Entrevista com a professora Dadá Martins

Demian Garcia Castro, Carolina Lima Vilela, Marcio Nery Correa, Pedro Paulo Biazzo

Resumo


A professora Maria Adailza Martins de Albuquerque, conhecida como Dadá Martins, presenteou a Giramundo com uma conversa muito estimulante. Natural do Ceará, com experiência de atuação profissional na rede pública do estado de São Paulo, Dadá Martins é professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e atualmente realiza pós-doutorado na Universidade de Lisboa - UL, em Portugal. Vem dedicando-se, desde seu doutorado, a pesquisas em história da Geografia Escolar no Brasil, com especial atenção aos livros didáticos do século XIX. A entrevista aqui apresentada se realizou em conexão direta Rio-Lisboa, via plataforma digital, que não prejudicou em nada a expressividade, o conhecimento e o envolvimento de Dadá com todos os temas propostos. Fica o agradecimento à professora, por seu pronto aceite em dialogar e contribuir com nossa revista, e a satisfação pelo resultado tão interessante, que se pode conferir a seguir.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUEREQUE, M. A. Martins. Cotidiano: sala de aula e televisão. 170f. Dissertação (Mestrado em Geografia Física)-Programa de Pós-Graduação em Geografia Física, USP, São Paulo, 1998.

_______. Lugar: conceito geográfico nos currículos pré-ativos - relação entre saber acadêmico e saber escolar. 289f. Tese (Doutorado em Educação)-Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2004.

_______. Século de prática de ensino de Geografia: permanências e mudanças. In. REGO et al. (Org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2011. p.13-30.

_______. Um debate acerca da origem da Geografia Escolar no Brasil. In. III ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E I ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA HISTÓRICA. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2012.

ANGELO, Maria Deusia Lima. Livros didáticos de Geografia e seus autores: uma análise contextualizada das décadas de 1870 a 1910, no Brasil. Dissertação (Mestrado em Geografia)-PPGG, UFPB, João Pessoa, 2013.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p.177-229, 1990.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: Du savoir savant ou savoir enseigné. Paris: La Pense Sauvage, 1991.

DIAS, Angélica Mara de Lima; ALBUQUERQUE, M. A. M. de A. Linguagens lúdicas na Geografia escolar moderna: entre práticas escolanovistas e anarquistas. In. PORTUGAL, Jussara Fraga (Org.). Formação e docência em Geografia: narrativas, saberes e práticas. Salvador: Universidade Federal da Bahia. (No prelo).

ISSLER, Bernardo. A geografia e os estudos sociais. 252f. Tese (Doutorado em Geografia)-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, UNESP, Presidente Prudente, 1973.

MAIA, Eduardo José Pereira. A Geografia Escolar na Província de Minas Gerais no período de 1854 a 1889. 186f. Tese (Doutorado em Educação)-FAE, UFMG, Belo Horizonte, 2014.

MOREIRA, A. F. B; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica, 2007.

PINHEIRO, A. C. O Ensino de Geografia no Brasil: Catálogo de Dissertações e teses 1967-2003. Goiânia: Editora Vieira, 2005.

ROCHA, Genylton Odilon Rego da. A trajetória da disciplina Geografia no currículo escolar brasileiro (1839-1942). 294f. Dissertação (Mestrado em Educação), PUC-SP, São Paulo, 1996.

SILVA, Jeane Medeiros. A bibliografia didática de Geografia: história e pensamento do ensino geográfico no Brasil (1814-1930). 394f. Tese (Doutorado em Geografia)-PPGEO, UFU, Uberlândia, 2012.

SILVA, Rosana Nogueira da. O Movimento Educacional Escolanovista e a Geografia como Disciplina Escolar - permanências e mudanças. 82f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-PPGG, UFPB, João Pessoa, 2008.

VLACH, Vania Rubia Farias. A propósito do ensino de geografia: em questão, o nacionalismo patriótico. 206f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana)-PPGH, USP, 1988.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v2i3.271

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: