Geografia na infância para alunos com deficiência visual: a utilização de uma maquete multissensorial para a aprendizagem do conceito de paisagem
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Diones Carlos de Souza; ARRUDA, Luciana Maria Santos de; MIOTTO, Ana Cristina Felipe. Prática de Ensino em Geografia no contexto do curso de qualificação de professores na área da deficiência visual. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n.48, p.31-40, 2011.
ARRUDA, L. M. S. O ensino de Geografia para alunos com deficiência visual: novas metodologias para abordar o conceito de paisagem. 175 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
BALLESTERO-ALVAREZ, J. A. Multissensorialidade no ensino de desenho para cego. 2002. 121 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2002.
GASPAR, Jorge. O retorno da paisagem à geografia. Finistera, v. 36, n. 72, p. 83-99, jul./dez. 2001. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2015.
LOPES, Jader Janer Moreira & VASCONCELLOS, Tânia. Geografia da Infância: reflexões de uma área de pesquisa. Juiz de Fora: FEME, 2005.
MALYS, Sandra T. Estudo do meio. In: PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYS, Sandra T. (Org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PORTO, Eline. A corporeidade do cego: novos olhares. São Paulo / Piracicaba: Memnon / Unimep, 2005. 127p.
SACKS, Oliver. O olhar da mente. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011. 382p.
SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de. Cartografia tátil no ensino de Geografia: uma proposta metodológica de desenvolvimento e associação de recursos didáticos adaptados a pessoas com deficiência visual. Tese (Doutorado em Geografia)–Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
SOLER, M. A. Didáctica multissensorial de las ciencias: um nuevo método para alumnos ciegos, deficientes visuales, y también sin problemas de visión. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1999.
TUAN, Yi Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.
_______. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v3i5.1357
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2358-4467
Indexada em: