Nós Propomos! Taguatinga-DF: retrato, percepções e desafios de uma proposta de educação científica em Geografia no Ensino Médio

Rodrigo Capelle Suess

Resumo


O projeto Nós Propomos é uma proposta de educação geográfica que visa promover uma ativa cidadania territorial e a inovação no ensino, por meio da realização de estudos de caso sobre problemas locais e a apresentação de propostas de resolução. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar quais foram os principais desafios, resultados e avaliações da execução do projeto no Centro de Ensino Médio Ave Branca – CEMAB em Taguatinga-DF. Os dados da pesquisa foram levantados por meios de questionários, conteúdo do trabalhos e formulários eletrônicos. Os alunos tiveram o protagonismo de escolherem os temas, os mais problematizados estavam relacionados ao transporte e trânsito; educação, problemas sociais e infraestrutura. As principais dificuldades encontradas pelos discentes se relacionam a elaboração do banner de acordo com as normas científicas, realização de entrevistas e redação científica do texto. Muitos acreditam que a participação no projeto pode contribuir para suas trajetórias no Ensino Superior. Nota-se que a proposta contribuiu para os alunos conhecerem melhor os seus espaços de vida e também permitiu desenvolver o protagonismo ao leva-los a propor soluções aos principais problemas vivenciados por eles nesses locais. Valores como responsabilidade, solidariedade e cidadania foram atrelados a uma concepção da pesquisa como perspectiva educativa.

Palavras-chave


Cidadania Territorial; Professor Pesquisador; Ensino de Geografia; Pesquisa na Escola; Protagonismo Juvenil.

Texto completo:

PDF

Referências


DEMO, P. Educação científica. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, p. 1-19, maio 2014.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Centro de Ensino Ave Branca. Projeto político-pedagógico. Taguatinga: SEEDF, 2016.

FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional de Alimentação Escolar - Censo Escolar. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2017.

PROJETO NÓS PROPOMOS. O Projeto. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2017.

SUESS, Rodrigo Capelle. Geografia humanista e ensino-aprendizagem: perspectivas em Formosa-GO. 2016. 169 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v6i11.2548

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: