Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20

Sérgio Claudino, Ricardo Coscurão

Resumo


Quando cresce o apelo ao compromisso de cada um nas causas comunitárias e globais, a Escola e as Ciências Sociais, em particular, são cada vez mais desafiadas a darem um contributo efetivo para a educação para a cidadania. A disciplina de Geografia, que aborda as sociedades no território, tem uma reponsabilidade particularmente grande no desafio de contribuir para que os mais jovens construam comunidades harmoniosas e sustentáves. Em 2011/12, surgiu em Portugal o Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, hoje divulgado por todo o país e que se difundiu pelo Brasil e por vários outros países – é o projeto de educação geográfica mais internacionalizado. Ao longo dos anos, em Portugal foram apresentadas quase 2000 propostas de alunos que identificaram problemas locais, realizaram trabalho de campo sobre os mesmos e apresentaram propostas de intervenção. Mais do que o conteúdo destas propostas, a mais valia do Projeto consiste na educação para a cidadania territorial que promove. Com a pandemia, mesmo com as aulas suspensas nas escolas portuguesas, os mais jovens concluíram os seus projetos, candidataram-se aos vários concursos, numa demonstração de como o Projeto Nós Propomos!, porque desafio de uma cidadania vivida, lhes é singificativo.

Palavras-chave


Trabalho de Campo; Comunidade; Projetos; Concursos; Pandemia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Maria Luisa, BRAZÃO, Manuela, MARTINS, Odete Sousa. Programa de Geografia A. Lisboa: Ministério da Educação, 2001. 67p.

CLAUDINO, Sérgio. Educação geográfica, trabalho de campo e cidadania. O Projeto Nós Propomos! In: VEIGA, Feliciano Henriques Veiga (Coord.). O ensino na escola de hoje. Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi Editores, 2018. 550p. p. 265-303

______. Project We Propose! Building territorial citizenship from school. In: PINEDA-ALFONSO, José A.; ALBA-FERNANDEZ, Nicolas de; NAVARRO-MEDINA, Elisa. Handbook of Research on Education for Participative Citizenship and Global Prosperity. Hershey: IGI Global, 2029. 689 p. p. 350-382.

FERNANDES, José Rio; CHAMUSCA, Pedro. Governância, planeamento e estratégias de desenvolvimento territorial: reflexões a propósito da teoria e da prática. Inforgeo, 24, p. 27-43, 2009.

FERRÃO, João; DASI, Joaquin Farinos. Governança [Gobernanza, Governance]. In FERNANDES, José Alberto Rio; LÓPEZ TRIGAL, Lorenzo; SPOSITO, Eliseu Savério (Org.). Dicionário de Geografia Aplicada. Terminologia da análise, do planeamento e da gestão do território. Porto: Porto Editora, 2016. 568p. p. 237-238.

FIGUEIREDO, Carla Cibele Formação Cívica. E agora, um tempo para reflectir? In: CARVALHO, Carolina, SOUSA, Florbela de, PINTASSILGO, Joaquim (Org.). A educação para a cidadania como dimensão transversal do currículo escolar. Porto: Porto Editora, 2007. 104p. p. 23-47.

GARCÍA-PÉREZ, Francisco Florentino, ALBA-FERNÁNDEZ, Nicolás de, NAVARRO-MEDINA, Elisa. La formación inicial del professorado para enseñar ciudadanía. Experiencias en los neveles de grado e de máster. In: BORGHI, Beatrice, GARCÍA-PÉREZ, Francisco Florentino, MORENO-FERNÁNDEZ, Olga (Org.). Novi Cíves. Cittadini dall infanzia in poi. Bologna: Pàtron Editores, 2015, 339p. p. 137-148.

MACHON, Paul. & WALKINGTON, Helen. Citizenship: the role of geography?. In: KENT, Ashley. (Ed). Reflective practice in Geography Teaching. Londres: SAGE, 2000. 306p p. 179-191.

MARTINS, Felisbela. Teaching to Develop Geographical Thinking. In: BROOKS, Claire, BUTT, Graham, FARGHER, Mary (Ed.). The Power of Geographical Thinking. SPRINGER, 2017. 238p p. 199-209.

LAMBERT, David. The Relevance Of Geography For Citizenship Education. In: LEITE, Laurinda, DOURADO, Luís; AFONSO, Ana; MORGADO, Sofia (Ed.). Contextualizing Teaching To Improve Learning The Case Of Science And Geography. Hauppauge/NY: Nova Science Publishers, 2017. 333p. p. 57-71.

RODRÍGUEZ DOMENECH, Maria Angeles; CLAUDINO, Sérgio. Principios y base metodológica del proyecto ¡Nosotros proponemos! In: RODRÍGUEZ DOMENECH, Mª. Ángeles; CLAUDINO, Sérgio (Coord.). ¡Nosotros proponemos! Ciudadanía, sostenibilidad e innovación geográfica ante los desafíos educativos de la sociedad. Barcelona: Editorial GRAÓ, 2018. 262p. p. 19-38.

SCHMIDT, Sandra. Making Space for the Citizen in Geographic Education. Journal of Geography, v. 110, n. 3, p. 107-119, may 2011.

SOUTO, Xosé Manuel, CLAUDINO, Sérgio. Construímos uma Educação Geográfica para a Cidadania Participativa. O caso do Projeto Nós Propomos! Revista Signos Geográficos – Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, v. 1, p. 1-16, 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v6i11.2738

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: