Entrevista com o professor David Lambert

Ana Angelita Rocha

Resumo


Esta entrevista foi realizada durante contextos políticos conturbados tanto na Inglaterra quanto no Brasil. Enquanto nos trópicos vivenciamos tempos-espaços de reformas e instabilidades político-econômicas, o Reino Unido experimenta a incerteza do futuro “Brexit”. A entrevista com Dr. David Lambert aconteceu no dia 18 de maio de 2017, na Universidade de Londres (Institute of Education, UCL). Os corredores das salas do Departamento de Currículo Pedagogia e Avaliação vêm testemunhando mudanças, proposições e alternativas, particularmente no âmbito do currículo, há mais de quatro décadas. Nesta entrevista, David Lambert nos apresenta a dinâmica curricular na Inglaterra e, em particular, defende “a virada do conhecimento”, como abordagem que resgata a potencialidade da organização curricular por disciplinas e o protagonismo do oficio docente, afastando-se assim de uma perspectiva conservadora, da educação tradicional. Para tanto, ele sustentou seu argumento a partir da categoria de “conhecimento poderoso” de Michael Young, em que se baseia na função epistemológica da escola e seus desdobramentos para a justiça social.

Texto completo:

PDF

Referências


LAMBERT, David; ROBERTS, Carolyn; ROBERTS, Martin. Knowledge and the future school: curriculum and social justice. London: Bloomsbury, 2014.

Hargreaves, A. & Shirley, D. The global fourth way: the quest for educational excellence. Thousand Oaks, CA: Corwin, 2012.

YOUNG, Michael. O currículo do futuro: da nova sociologia da educação a uma teoria crítica do aprendizado. Papirus, Campinas, 2000.

YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplina. Revista Brasileira de Educação, vol. 16, n. 48, p.609-623, dez. 2011.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em . Acesso em: 19 jan. 2010.

YOUNG, Michael. Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI? Cadernos de Pesquisa, vol. 46, n. 159, p. 18-37, mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2016.

YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante? Cadernos de Pesquisa, vol. 44, n. 151, p. 190-202, jan./mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2017.

YOUNG, Michael. & MÜLLER, Johan. Verdade e Veracidade na sociologia do conhecimento educacional. Educação em Revista/UFMG, Belo Horizonte, v. 45, p. 159-196, jun. 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v3i6.1665

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: