Cartografia e deficiência visual: experiências no Colégio Pedro II

Rafael Medeiros de Andrade

Resumo


O processo de construção de uma escola inclusiva perpassa um conjunto de esforços cognitivos e técnicos por parte da comunidade escolar que são necessários para a adequada educação e desenvolvimento do aluno. No que diz respeito ao ensino de Geografia para alunos deficientes visuais, fazem parte deste conjunto de medidas o domínio do sistema Braille, a confecção de materiais e mapas táteis, a gravação de textos em áudio e, entre outras, a realização de trabalhos de campo. O presente relato de experiência refere-se à um projeto de dedicação exclusiva, implementado no Colégio Pedro II de 2008 a 2010, cujo objetivo foi aprimorar o ensino de Geografia para os alunos deficientes visuais. Conclui-se que a adoção dessas medidas representa o início de um longo trabalho de toda comunidade escolar que não pode ser resumido à existência de alguns materiais táteis. Deve, por outro lado, envolver um processo de construção e adequação instrumental, acompanhado da capacitação profissional e da sensibilização da comunidade escolar.



Palavras-chave


Ensino de Geografia; Deficiência Visual; Educação Inclusiva

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, J. S. Educação Inclusiva: jogos para o ensino de conceitos. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2004.

ALMEIDA, L. C. e NOGUEIRA, R. E. Iniciação cartográfica de adultos invisuais. In: NOGUEIRA, R. (Org.) Motivações hodiernas para ensinar geografia. Florianópolis: [s.n.], 2009.

ALMEIDA, R. A. A cartografia tátil no ensino de geografia: teoria e prática. In: ALMEIDA, R. D. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

MAZZOTTA, M.J.S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2004.

SALOMON, S.M. Deficiente visual: um novo sentido de vida: proposta psicopedagógica para ampliação da visão reduzida. São Paulo: LTr, 2000.

SIMÃO, A. e SIMÃO, F. Inclusão: educação especial – educação essencial. 3ª ed. São Paulo: Livro Pronto, 2004.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.

SMITH, D. D. Introdução à educação especial: ensinar em tempos de inclusão. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: