Resgatando e expandindo a geografia política no Ensino Médio

Daniel Abreu de Azevedo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo central apresentar uma proposta pedagógica no âmbito da Geografia Política que foi realizada com alunos do 2o ano do Ensino Médio do Colégio Pedro II, campus Humaitá II. Baseada em novas discussões dentro desse subcampo da ciência geográfica, partiu-se do pressuposto que, ao revelar as relações entre espaço e política, a Geografia pode contribuir para a maior qualificação na formação dos estudantes e de futuros cidadãos. A partir do conceito de espaço político e suas implicações para o sistema democrático, o trabalho consistiu em duas etapas, além da aula expositiva sobre os conceitos citados: (i) trabalho de pesquisa, conduzido pelo professor, mas realizado pelos alunos, sobre a existência e a espacialidade dos Conselhos Municipais no Rio de Janeiro; (ii) visitações às reuniões abertas e entrevistas diretas com os representantes. 


Palavras-chave


Espaço Político; Conselho Municipal; Ensino Médio; Geografia Política.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v3i6.1195

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