Alunos do CPII assistem a espetáculo que homenageia Carolina de Jesus

 

 

FOTO: Ao final da apresentação, os estudantes fizeram um registro de sua ida ao teatro junto com os atores


No dia 17 de maio, alunos da 1ª série do Ensino Médio dos Campi Engenho Novo II e Humaitá II tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo “Salve Ela! Carolina Maria de Jesus em Cena”, em cartaz no Teatro Dulcina.  A atividade, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do Colégio Pedro II (Neab/CPII), possibilitou que os estudantes tivessem contato com a obra da escritora por meio da linguagem teatral.


“Em ambos os campi, uma das leituras selecionadas pelos docentes de Língua Portuguesa neste primeiro trimestre é o livro ‘Quarto de Despejo’, obra mais famosa de Carolina.  Por isso mesmo, surgiu a ideia de levarmos os alunos a aprofundarem o conhecimento sobre a escritora”, ressaltou o professor Osmar Soares da Silva Filho, coordenador do Neab.


Com aproximadamente uma hora de duração, a peça refaz a trajetória da escritora, uma das pioneiras da escrita de autoria feminina e negra no Brasil.  “É importante que os jovens saibam dos autores que não fazem parte do cânone literário.  Embora Carolina de Jesus tenha sua obra traduzida para treze idiomas, apenas nos últimos anos, com as homenagens feitas no centenário de seu nascimento, o nome dela voltou a ser lembrado”, completou a professora Máxima de Oliveira Gonçalves, vice-coordenadora do Neab.


O evento também foi uma oportunidade para os estudantes terem acesso a bens culturais que, para muitos, ainda não são uma realidade. “Antes de organizarmos a saída, fiz um levantamento com meus alunos acerca de quem tem hábito de ir ao teatro.  Infelizmente, era a minoria.  Vários alunos, inclusive, jamais tinham assistido a um espetáculo. Certamente esse é um dia que ficará marcado na vida deles”, afirmou o professor Jorge Marques, coordenador pedagógico de Português do Campus Engenho Novo II.

 

 

Setor de Comunicação do Campus engenho Novo II

Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:778  Total Acessos:1836643