Inscrições para o ProfEPT começam no dia 15/2


Começam no dia 15 de fevereiro as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que será ofertado em rede por 36 institutos federais de todo o Brasil. Serão 820 vagas, sendo metade reservada a servidores das instituições. O Colégio Pedro II é uma das Instituições Associadas (IAs) ao ProfEPT, que está sendo coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

 

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

 

Enquanto Instituição Associada, o Colégio Pedro II oferecerá 20 vagas (10 para servidores, 6 para ampla concorrência, 1 para pessoa com deficiência e 3 para pretos, pardos ou indígenas). As aulas serão no Campus São Cristóvão, semanalmente, às terças e quintas-feiras, à noite.

 

"A inclusão do Colégio Pedro II à rede de instituições que oferecem o ProfEPT consolida a expansão dos cursos de formação contínua na área de ensino oferecidos pela Propgpec. Essa inclusão vem atender à demanda interna existente por um curso de pós-graduação a que os técnicos administrativos tivessem acesso e a demanda por uma instituição em nossa cidade que oferecesse esta modalidade de mestrado. Ao implementar no âmbito do Colégio Pedro II o ProfEPT, damos mais um passo para viabilizar relações ainda mais próximas com os demais IFs espalhados pelo país", afirmou o coordenador do ProfEPT no CPII, Rogério Neves.

 

Inscrições

As inscrições começam no dia 15 de fevereiro e seguem até o dia 4 de março, na página do ProfEPT. A taxa é de R$ 70 e será paga por meio de guia de recolhimento da União (GRU). O candidato deverá preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações sobre formação acadêmica e atuação profissional. Além disso, deverá indicar se concorre a vagas reservadas para servidores ou não, e escolher em qual instituição pretende cursar o mestrado.

 

No dia 15 de abril será aplicado um Exame Nacional de Acesso (ENA), que contará com 30 questões objetivas e uma discursiva. Poderão participar da seleção, pessoas que tenham diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação. O resultado final sai no dia 4 de junho, e as aulas estão prevista para começar no mês de agosto.

 

Isenção
Candidatos que desejam solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição devem ficar atentos ao prazo, que vai de 15 de fevereiro a 4 de março. Têm direito à isenção os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que pertencem a família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

 

Para maiores informações, acesse a página do edital.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:2414  Total Acessos:3120229