Os temas ambientais nos livros didáticos de geografia: análises a partir da metodologia de modelização gráfica

Magno Emerson Barbosa

Resumo


O trabalho objetiva analisar as concepções de ambiente em livros didáticos de Geografia aprovados pelo PNLD/BRASIL, identificando a natureza epistêmica de seus conteúdos. Foi desenvolvida uma metodologia de modelização gráfica para a análise da abordagem de ambiente nas obras, valendo-se de referências do meio físico, social, político, econômico e cultural. Os produtos resultantes são morfologias gráficas, que guardam a qualidade de revelar a heterogeneidade na abordagem dos conteúdos de ambiente, demonstrando tendências naturalísticas, modernas e perspectivas atribuídas de um olhar integrador sobre as temáticas ambientais.

Palavras-chave


Ambiente; Geografia; Modelização Gráfica; Ensino de Geografia.

Texto completo:

PDF

Referências


DIEGUES, A. C. S. O mito moderno da natureza intocada. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 2000.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.

MAGNOLI, Demétrio. Geografia para ensino médio: meio natural e espaço geográfico. Volume 1. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013a.

______. Geografia para ensino médio: Brasil, Estado e espaço geográfico. Volume 2. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013b.

MARTINI, Alice de; DEL GAUDIO, Rogata Soares. Geografia. 1º ano. São Paulo: IBEP, 2013.

SILVA, Edilson Adão Cândido da; FURQUIM JÚNIOR, Laercio. Geografia em rede. 1º ano. São Paulo: FTD, 2013a.

______. Geografia em rede. 2º ano. São Paulo: FTD, 2013.

TAMDJIAN, James Onnig, MENDES, Ivan Lazzari. Geografia: estudos para compreensão do espaço: 2º ano. São Paulo: FTD, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v4i7.2175

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: