Entrevista com o professor Nestor André Kaercher

Yan Navarro

Resumo


A entrevista com o professor Nestor André Kaercher mostra que ele é, acima de tudo, um professor de Geografia. E um professor de Geografia preocupado com as transformações que o ensino da disciplina enfrenta tanto no âmbito das mudanças curriculares e das condições de trabalho dos professores, quanto em relação aos novos tipos de alunos que as escolas e universidade recebem em meio a tantas transformações no mundo contemporâneo, no qual o diálogo entre professor e aluno torna-se fundamental para esses novos tempos. Nestor levanta muitos debates que renderiam muitas entrevistas, mas seu trabalho na academia e fora dela já responde a muitas delas. Em um breve resumo, ele é Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo e é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mas muito mais que isso, ele é uma referência dentro do debate sobre ensino de Geografia do Brasil com seus textos, livros, palestras, aulas e, acima de tudo, seu ativismo por uma Geografia que faça a diferença para a sociedade.


Texto completo:

PDF

Referências


FERRY, Luc. A sabedoria dos mitos gregos. Aprender a viver II. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

HARARI, Yuval N. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2015.

KAERCHER, Nestor André. Conheça e revele-se estudando a cidade: experiências geopedagógicas para pensar nossa ontologia. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André (Org.). Geografia: prática pedagógicas para o ensino médio. Volume 2. Porto Alegre: Penso, 2011. p. 121-144.

_______. Se a Geografia é um pastel de vento o gato come a Geografia Crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

_______. Geografizando o jornal e outros cotidianos: práticas em geografia além do livro didático. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 12ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2017. p.115-143.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v4i7.2179

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: