A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho

Juan Carlos Colomer Rubio, Yan Navarro

Resumo


Nos últimos anos estamos assistindo a uma mudança de paradigma educativo. A inclusão de novas tecnologias nas aulas está transformando as formas de ensinar e transmitir conhecimentos, assim como o modo em que os alunos utilizam os conteúdos e os aplicam em sua vida diária. É fundamental, portanto, dotar essas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) de um papel concreto na educação com propostas de inserção em atividades para trabalhar, por exemplo, nas ciências sociais. O presente artigo, fruto de práticas realizadas nas aulas em contextos escolares e universitários no Brasil e na Espanha, pretende apresentar os resultados da utilização da produção de documentários no ensino das ciências sociais. O documentário permite a incorporação de diversos recursos que inseridos em uma história audiovisual concreta assim como trabalhar uma infinidade de aspectos tradicionalmente reservados aos livros didáticos. O artigo apresentará, portanto, exemplos da aplicação dessa metodologia explicando nas diferentes partes do trabalho os principais pontos desde sua produção até a avaliação. Isso possibilitará conhecer uma proposta concreta de trabalho dentro da didática das ciências sociais, cuja aplicação gerou aspectos muito positivos onde foi levada a cabo.

Palavras-chave


Trabalho Colaborativo; Produção de Documentários; Tecnologias da Informação e Comunicação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v2i3.205

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