A falência do modelo escolar tradicional e a necessária construção de uma educação integral e comunitária
Resumo
Historicamente, a escola ocupa um lugar central em nossas vidas. Carregamos muitas lembranças do ambiente escolar, de amizades construídas em salas de aulas e de momentos em que fomos submetidos a procedimentos de avaliação, como provas e teste. No entanto, desde as últimas décadas do século XX, a escola sofre um profundo questionamento. Seus objetivos, procedimentos e normas de funcionamento têm sido objetos de críticas, especialmente, por não carregarem mais a eficiência que apresentavam no passado. Parte desta crise tem suas origens na passagem da Sociedade Disciplinar para a Sociedade de Controle e nos processos de construção de novas subjetividades e formas de ser e estar no mundo, aspectos característicos da transição entre modelos distintos de Sociedade. Frente a este cenário, o presente artigo propõe investigar as razões para a crise do modelo escolar e apontar a necessidade para a sua refundação.
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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v5i10.2485
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ISSN 2358-4467
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