possua algum comprovante de sua aprovação (como declaração da Universidade/Faculdade ou registro de matrícula, etc) e tenha cumprido as 600 horas necessárias.

Se o aluno não fez as atividades remotas oferecidas de setembro a dezembro de 2020 (mas começou a contabilizar as atividades a partir de janeiro deste ano), poderá pedir certificado antecipado? 

Antes da verificação de prazos, é preciso ter cumprido, pelo menos, parte das atividades de setembro a dezembro de 2020 e ter registrado isso no formulário da Proen. De outra forma, não há como obter a antecipação.

Como a (o) estudante poderá saber a quantidade de horas letivas que já foram contabilizadas?

No momento da solicitação do certificado antecipado, a Secretaria do TJ2 contabilizará o número de horas letivas e informará a pertinência ou não da expedição do certificado.

O TJ2 também está avaliando uma maneira adequada para divulgar o resultado parcial de horas letivas já contabilizadas pelas (os) estudantes de  setembro a dezembro de 2020.

A (o) estudante da 3ª série que NÃO tenha interesse em solicitar a antecipação de certificação (e cursará o ano letivo 2020 normalmente, junto com as demais séries) concluirá o Ensino Médio quando?

As aulas referentes ao ano letivo de 2020 terminarão em 17 de julho de 2021. Portanto, as (os) estudantes da 3º que não tenham optado pela antecipação deverão receber o certificado de conclusão do Ensino Médio em meados de julho/ agosto de 2021.

Em casos de dúvidas, como as (os) estudantes concluintes poderão entrar em contato com a Direção do campus?

As (os) estudantes concluintes poderão tirar dúvidas remanescentes pelo e-mail ct2@cp2.g12.br ou pelos telefones 2163-4943 / 2163-4916 (9h às 16h).

 

 

Comunicação Social do Campus Tijuca II

 

LEIA MAIS:

Portaria nº421/2021 – Alterações na normatização dos procedimentos de certificação dos estudantes concluintes

Concluintes: prorrogação de prazo para solicitação de antecipação de certificação e hipóteses de justificativas aceitas

Concluintes do EM Regular poderão solicitar certificação antecipada

Ano letivo 2020 começa no dia 8/2 e terá atividades remotas

Saiba como será a retomada do ano letivo 2020 no Campus Tijuca II

Categorizado em Comunicados, Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress