Quando o professor é lançado ao ensino remoto: práticas e vivências dos professores de Geografia perante a pandemia do Covid-19

Isabella Belmiro Araujo, Bruno Almeida Regis Dos Samtos

Resumo


Um dos assuntos mais comentados e debatidos no meio educacional em contexto da pandemia ocasionada pela Covid-19, sem dúvida, é o ensino remoto. Apesar de ser uma atividade que não é exclusiva ao fazer dos professores de Geografia, essa pesquisa tem por objetivo principal mapear como esses docentes estão exercendo suas práticas profissionais nesse período em que as aulas presenciais foram suspensas. Para isso, elaboramos um formulário por meio do Google Docs, com perguntas diversas, em que obtivemos respostas de vinte e um professores de Geografia. Como era de se esperar, as respostas foram heterogêneas, mas em sua maioria se complementavam. Além disso, procuramos diferenciar o Ensino Remoto da Educação a Distância que, apesar de apresentarem semelhanças, são meios diferentes de estabelecer a relação de ensino-aprendizagem, sendo essa última, inclusive, uma modalidade da educação. 


Palavras-chave


Ensino Remoto; Educação a Distância; Práticas e Vivências dos Professores de Geografia; Pandemia Covid-19.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v7i13.2536

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