A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula

Vinicius Cavalcanti Ferreira

Resumo


Fundamentada na psicologia do desenvolvimento, na pedagogia crítica, ativa e intuitiva, e no materialismo dialético, a presente exposição faz cuidadosa reflexão sobre: o método de ensino, o trabalho de campo, a didática e a prática de ensino da geografia. Disserta-se aqui à construção de um método consistente, estruturado na integração do trabalho de campo com a sala de aula. Destarte, encontram-se neste artigo os argumentos de validação desta integração metodológica, seus fundamentos teóricos, suas possibilidades, tais quais: seu potencial à multidisciplinaridade, à atividade e à criatividade na construção do conhecimento escolar, de maneira a unir teoria e prática, concreto e abstrato, numa unidade didática e dialética.


Palavras-chave


Trabalho de Campo; Expedições Geográficas; Metodologias Ativas; Ensino de Geografia; Prática de Ensino; Didática.

Texto completo:

PDF

Referências


ALENTEJANO, Paulo; ROCHA-LEÃO, Otávio. Trabalho de campo: uma ferramenta essencial para os geógrafos ou um instrumento banalizado?. Boletim Paulista de Geografia, n. 84, p. 51-67, jul. 2006.

BAKHTIN, Mikhail M. O freudismo: um esboço crítico. [tradução Paulo Bezerra] São Paulo: Perspectiva, 2014.

CARVALHO, D. A excursão geográfica. Revista Brasileira de Geografia, ano III, n. 4, p. 864-873, out./dez. 1941.

CANTÃO, Carlos M. Programa - Tipo de excursões geográficas para fins didáticos. Boletim Geográfico, v. 14, n. 134, p. 503-514, 1956.

CAVALCANTI, Agostinho. P. B. Fundamentos históricos metodológicos da pesquisa de campo em Geografia. Geosul, Florianópolis, v. 26, n. 51, p. 39-58, jan./jun. 2011a.

______. Abordagem metodológica do trabalho de campo como prática pedagógica em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 2, p. 165-177, maio/ago. 2011b.

DEFFONTAINES, Pierre; OLIVEIRA, C. Barbosa de. Pequeno guia do viajante ativo. In: CUSTÓDIO, Vanderli (Org.). Fundamentos téorico-metodológicos do ensino e da pesquisa em Geografia: textos selecionados das primeiras publicações da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – Geografia (1935 - 1936) e Boletim da AGB (1941 - 1944). São Paulo: AGB, 2012 [1936].

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

______. Pedagogia do oprimido. 57ª ed. rec. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Anablume, 2005.

KAYSER, Bernard. O geógrafo e a pesquisa de campo. Boletim Paulista de Geografia, n. 84, p. 93-104, jul. 2006.

LACHE, Nubia M.; PIZZINATO, Liliana R.; ARDILA, Jorge D. S. La salida de campo… se hace escuela al andar. Bogotá: Grupo Interinstitucional de Investigación, Geopaideia, 2011.

LACOSTE, Yves. A pesquisa e o trabalho de campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadãos. Boletim Paulista de Geografia, n. 84, p. 77-92, jul. 2006.

______. A Geografia – Isso Serve, Em Primeiro Lugar, Para Fazer a Guerra. 19ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LEFEBVRE, Henri. Lógica formal e lógica dialética. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

______. Marxismo. Porto Alegre: L&PM, 2009.128p.

LEONTIEV, Alexei N. Actividade, Consciencia y Personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias Del Hombre, 1978.

LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

______. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

MARX, Karl. Introdução [à Crítica da Economia Política]. In: ______. Para a Crítica da Economia Política – Salário, Preço e Lucro, o Rendimento e suas Fontes. 2ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

MARX. Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MARCOS, Valéria de. Trabalho de campo em Geografia: reflexões sobre uma experiência de pesquisa participante. Boletim Paulista de Geografia, n. 84, p. 105-136, jul. 2006.

MONBEIG, Pierre; AZEVEDO, Aroldo de; CARVALHO, Maria da Conceição. CUSTÓDIO, Vanderli (Org.). Fundamentos téorico-metodológicos do ensino e da pesquisa em Geografia: textos selecionados das primeiras publicações da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – Geografia (1935 - 1936) e Boletim da AGB (1941 - 1944). São Paulo: AGB, 2012 [1935].

MOREIRA, Ruy. Para Onde Vai o Pensamento Geográfico. 1ªed. São Paulo: Contexto, 2012. 191p.

______. O discurso do avesso - para a crítica da Geografia que se ensina. 2ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014. 189p.

PEREIRA, Raquel Maria F. do. A. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna. 4ª ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009. 133p.

PIAGET, Jean.; INHELDER, Bärbel. A psicologia da criança. [tradução de Octávio Mendes Cajado]. 5ª ed. Rio de Janeiros / São Paulo: Difel, 1978. 137p.

PLATÃO. A república. São Paulo: La fonte, 2017. 366p.

PONTUSCHKA, Nídia. N. A formação pedagógica do professor de geografia e as práticas interdisciplinares. 343 f. Tese (Doutorado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda, CACETE, Núria Hanglei Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RODRIGUES, Antonia. B.; OTAVIANO, Claudia. A. Guia metodológico de trabalho de campo em geografia. GEOGRAFIA: Revista do Departamento de Geociências v. 10, n. 1, 1991.

ROUSSEAU, Jean-Jaques. Emílio, ou, Da educação. Tradução, introdução e notas Laurent de Saes. São Paulo: Edipro, 2017.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

______. Por uma Geografia nova – da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo: EDUSP, 2004.

______. A natureza do espaço – Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: EDUSP, 2017

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico crítica – primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

______. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SILVEIRA, João D. da. (1936). Excursão no ensino da Geografia. In: Fundamentos teórico-metodológicos do ensino e da pesquisa em Geografia: textos selecionados das primeira publicações da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – Geografia (1935 - 1936) e Boletim da AGB (1941 - 1944) . / Org. Vanderli Custódio. – São Paulo, SP: AGB, 2012.

SUERTEGARAY, Dirce. M. A. Pesquisa de campo em Geografia. In: GEOgraphia, Ano 4. nº 7. Niterói/RJ, 2002.

TRICART, Jean. O campo na dialética da Geografia. Revista do Departamento de Geografia, n. 19, p. 104-110, 2006.

VIGOTSKI, Lev. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

ZANATTA, Beatriz. O método intuitivo e a percepção sensorial como legado de Pestalozzi para a geografia escolar. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 165-184, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v7i14.2908

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: