A criação de uma rota turística pedagógica no bairro de Realengo-RJ aplicando a metodologia do projeto “Nós Propomos!”

Yan Navarro, Camille Pacheco Prata Monteiro, Cristine Rodrigues de Almeida da Silva

Resumo


O objetivo deste artigo produzido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Audiovisuais em Geografia (Nepag), do Colégio Pedro II – Campus Realengo II, é apresentar a rota turística pedagógica no bairro de Realengo desenvolvida por este grupo de pesquisa no âmbito do projeto “Nós Propomos!”. Para tanto, apresentaremos os princípios do “Nós Propomos!”, a metodologia que foi utilizada para a criação da rota turística pedagógica e como ela pode ser aplicada pelas escolas do bairro.

Palavras-chave


Nós Propomos!; Turismo Pedagógico; Realengo.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAFMAN, Ori & BECKSTROM, Rod. A Estrela-do-Mar e a Aranha: O fenômeno da descentralização e o potencial das organizações sem líder. Lisboa: Editorial Presença, 2008.

BARTHOLO, Roberto; BURSZTYN, Ivan; FRATUCCI, Aguinaldo Cesar; ASSAD, Luis Tadeu. 2016 o ano dos megaeventos esportivos e das grandes incertezas. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 8- 10, abr. 2017.

CUNHA, Maria; ROQUE, Zuleika. O turismo pedagógico como ferramenta para implementação da Lei 10.639/03: educação para as relações étnico-raciais em SJC/SP. ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO. 18., São José dos Campos. Anais... São José dos Campos/SP: UNIVAP: 2018.

COLAÇO, Fátima. Processos interacionais e a construção de conhecimento e subjetividade de crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 333-340, abr. 2004.

DOMENECH, Maria; FERNANDES, Silvia; LOUREIRO, Sérgio Claudino. Nós propomos! A possibilidade da participação cidadã desde a escola. Disponível em: . Acesso em: 31 abr. 2019.

FRÓES, José. Terras Realengas. Rio de Janeiro: Conselho das Instituições do Ensino Superior da Zona Oeste, 2004.

JALUSKA, Taciane; JUNQUEIRA, Sérgio. As possibilidades de educação em espaços não formais por meio do turismo educacional: o que apontam os trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Ciberteologia – Revista de Teologia & Cultura, São Paulo, v. 8, n. 39, 2012.

NAVARRO, Yan. O uso da narrativa transmídia no ensino de Geografia. 240 f. Tese (Doutorado em Geografia)-Faculdade de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

PAULA, Janaina, & BASTOS, Leonardo. Fotointerpretação aplicada na optimização de rotas turísticas. In: SIMPOSIO LATINOAMERICANO DE PERCEPCIÓN REMOTA. 10. Cochabamba. Anais… Cochabamba: SELPER: 2002.

REJOWSKI, Mirian; COSTA, Benny. Turismo contemporâneo; desenvolvimento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2003. 316p.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v6i11.2576

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: