Leitura, interpretação e comparação de mapas básicos e temáticos

Pedro Paulo Biazzo

Resumo


 

Ainda que desde o 6º ano sejam destacados elementos básicos, como coordenadas e escalas, até o 9º ano o ensino de Geografia comumente se desenvolve com uso exclusivo de mapas temáticos, nos quais título e legenda são quase invariavelmente os principais elementos de leitura. Cabe ao professor do Ensino Médio promover uma efetiva aprendizagem voltada à leitura de mapas básicos. Em face destas preocupações, o objetivo da atividade descrita é o de complementar explicações concernentes às semelhanças e diferenças entre mapas básicos e temáticos. A atividade foi aplicada em turmas da 1ª série do Ensino Médio no Campus Centro do Colégio Pedro II ao longo dos anos de 2008, 2009 e 2010, utilizando cartas topográficas e mapas temáticos. Essas análises de mapas com finalidades bem distintas originaram textos descritivos e comparativos ricos em detalhes e reveladores de aspectos estéticos e técnicos que comumente não emergem em aulas exclusivamente expositivas.



Palavras-chave


Interpretação Cartográfica; Mapas Temáticos; Cartas Topográficas

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v1i1.12

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ISSN 2358-4467

 

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