A escola publica como espaço de contenção e liberdade para o jovem da classe popular

Vanessa do Couto Amicucci Soares

Resumo


Este trabalho possui como objetivo analisar o uso do espaço geográfico escolar a partir das práticas dos jovens estudantes que cotidianamente o frequentam produzindo significados diferentes daqueles para o qual foi concebido. Assim, buscamos trazer à tona um maior conhecimento sobre como tais atores percebem e vivenciam este espaço, gerando práticas que formam uma verdadeira cultura do espaço escolar. Para tal, foi necessário compreender que o espaço escolar não pode ser visto somente de acordo com as funções a ele atribuídas. Utilizamos como referencial teórico as ideias de Roberto Marques e Alexander Silva sobre a geografia do espaço escolar e as de Juarez Dayrell sobre a escola como espaço sociocultural. Como procedimentos metodológicos, recorremos a observações sistemáticas das ações dos estudantes no espaço escolar e a rodas de conversa com alunos e funcionários da instituição. Ao ouvi-los, podemos compreender que a escola não é somente local de aprendizagem de conteúdos disciplinares, ela possui um enorme significado na socialização do jovem da classe popular. É, portanto, um lugar para que também usufruam do equipamento público como uma das formas de vivenciar seu atual momento de vida. Esperamos que, diante do exposto, as escolas passem a considerar um pouco da necessidade desse aluno em seu movimento diário no espaço escolar, reinventando significados para ele.

Palavras-chave


Espaço Escolar; Juventude; Liberdade; Contenção.

Texto completo:

PDF

Referências


DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola como espaço sócio-cultural. Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Educação, 1995. (Cadernos da Escola Plural).

MARQUES, Roberto. A escola numa perspectiva espacial. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

SERRA, Enio; ROCHA, Ana Angelita; MARQUES, Roberto. O olhar geográfico sobre a escola: uma ação pedagógica na formação inicial do professor de geografia. In: MONTEIRO, Solange A. S. (Org.). Formação docente: princípios e fundamentos 5. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019.

SILVA, Alexander Batista e. A geografia do espaço escolar: jovem-aluno, práticas espaciais e aprendizagem geográfica. 236 f. Tese (Doutorado em Geografia)-Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v6i12.2755

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: