"Nesses tempos de pandemia"

Roberto Marques

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar e analisar algumas transformações pelas quais o campo da educação vem sendo submetido nesses tempos de pandemia. A partir de uma abordagem que busca dialogar com referenciais do campo da educação e da geografia, buscamos trazer para o debate (1) as racionalidades que sustentam as mudanças em curso, (2) os desdobramentos das transformações espaciais do campo escolar para a docência e para a sociedade, e (3) as dimensões espaciais das transformações que se relacionam ao capitalismo global e às estruturas econômicas e políticas de maneira mais ampliada. Por fim, fazemos uma reflexão sobre a relação entre ciência e sociedade, com o intuito de levantar algumas questões para pensarmos os sentidos da geografia no contexto atual

Palavras-chave


Espaço; Educação; “Em Tempos de Pandemia”.

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas – Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRASIL. Parecer do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno, Nº 5/2020. Publicado em 7 de maio de 2020.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

COLEMARX (Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação). Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social – Por que os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Um guia para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020. Tradução de Oliveira, Raquel. OCDE, 2020.

SILVA, Amanda Moreira. Dimensões da precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. 393 f. Tese (Doutorado em Educação)-. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

ZUBOFF, Shoshana. Tua escova te espiona: um capitalismo de Vigilância. Le Monde Diplomatique, São Paulo, n. 138,.3 jan. 2019. Disponível em: . Acesso em: 1 jun. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v7i13.2537

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: