As classificações de Aziz Ab’Sáber: sequência didática e produção de jogos aplicados ao sétimo ano

Suzana dos Santos Matos

Resumo


A classificação do Relevo do Brasil e os Domínios Morfoclimáticos brasileiros, segundo Aziz Nacib Ab’Sáber, são os temas que o presente trabalho objetiva, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática, trabalhar de forma participativa. Concomitantemente, almeja-se apresentar o pesquisador, com o intuito de fazê-lo emergir como figura de representatividade para alunos de classes populares, dentro da academia. Assim, quer demonstrar que os conhecimentos escolares têm origem no trabalho de pesquisadores, não estando dados nos livros didáticos, sem origem conhecida. O desfecho da sequência consiste na adaptação e produção de jogos para a abordagem criativa e dialógica dos assuntos citados. As ações acima tiveram lugar em duas turmas de sétimo ano. A partir das avaliações diagnósticas ministradas no início e no final do processo, é possível inferir que houve aprendizado com a aplicação da metodologia proposta. O resultado obtido, através da avaliação dos alunos sobre as atividades da sequência didática, exprime grande aceitação destas, principalmente da etapa de produção e uso dos jogos.


Palavras-chave


Sequência Didática; Jogos; Aziz Ab’Sáber; Relevo; Domínios Morfoclimáticos.

Texto completo:

PDF

Referências


AB’SÁBER, Aziz Nacib. Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil, 1967. In: MODENESI-GAUTTIERI, May Christiane; BARTORELLI, Andrea; MANTESSO-NETO, Virginio; CARNEIRO, Celso dal Ré; LISBOA, Matias Barbosa de Andrade Lima (Org.). A obra de Aziz Nacib Ab’Saber. São Paulo: Beca-Ball, 2010.

AB’SÁBER, Aziz Nacib. O Relevo Brasileiro e seus Problemas, 1964. In: MODENESI-GAUTTIERI, May Christiane; BARTORELLI, Andrea; MANTESSO-NETO, Virginio; CARNEIRO, Celso dal Ré; LISBOA, Matias Barbosa de Andrade Lima (Org.). A obra de Aziz Nacib Ab’Saber. São Paulo: Beca-Ball, 2010.

BRITO, Bruna Felix; COSTA, Débora Haifa da Silva; SOUZA, Francilane Eulália de. As unidades do relevo brasileiro no estágio em geografia no 6° ano do ensino fundamental II. In: CONGRESSO. DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ESTÁGIO E DOCÊNCIA DO CAMPUS FORMOSA. 2., Formosa, 2017. Anais... Formosa: Universidade Estadual de Goiás, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOFFMANN, Jussara. Do pensar ao agir em avaliação. 12ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

LINO DE ARAÚJO, Denise. O que é (e como se faz sequência) didática? Entrepalavras, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 322-334, 2013.

MACHADO, Júlio César Epifânio. A sequência didática como estratégia para a aprendizagem dos processos físicos nas salas de geografia do ciclo II do ensino fundamental. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática)-Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MAST – MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS. A Ciência que eu Faço - Aziz Ab´Saber. 2011. (9m37s). Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2018.

MULTIRIO. A escola entre mídias. Rio de Janeiro: MULTIRIO, 2011.

RIBEIRO, Wagner Costa. Por dentro da Geografia: 7º ano. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

RIO DE JANEIRO. Orientações curriculares: áreas específicas - Geografia. Rio de Janeiro: SME, 2016.

SESI – SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA; FUTURA. Um Cientista, uma história | Episódio 5: Aziz Ab'Saber. 2015. (5m2s). Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2018.

TAXINI, Camila Linhares; PUGA, Cintia Cristina Isicawa; SILVA, Caio Samuel Franciscati; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues. Proposta de uma sequência didática para o ensino do tema 'estações do ano' no Ensino Fundamental. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 81-97, jan./abr. 2012.

TVT – TV DOS TRABALHADORES. Morre, em São Paulo, o geógrafo Aziz Ab'Sáber. 2012. (2m44s). Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v4i7.2008

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: